Search
Close this search box.

7 Passeios de trem para fazer com as crianças no Brasil

Passear de trem em família é sempre um programa super divertido. As crianças amam, e geralmente está associado a lindas paisagens e um resgate a história do país. Viagens de trem são muito tradicionais na Europa, no Canadá e em muitos outros países mundo afora, mas aqui no Brasil, estão fora da rotina, há muitos anos. Mas muitos dos trens que levavam passageiros nos anos de glória das ferrovias brasileiras, agora oferecem passeios curtos que são perfeitos para se fazer em família. Selecionamos sete passeios de trem para você embarcar com seus filhos nessa aventura!

Maria Fumaça na Serra Gaúcha

O passeio queridinho de todos que sonham com a Serra Gaúcha, é uma diversão só, regado a muita cantoria, suco de uva, vinho e espumante. Não é por menos. O roteiro do trem Maria Fumaça na Serra Gaúcha, parte de Bento Gonçalves, famosa por suas vinícolas e lindas paisagens em meio aos vinhedos e tem uma parada estratégica em Garibaldi, Capital Nacional do Espumante, onde acontece a degustação dos produtos produzidos na cidade. Durante o trajeto que dura 1h30min, a grande atração do roteiro não é paisagem, e sim os shows  de música italiana e música gauchesca que acontecem dentro dos vagões.

O trem tem saídas às quartas, sextas, sábados e domingos, em quatro horários ao longo do dia, durante todo o ano e com saídas especiais na alta temporada. O passeio esgota com muita facilidade e é preciso reservar com antecedência para garantir a vaga, sendo que não são vendidos tickets na Estação de Trem, na hora.

Se seu destino de viagem for Gramado, lembre-se que são quase duas horas de viagem até Bento Gonçalves e nesse caso, estando com criança, a forma mais cômoda de fazer o passeio é com carro alugado. Dessa maneira vocês podem fazer o passeio no tempo de vocês, escolhendo algum restaurante bacana para almoço e visitando alguma atração que seja do agrado de vocês, como a Casa da Ovelha, o Vale dos Vinhedos ou até um piquenique em meio aos parreirais. Se você quiser consultar disponibilidade e valores para a data da sua viagem, nos envie um email para viagensquesonhamos@gmail.com que teremos o maior prazer em lhe auxiliar nas reservas.

Para quem não deseja alugar carro, existe a opção de contratar um passeio completo saindo de Gramado, que busca as pessoas nos hotéis, leva até Bento, e além do passeio do trem, inclui outras atividades, como visita à vinícola, queijaria e almoço.

Se você tiver disponibilidade, recomendo pernoitar pelo menos duas noites em Bento Gonçalves ou Garibaldi. A região oferece muitos atrativos bacanas para fazer em família. Tenho certeza que não irão se arrepender.

Hoteis recomendados em Bento Gonçalves e Garibaldi | Testados e aprovados por nós!

Hotel Casacurta

Hotel Laghetto Viverone

Hotel Villa Michelon

Hotel & Spa do Vinho

Maria Fumaça entre Tiradentes e São João Del Rei

Durante o nosso roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais, escolhemos fazer o trajeto entre as cidades de São João Del Rei e Tiradentes no famoso trem Maria Fumaça que liga os dois municípios. Nesse percurso, o trajeto também não oferece bonitas e diferenciadas paisagens, mas a viagem é bem interessante pela experiência de chegar em Tiradentes de trem, como se estivéssemos voltando ao tempo.

Chegando em Tiradentes, não vá embora da estação sem acompanhar o maquinista virar a locomotiva, na rotunda. Super bacana de acompanhar.

Hoteis recomendados entre Tirantes e São João Del Rei |

Garden Hill Small Resort – Foi o hotel que nos hospedamos e amamos

Paço do Lavradio

Pousada Pequena Tiradentes

Pousada Trem do Imperador – Achei essa pousada muito fofa, pois é toda temática no assunto, sendo os quartos réplicas de vagões.

Trem do Vale entre Ouro Preto e Mariana

Estivemos em Mariana e em Ouro Preto, mas infelizmente não tivemos a oportunidade de fazer o trajeto entre as duas cidades de trem, pois o passeio só acontece aos finais de semana. Atente-se a esse detalhe para planejar a sua visita à cidade.

O passeio pode ser realizado no vagão normal ou no vagão panorâmico, que possui as laterais transparentes, proporcionando ampla visão da paisagem. A dica da Camila do blog E aí férias, é sentar no lado direito, se for fazer o trajeto Ouro Preto – Mariana, pois é desse lado do vagão que ficam as paisagens mais bonitas.

Foto: Blog E aí férias

Outra família que também fez esse percurso foi a do blog Ninho de Jiripoca, que contou todos os detalhes desse roteiro no blog Felipe, Pequeno Viajante.  O trajeto tem duração de 1 hora e acontece de sextas a domingos.

Foto: Blog Ninho de Jiripoca

Hoteis recomendados em Ouro Preto |

Mirante Hotel – Foi o hotel que nos hospedamos e achamos um bom custo benefício.

Hotel Pousada Clássica

Pousada Chão de Minas

Trem Expresso Turístico em São Paulo

São Paulo também oferece vários passeios bacanas nos finais de semana com destinos diferenciados: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. O trem parte da Estação da Luz, no centro de São Paulo, um dos ícones arquitetônicos de São Paulo.

Os trajetos tem duração em torno de 1h 30 minutos e podem ser conjugados com passeios locais nos pontos de desembarque. O trajeto é realizado por uma locomotiva da década de 50, totalmente reformada. Veja mais informações no blog Viajar e Brincar e o ótimo relato de Os Caminhantes que fizeram o trajeto para Mogi das Cruzes.

Hoteis recomendados em São Paulo | Testados e aprovados por nós! 

Trianon Paulista

Radisson Faria Lima

Royal Jardins

WZ Hotel Jardins

Quality Faria Lima

Passeio de trem para Morretes pela Serra do Mar

O Paraná também oferece um passeio de trem maravilhoso, onde a paisagem é o grande destaque, toda a Serra do Mar, para você curtir durante o trajeto entre Curitiba e Morretes, em quase 3 horas de percurso. Não esqueça que os tickets devem ser reservados com antecedência.

O passeio de trem entre Curitiba e Morretes é o passeio preferido de quem visita Curitiba à turismo, especialmente em família.  O trem da Serra Verde Express parte no início da manhã de Curitiba e segue sem paradas até Morretes, em uma velocidade que varia entre 20 e 40km/h.

Foto: Blog Viajar Hei

São 3 padrões diferentes de tarifa  (econômico, turístico e executivo), sendo que a diferente entre elas é pequena. Basicamente o tipo de lanche servido e o tamanho da janela. A Patrícia Papp do blog Eu viajo com filhos e a Patricia Tayão do blog Viajar Hei adoraram a experiência em família pela Serra do Mar.

Foto: Blog Viajar Hei

Hoteis recomendados em Curitiba | 

Intercity Curitiba

NH Curitiba

Trianon Apart Hotel

Trem no Mirante em Campos do Jordão

A tradicional cidade serrana de São Paulo, também oferece um passeio de trem aos seus visitantes, que está temporariamente suspenso, mas com previsão de volta em breve. O Trem do Mirante parte de Campos do Jordão com destino à Santo Antonio do Pinhal. O trajeto tem um percurso de 19km e duração aproximada de 1h30min pela Serra da Mantiqueira.

O passeio que inicia em Campos do Jordão, faz o trajeto de ida e volta, com uma parada de 30 minutos em Santo Antonio do Pinhal, totalizando aproximadamente  3h 30min de passeio. Durante o trajeto o trem precorre o ponto ferroviário mais alto do país, chamado de  Alto do Lajeado, com 1743 metros de altitude.

Trem de Guararema no interior de São Paulo

No interior de São Paulo, um outro passeio de trem chama a atenção, o trem de Guararema, que eu conheci através do relato do blog Viajante em Tempo Integral, que detalhou toda a viagem que fizeram em família. Localizada entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba, Guararema inaugurou essa rota em 2015 e tem sido um sucesso desde então.

O trajeto é realizado por uma locomotiva americana de 1927, que dizem ser a maior locomotiva em funcionamento no país. O passeio completo, de ida e volta, incluindo uma parada para conhecer Luis Carlos, tem duração de duas horas, e acontece nos finais de semana e feriados.

Foto: Blog Viajante em Tempo Integral

Essas são as nossas dicas de passeios de trem para fazer com as crianças no Brasil. Tem alguma dica bacana para acrescentar? Compartilha com a gente!!! Aproveita e veja outros posts bacanas sobre viagens com crianças:

Como conciliar viagens e ano letivo, a nossa experiência


10 Dicas de viagem que só uma mãe pode dar


O que o meu filho aprendeu viajando

Cinco destinos para viajar com as crianças no Brasil

Embarcando em Carlos Barbosa na Maria Fumaça da Serra Gaúcha

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *