Search
Close this search box.

Utrecht, Holanda | O que fazer na cidade

Utrecht na Holanda é uma cidade encantadora que merece uma visita. Conhecemos a cidade durante o nosso Roteiro pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo e ficamos impressionados com sua beleza e atrações. A cidade está estrategicamente localizada a poucos quilômetros de distancia de Amsterdam e também de Gouda, outra cidade holandesa que merece uma visita.

Algumas pessoas definem Utrecht como uma mini Amsterdam, mas a cidade mais antiga da Holanda, tem características que a tornam única. A cidade que possui a maior universidade do país e o canal mais antigo da Holanda, reflete nas ruas sua jovialidade. Todas atrações do centro são próximas e perfeitas para um roteiro a pé pela região.

Leia também:

Utrecht, Holanda | O que fazer na cidade

O que fazer em Utrecht, na Holanda |

-Passear pelos Canais

Diferente de Amsterdam, os canais de Utrecht possuem as margens rebaixadas, que antigamente abrigavam depósitos, mas hoje dão lugar a lojas, restaurantes e calçadão de passeio  no nível da água. É impossível caminhar pelos canais e não querer fotografar a cada esquina, principalmente com a Dom Tower de fundo. Assim como em Amsterdam são centenas e centenas de bicicletas “estacionadas” pelos canais.

Utrecht, Holanda | O que fazer na cidade

Utrecht, Holanda | O que fazer na cidade

Nós fizemos também um passeio de barco pelos canais e gostamos demais. O passeio com a empresa Schuttevaer tem duração de 1 hora e o tour é narrado em várias línguas, mas infelizmente não tem em português.

Utrecht, Holanda | O que fazer na cidade

Utrecht, Holanda | O que fazer na cidade

-Dom Tower

A Dom Tower é o grande símbolo da cidade e também a torre maior torre da Holanda, com 112 metros de altura e 465 degraus. Ela impressiona avistando-a do nível da rua, mas a vista do topo é simplesmente indescritível. Além de proporcionar visão panorâmica da cidade de Utrecht, em dias limpos é possível avistar Amsterdam e Rotterdam. Nós tivemos essa sorte, mesmo com o dia com chuvas esparsas.

O que fazer em Utrecht na Holanda

Para subir até o topo da Dom Tower é necessário comprar ingresso antecipado e as visitas são guiadas. Confesso que é mega cansativo subir até o topo, mas a vista compensa. O guia faz algumas paradas estratégicas para descanso enquanto conta a história da torre e da cidade. O tour acontece em inglês e em holandês tem duração de aproximadamente 1 hora.

O que fazer em Utrecht na Holanda

O que fazer em Utrecht na Holanda

-DOMunder

O tour DomUnder proporciona a experiência de conhecer a história da praça Dom e da cidade de Utrecht através de um tour pela parte subterrânea da praça, onde foram feitas várias escavações que proporcionaram descobrir muitos fatos que ajudam a contar a história do local.

Depois de uma conversa com o guia que conta alguns detalhes da história através de imagens, mapas e peças descobertas nas escavações, assistimos um filme e finalmente, com uma lanterna em mãos, que além de iluminar é um áudio guia.

O tour é muito interessante. Para quem não sabe, a cidade de Utrecht sofreu com uma grande tempestade em 1674, que derrubou parte da Catedral da cidade, mas misteriosamente, manteve de pé, intacta, a Dom Tower, que estava localizada quase grudada à Catedral. Ninguém sabe explicar ao certo essa história até os dias de hoje. Na praça Dom é possível ver a marcação através da diferenciação do piso,  das antigas colunas da Catedral.

Passeio em Utrecht na Holanda

-Lojas de ruas e restaurantes

Impossível não querer se perder pelas ruas do centro de Utrecht. São muitos bares, restaurantes charmosos, lojas de design e brechós pelas ruas que são cenários lindos ao lado de canais e centenas de bicicletas.

Passeio em Utrecht na Holanda

Passeio em Utrecht na Holanda

Era hora do almoço e escolhemos almoçar no San & Co, um restaurante/bar super descolado, com mesas na parte externa e clima descontraído no seu interior. Infelizmente estava frio e optamos por sentar na parte de dentro, que diga-se de passagem, tem um projeto de arquitetura tão lindo ( palavra de arquiteta) que compensou a falta de vista da cidade.

Passeio em Utrecht na Holanda

Onde comer em Utrecht

O cardápio é super amplo, mas optamos pela sugestão do garçom, que foi a Stan’s bites to share, que estava maravilhosa. Depois emendamos com um café e uma porção de mini bolos para sobremesa. O preço é super justo (o prato que pedimos, custou 11 Euros), o local é lindo e o atendimento muito bom.

Onde comer em Utrecht

-Kastel De Haar

O Kastel De Haar está localizado próximo à cidade de Utrecht em uma zona linda, bucólica. O castelo é considerado o maior e mais luxuoso castelo da Holanda e eu super recomendo a visita, pois realmente o castelo é lindo.

Castelo na Holanda

Há um estacionamento próprio no local, que é pago (em maio/2019, custou 6 Euros) Há duas opções de ingressos, para visitar apenas os jardins ou para visitar o castelo e o jardim. Nós optamos em visitar o castelo e o jardim e não nos arrependemos. O jardim é incrível e muito bonito, mas é com a visita ao castelo que podemos conhecer um pouco mais da história do local.

Castelo na Holanda

Utrecht para quem ama arquitetura |


Infelizmente não tivemos tempo para fazer tudo o que gostaríamos pois passamos apenas um dia e meio na cidade, mas eu adoraria ter visitado a The Rietveld Schröder House, obra prima do movimento artístico chamado The Stijl. A residência, projetado pelo arquiteto holandês Gerrit Rietveld, é Patrimônio Mundial da Unesco.

Também é possível visitar a casa de  Mondriaan, que fica em Amersfoort, nas proximidades de Utrecht. Além dessas atrações, a cidade possui muitas obras de arquitetura contemporânea que constrastam com o estilo de vida holandês que estamos habituados, como as casas estreitas, as milhares de bicicletas e os famosos canais.

Arquitetura na Holanda

Utrecht com crianças |

O Miffy Museum é a “casa”da coelhinha mais famosa da Holanda. Miffy é um personagem criado em 1955 por Dick Bruna e se tornou conhecida no mundo todo. No museu, as crianças são convidadas a descobrir o mundo de Miffy através da sua casa.

Onde se hospedar em Utrecht |


-Hotel Bastion Utrecht

RESERVE NO BOOKING

O Bastion Hotel foi o hotel que escolhemos para se hospedar em Utrecht. A rede Bastion possui vários hotéis em cidades da Holanda. É um hotel de rede, que oferece estacionamento grátis, quartos confortáveis e bonitos e bom atendimento. Mais ou menos como padrão Ibis. A tarifa é ótima, na faixa de 80 Euros.

Hotel em Utrecht na Holanda

-NH Centre Utrecht Hotel

RESERVE NO BOOKING

A rede NH oferece hotéis com quartos amplos, ótimos para famílias. o NH Centre Utrecht tem localização central, ótima para fazer tudo a pé.

-Stayokay Utrecht Centrum

RESERVE NO BOOKING

O Stayokay é um hostel, que possui quartos individuais com banheiro, super bem recomendado e com conceito diferente dos hostels comuns. O projeto visual e de arquitetura d interiores é muito bacana e a localização muito boa para fazer tudo a pé.

Chegando em Utrecht de carro |

  • Se não quiser gastar uma fortuna em estacionamento fique hospedado no Hotel Bastion Utrecht que oferece estacionamento gratuito.
  • A região central de Utrecht, onde ficam as principais atrações, é bem dotada de estacionamentos, porém eles são caríssimos. A dica que recebi do órgão de turismo de Utrecht foi estacionar no P+R Westraven ( Griffioenlaan 1 Bis ), que fica ao lado do Hotel Bastion Utrecht. O ticket de estacionamento incluindo transporte público até o centro custa apenas 5 Euros e é válido por 24 horas.
  • Estar de carro em Utrecht tem vantagens, como por exemplo, poder visitar o Castelo De Haar, que fica afastado do centro da cidade, mas merece a visita.

Utrecht na Holanda

Para ver mais fotos, dicas e vídeos desse roteiro incrível que fizemos pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaHolanda ,  #ViagensQueSonhamosNaBelgica e #ViagensQueSonhamosEmLuxemburgo


Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *