05 agosto 2015

Parque da Ovelha, o melhor de Bento Gonçalves com crianças

Quem não gosta de ver de perto filhotes de animais? Já imaginou um monte de ovelhas bebês juntas? 
No Parque  da Ovelha, você verá muitas ovelhas, poderá dar mamadeiras, aprenderá como o cachorro da raça Border Collie ajuda  no trabalho de campo com as ovelhas, degustará as delícias lá produzidas, entre tantas outras atividades.
O Parque da Ovelha, que antes era conhecido somente como Casa da Ovelha, está localizado no roteiro denominado Caminhos de Pedra, na cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha. 
O nome mudou porque agora, o local abriga várias atividades para que os visitantes possam conhecer a rotina diária de uma fazenda de ovinos.  A cada 30 minutos uma atividade diferente é proporcionado aos visitantes. O acesso é feito mediante pagamento de ingresso - adultos R$20,00, crianças até 5 anos isentas e acima de 60 anos R$10,00 -, que é válido durante todo o dia e o atendimento é feito por uma equipe de monitores, que acompanham os visitantes nas atrações. 



Como as atividades acontecem em horários distintos, você pode escolher as atividades que mais lhe interessar, e aproveitar o tempo entre elas para conhecer os outros destinos da roteiro Caminhos de Pedra. Lembrando que o cronograma de atrações está totalmente ligado aos afazeres da fazenda. Horários e disponibilidades devem ser verificadas no dia da visita, pois, podem sofrer alterações sem aviso prévio. Logo na chegada somos convidados a colocar o chapéu de palha e ir para o campo.
Programação:
9h30min - Degustação
10h - Amamentação de cordeiros
10h30min - Degustação
11h - Pastoreiro de ovelhas
11h30min - Degustação
12h - Alimentação de ovelhas
12h30min - Degustação
13h - Amamentação de cordeiros
13h30min - Degustação
14h - Pastoreiro de ovelhas
14h30min - Degustação
15h - Grande Rebanho
15h30min - Degustação
16h - Ordenha de ovelhas
16h30 - Pastoreiro de ovelhas
17h - Amamentação de cordeiros
Durante o momento da degustação, aprendemos um pouco sobre o local, a construção da casa, e a história do roteiro Caminhos de Pedra. Um painel com fotos e mobiliário original mostram como era a casa em tempos passados.
As atrações disponíveis são:
*Pastoreiro de ovelhas com cães da raça Border Collie - Atração com apresentação das habilidades do cão em trabalho no campo.
*Amamentação dos cordeiros - Momento onde os visitantes podem amamentar os cordeiros com mamadeiras.
*Ordenha - O Visitante pode acompanhar a ordenha das ovelhas da raça Lacaune.
*Alimentação das ovelhas - Dar de comer para as ovelhas adultas.
*O Grande Rebanho - O visitante pode experimentar a sensação de estar no meio de um lote inteiro de ovelhas, vivenciando a movimentação do rebanho, com ajuda do cão Border Collie.
*Passeio de trator pela fazenda e parque das esculturas, com acompanhamento de guias.
*Degustação - Momento delicioso do dia, onde os visitantes podem experimentar os produtos produzidos no laticínio, aprender um pouco da história da empresa e dos Caminhos de Pedra.
Durante a nossa visitação, tivemos a oportunidade de assistir a apresentação das habilidades do cão da raça Border Collie, visitamos o berçario com as ovelhinhas bebês e degustamos os produtos da marca Casa da Ovelha. Como vocês podem ver nas fotos, o contato com os animais é bastante intenso.
A Casa da Ovelha é o segundo laticínio inspecionado que beneficia o leite de ovelha no Brasil. A indústria processa aproximadamente 150.000 litros de leite por ano e essa produção é trasnformada em iogurtes, doce de leite e queijos como o Feta, Pecorino Toscano e Ricota. Todos os produtos são produzidos no próprio local. Esses produtos fazem parte da degustação, e estão a venda na loja Casa da Ovelha, no próprio Parque da Ovelha e também em redes de supermercado e lojas especializadas pelo Brasil. Na loja também estão a venda outros produtos da Serra Gaúcha, além de lembranças com o tema ovelhas, como bichos de pelúcias, canecas, entre outros.
Atualmente, os rebanhos da Casa da Ovelha e de cinco produtores da região somam juntos 1200 ovelhas Lacaune.  O leite de ovelha é diferenciado quando se refere aos valores nutricionais: o teor de proteína no leite de ovelha é muito superior aos outros tipos de leite, os glóbulos de gordura do leite de ovelha são menores, proporcionando uma maior digestibilidade, o leite de ovelha contem 75% a mais de cálcio quando comparado aos leites de vaca e grande presença de viatamina A, B1, B2, B12, Biotina ( 160% a mais em relação ao leite de vaca) e Vitamina C ( 150% a mais em relação ao leite de vaca).
Depois de provar as delícias da degustação, nem é preciso saber de todas essas vantagens do leite de ovelha, em relação aos outros leites. Tenho certeza que você sairá da loja, com algum produto para levar para casa.
Parque da Ovelha
Linha Palmeiro 400 - Distrito de São Bento
Caminhos de Pedra 
Bento Gonçalves/RS
Aberto todos os dias do ano
*Nós visitamos o Parque da Ovelha, durante o #TchÊncontro - Primeiro Encontro de Blogueiros de Viagem em terras gaúchas. Agradecemos a hospitalidade do parque da Ovelha em receber um grupo grande, em um sábado de alta temporada.
Outros posts sobre a região:
Vindima no Vale dos Vinhedos
Quer reservar hotel na Serra Gaúcha ?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar na Serra Gaúcha ?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

4 comentários:

  1. Delicia de texto, cheio de lindas imagens e informações. Um lugar relaxante! BjO!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nós da Casa da Ovelha, agradecemos ao carinho e a sua visita. Sabemos muito bem da importância dos blogs nesse nosso trabalho de perpetuar nosso parque e nossos sabores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Casa da Ovelha!!!

      Bons produtos e roteiros devem ser reconhecidos e elogiados!

      Esperamos voltar em breve!
      Abraços, Fran

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter