08 abril 2017

Cinco lugares para se deliciar entre Bento Gonçalves e Garibaldi

Comer bem na Serra Gaúcha é tarefa fácil. Difícil é escolher o que e onde comer. São muitas opções, para todos tipos de bolsos e gostos. Nesse post, vou  falar sobre os meus restaurantes preferidos na região entre Bento Gonçalves e Garibaldi, duas cidades vizinhas que dividem atrativos de peso, como o passeio de trem Maria Fumaça, o Vale dos Vinhedos e muitos outros roteiros como a Rota das Cantinas Históricas, Caminhos de Pedra, Rotas dos Espumantes, entre outros atrativos.
Foi na região que os imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul se estabeleceram e compartilharam com as novas gerações sua cultura e estilo de vida. Em função disso, o grande destaque é a culinária italiana, acompanhada dos bons vinhos e espumantes produzidos na região.


O mais comum é encontrar restaurantes do tipo rodízio, ou onde todo o cardápio é servido na mesa com reposição livre. É uma verdadeira orgia gastronômica. Mas alguns restaurantes oferecerem serviço diferenciado com menus especiais. Conheça as nossas escolhas quando estamos na região:
Osteria Della Colombina |
Mais do que um restaurante, é uma atração turística e também uma experiência gastronômica. A Osteria Della Colombina funciona no interior de Garibaldi, no porão da casa da Sra. Odete, bem próximo do Vale dos Vinhedos. O porão é um charme e resgata a história da família e da imigração italiana na região através da decoração.


O cardápio é servido na mesa e composto por uma sequência de pratos típicos da culinária italiana, como sopa de capeletti, carne de frango, nhoque, pão caseiro, polenta, fortaia e carne de panela regado a vinho ou suco de uva, também produzidos na propriedade.




Se o dia estiver lindo, você pode aguardar a sobremesa no lindo quintal e no final da refeição, quando todos estiverem satisfeitos, conhecer a própria Sra. Odete, matriarca e responsável por todas as delícias preparadas, além da famosas pombinhas de pão, que os visitantes ganham para levar para casa.

Além do restaurante, é possível visitar o amplo jardim da residência da família, visitar o pomar, o parreiral e também a reprodução de uma antiga casa de madeira dos imigrantes italianos.


Para vivenciar a experiência gastronômica da Osteria Della Colombina é preciso agendar com antecedência.
Endereço:
Linha São Jorge - Estrada do Sabor
Garibaldi - RS
Tel: (54) 3464 7755  Cel. (54) 9121 1040 
Valle Rustico |
Com uma proposta totalmente diferente dos outros restaurante citados, o Restaurante Valle Rústico do chef Rodrigo Bellora oferece cardápio diferenciado, inspirado na natureza, com produtos produzidos no local, de acordo com as estações do ano.

O Valle Rustico está localizado no Vale dos Vinhedos e funciona para jantar e almoço nos domingos. Em sábados e durante a semana, faz meio dia, funciona com reservas  e cardápio especial. E foi assim que provei uma cardápio reduzido, preparado especialmente para um grupo de amigos em um sábado de sol, ao meio dia. O cardápio servido foi inspirado na Colônia, onde foi servido como entrada, focaccia, pão com alho e torresmo para acompanhar os drinks com espumante no jardim.

E a sequência de pratos continuou no ambiente interno com inspiração na Horta, tomate e flor de abóbora, na Terra, risoto de cogumelos defumados e no Campo, costela e batata. Todos os pratos anunciados e explicados, quando servidos.




E para finalizar, a sobremesa que foi tortinha de goiaba.

Nos horários normais de funcionamento o cardápio servido é completo com pratos inspirados na Colônia, Horta, Terra, Verão, Campo e Doce.
Antes ou depois do horário do almoço, reserve um tempo para curtir o quintal, beber uma espumante na grama, brincar com os patos, ou simplesmente estar em meio a natureza.

Endereço:
Via Marcílio Dias - Vale dos Vinhedos
Garibaldi - RS
Tel:(54) 3067-1163
Trattoria Mamma Gema |
A Trattoria Mamma Gema, funciona no sistema de rodízio e também ala carte, mas não perca tempo, poupando o estômago. Se quiser realmente se deliciar, escolha a opção de rodízio. O cardápio inicia com polenta mole com molho servido em uma panelinha, salada verde servida na mesa e rodízio de massas, grelhados, risotos e galeto. Minha massa preferida é o ravióli de nozes e gorgonzola. Simplesmente divino.

Prove de tudo um pouco, mas não esqueça de deixar um espaço para a sobremesa: sorvete com calda de vinho ou a irresistível caneca com brigadeiro mole.

O Mamma Gema está localizado bem no coração do Vale dos Vinhedos, na área do Hotel Villa Michelon que é repleto de atividades para a família. Leia o post "Onde se hospedar no Vale dos Vinhedos com crianças"para conhecer mais do hotel e das atividades. Após o almoço aproveite para caminhar ao redor do lago e conhecer o parreiral do hotel.

Se estiver na região em final de semana, chegue cedo, pois a fila de espera costuma ser grande.
Endereço:
RS 444, KM 18,9, S/N - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves - RS
Casa Di Paolo | 
O galeto da casa Di Paolo já fez tanto sucesso na Serra Gaúcha que rompeu fronteiras e está espalhado em dez endereços diferentes no RS e SC, com restaurantes em Gramado, Garibaldi, Bento Gonçalves e também em Porto Alegre, ao lado do aeroporto, onde e é possível fazer a refeição apreciando o pouso e decolagens dos aviões.
Entre Bento e Garibaldi são duas casas, que funcionam quase no mesmo sistema, sendo que o restaurante de Bento Gonçalves tem também a opção de rodízio de grelhados e o restaurante de Garibaldi tem a opção de pratos executivos em dias de semana.

Mas o melhor de tudo é o cardápio italiano servido na mesa. Prepare-se para uma orgia gastronômica. Tudo começa com sopa de capeletti e pão caseiro.
E enquanto que você vai se deliciando, os outros pratos são servidos na mesa: galeto al primo canto, salada de batata, salada de radicci com bacon, queijo a dorê, polenta frita e brustolada e massas a sua escolha. Você escolhe o seu tipo de massa preferido com as opções de molhos disponíveis e repete quantas vezes quiser. A minha massa preferida é o spagueti com molho de tomates secos. Irresistível.


E para finalizar sagu com creme de sobremesa. Até existe outras opções, mas tenho certeza que você não irá se arrepender se provar o sagu.

Nos finais de semana, os restaurantes de Bento e Garibaldi costumam lotar com facilidade. Chegue cedo para ser atendido sem espera, ou delicie-se com uma tábua de frios enquanto espera.
Para quem visita a região com crianças, os dois restaurantes possuem espaço kid's para os pequenos brincarem.

Endereços: 
* BR 470, Km 221,6 -Entre Garibaldi e Bento (quase na entrada do Vale dos Vinhedos) Garibaldi - RS
* BR 470,  Km 217 -Ao lado da Pipa Pórtico - Bento Gonçalves - RS
Hosteria Casacurta |
Conhecemos o Restaurante Hosteria Casacurta durante a nossa hospedagem no Hotel Casacurta. Leia o post "Hotel Casacurta, charme e bem receber na Serra Gaúcha"para conhecer todos os detalhes desse charme de hotel localizado no centro de Garibaldi.

O restaurante está localizado no porão do hotel em um ambiente pequeno, aconchegante e acolhedor.

O cardápio mescla clássicos da culinária italiana e francesa com serviço ala carte. O grande diferencial é o menu “Experiência Casacurta” com couvert, entrada, prato de massa, prato de carne e sobremesa, que pode ser também harmonizado com vinhos e espumantes. São várias opções, a sua escolha.

Para quem não deseja provar o menu completo existem opções de pratos ala carte que também são muito bem servidos e deliciosos.

Crianças são muito bem vindas e embora o local não ofereça área infantil, o restaurante oferece opção de prato kids ao gosto do paladar dos pequenos visitantes. O nosso pequeno amou.

O Restaurante Hosteria Casacurta funciona apenas no horário do jantar e recomenda-se reservas.
Endereço:
Rua Luiz Rogério Casacurta, 510
Garibaldi -RS
Tel: (54) 3462.2166
Só não me pergunte qual é o meu restaurante preferido. Eu ainda estou tentando descobrir e é por isso que visitamos a região frequentemente. Entre Bento e Garibaldi não tem erro. No mínimo, você irá comer e beber muito bem.
E você, qual o seu restaurante preferido na Serra Gaúcha? Conte para a gente nos comentários. Adoramos descobrir novas opções.

Para ver mais dicas e fotos da Serra Gaúcha, siga nosso perfil no Instagram - @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosnaSerraGaucha
Outros posts sobre a região:
* Parque da Ovelha, o melhor de Bento Gonçalves com crianças
* Rota das Cantinas Históricas | Vinhedos, cantinas e belas paisagens em Bento Gonçalves
* Edredom nos Parreiras, experiência única em Bento Gonçalves
* Caminhos de Pedra, roteiro de um dia na Serra Gaúcha
* Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha
* Wine Garden, piquenique no Vale dos Vinhedos
* Vale dos Vinhedos em três passeios saborosos
* Hotel Casacurta, charme e bem receber na Serra Gaúcha
* Garibaldi, um final de semana na Capital Nacional do Espumante
* Onde se hospedar ano vale dos Vinhedos com crianças
* Vindima no Vale dos Vinhedos
Quer reservar hotel em Garibaldi?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar ?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Gastronomia na serra gaucha

18 comentários:

  1. que post divino! Só dicas fantásticas (as belas fotos atiçaram minha fome)! Não há que se questionar que esta região é repleta de belíssimos restaurantes!

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmm, cada opção deliciosa!!!! Eu só conheço a Casa di Paolo (mas a de Bento Gonçalves), pois foi onde teve o jantar de massas da Wine Run. Tudo muito bom!!!!
    Parabéns pelo post!
    Feliz Páscoa!
    Abraços,
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa Di paolo é bom demais!! A gente ama!!!!
      Feliz Páscoa!!!!

      Excluir
  3. Adorei as dicas! Sou super fã da culinària italiana e adoro lugares rùsticos! Da tua lista, conheço apenas a Casa di Paolo (de Gramado) e o cappelletti in brodo deles era divino!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Casa Di Paolo é muito bom!!! A gente adora!!!

      Excluir
  4. Eu também não saberia dizer qual o melhor! Nossa, um mais apetitoso e charmoso que o outro!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Passar por esse post foi meio tortura. rs. Quanto prato maravilhoso!
    E essa polenta? Meu deeeeus. Bom, tá cheio de italiano no sul, né, não tinha como dar errado. rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com eu sempre digo, culinária italiana é certeza de gostosura. Amo!!

      Excluir
  6. Moooorrriii! Que post maravilhoso gente. Fiquei com água na boca. Partiu Serra Gaúcha agora! rs. Parabéns pelo post! =)

    ResponderExcluir
  7. É uma delicia mesmo!!! venha para comprovar na prática!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Tem toda razão: difícil escolher onde comer! Todas as suas sugestões me atraíram, tanto pelas fotos (maravilhosas) dos pratos como pelos ambientes! Delícia de texto! :)

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro a comida da serra gaúcha, e Bento Gonçalves é bem rico em comida deliciosa pra harmonizar com um bom vinho. Fiquei babando nos pratos, as fotos ficaram tão lindas que não consegui escolher um favorito. <3

    ResponderExcluir
  10. Difícil tomar decisão de onde ir.. Conhecemos Bento esse ano e já estamos querendo voltar. Uma coisa que adoraria que os restaurantes do RJ adota-se era a entrada com sopa de capeleti.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que tristeza ver esse seu post... hahaha... tristeza por não já poder ir nos dois lugares hoje para almoçar! :) Sério, adoro essa comida pesada do sul, que maravilha. Adorei! Edson

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse post. Muito informativo, e "fun".

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter