Search
Close this search box.

Quatro dias no Rio de Janeiro, com roteiro pouco óbvio

Já disse a escritora Martha Medeiros no livro Um Lugar na Janela 2: “Muita gente ama o Rio de Janeiro, mas não do jeito que um gaúcho ama. O gaúcho tem com o Rio um caso indecoroso e eterno…O Rio é tudo o que não somos (solares, irreverentes, informais)”.

Eu estava morrendo de saudades do Rio e em um ataque emotivo, emiti passagens para a Cidade Maravilhosa com a desculpa de comemorar o meu aniversário e claro, fazer um roteiro de quatro dias no Rio de Janeiro. Não seria a nossa primeira vez no Rio. Dessa vez eu queria curtir o Rio de uma forma diferente, sem necessidade de conhecer tudo e mais um pouco e ter um roteiro a cumprir. Queria conhecer as novas atrações, curtir momentos em famílias e a pedido de gurizito, rever o Cristo.

Leia também:

O Rio de Janeiro oferece oportunidade de roteiros variados para todos os gostos e bolsos. Se você acompanhou nossos dias na Cidade Maravilhosa pelo Instagram e estava curiosa para saber todos os detalhes do nosso roteiro de quatro dias no Rio de Janeiro, esse post é para você. Fiz um resumo caprichado de tudo o que fizemos, com dica do hotel que amamos, restaurantes e aquelas descobertas que sempre fizemos.

Roteiro Rio de Janeiro

 Roteiro no Rio |

Já estivemos no Rio de Janeiro várias vezes, sempre com foco em aproveitar as praias e principais atrações da cidade, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Dessa vez queríamos aproveitar o Rio de forma diferente, conhecendo as novas atrações, os museus, e claro, matando um pouco da saudades do mar.

Dia 01: Porto Maravilha: Museu do Amanhã, Pier Mauá e Aquario

Pousamos no aeroporto Santos Dumont às 9h da manhã, largamos nossa bagagem no Hotel Prodigy Santos Dumont e fomos de Uber ao Museu do Amanhã. Daria para ter ido de VLT, mas testamos o Uber e ficava mais barato, já que estávamos em 3 pessoas.

Assim que desembarcamos fiquei impressionada com a beleza arquitetônica do Museu do Amanhã, obra do arquiteto Santiago Calatrava, mas um pouco desapontada com a quantidade de ambulantes em frente ao museu. A fachada mais bonita e que eu sempre via em fotos é a fachada posterior, de frente para a Baía de Guanabara. Não deixe de caminhar ao redor do museu, para apreciar a vista.

Roteiro Rio de Janeiro

Roteiro Rio de Janeiro

Compramos os tickets na hora e entramos. Nas terças feiras a entrada é gratuita. Ficamos encantados com o museu, que é super interativo e informativo. Para crianças na idade do Dodô é maravilhoso. Ele curtiu demais. Ficamos umas 3 horas no museu, mas poderíamos ter ficado mais.

Roteiro Rio de Janeiro

Fomos almoçar no terraço do MAR, Museu de Arte do Rio. O restaurante Mauá, tem acesso independente do museu. Já valeria a pena subir no terraço para apreciar a vista, mas recomendo muito que almocem no local, pois o cardápio é maravilhoso e tem cardápio infantil.

Roteiro Rio de Janeiro
Spaghetti de pupunha com queijo coalho e frango recheado com bacon

Seguimos caminhando pelo Pier Mauá para apreciar os murais do Kobra até o Aquario. Foi bem impactante ver essa região toda revitalizada e o quanto a cidade ganhou com esses novos espaços urbanos.

Roteiro Rio de Janeiro

Roteiro Rio de Janeiro

O Aquario é o maior aquário marinho da América Latina e no mesmo local fica também o Museu do Surf. Nem preciso dizer que os meninos surfistas da família piraram. Nosso pequeno viajante adora visitar aquários e amou o passeio. O Aquario é bem grande e no dia que visitamos estava lotado.

Roteiro Rio de Janeiro

Ao lado do Aquario foi recém inaugurada a RioStar, a roda gigante do Rio de janeiro. Infelizmente quando visitamos, ainda estava em fase de testes e não foi possível aproveitar a atração. No final da tarde pegamos um Uber e voltamos ao hotel. Jantamos no Bossa Nova Mall, o shopping que fica na área do hotel e possui vários restaurantes bacanas.

Dia 02: Centro da Cidade + Cristo Redentor + Parque Lage

O dia amanheceu nebuloso e com previsão de chuva. Decidimos ir ao Centro Cultural Banco do Brasil que ainda não conhecíamos. O local é lindo e estava acontecendo uma exposição sobre o Egito, com entrada gratuita. Bem em frente fica a Igreja da Candelária. Já que o tempo estava ruim fizemos um tour pelo centro, visitando o CCBB, a Igreja da Candelária, o Gabinete Português da Leitura e a Confeitaria Colombo, onde praticamente almoçamos.

Roteiro Rio de Janeiro

Roteiro Rio de Janeiro

Veja o mapa do nosso passeio a pé pelo centro do Rio:

Preciso mencionar que nos sentimos muito seguros caminhando na região central. Havia muito policiamento nas ruas. Aliás me senti muito mais segura no centro do Rio, do que em Porto Alegre. Bom, enquanto estávamos na Confeitaria Colombo o tempo abriu. Entrei na internet correndo e comprei o ticket para o Trem do Corcovado e foi aí que começou o perrengue, mas irei contar os detalhes em um item específico.

Fomo de Uber até Cosme Velho onde embarcamos no Trem do Corcovado, que é uma das opções para chegar ao Cristo Redentor. Visitamos o Cristo, garantimos algumas fotos, apreciamos a vista e pegamos o trem de volta à Estação.

Roteiro Rio de Janeiro

Lá pegamos um táxi, pois o Uber estava acusando que demoraria muito para chegar, até o Parque Lage. O Parque Lage era um local que eu queria muito conhecer e realmente vale muito a pena. A entrada é gratuita, o parque é lindo e tem um restaurante delicioso. Voltamos para o hotel e jantamos nos restaurantes próximos.

Roteiro Rio de Janeiro

Dia 03: Trilha do Forte Duque de Caxias + Barra da Tijuca

Finalmente o dia amanheceu lindo e ensolarado. Pegamos um Uber até o Forte Duque de Caxias, na praia do Leme para fazer a Trilha do Forte. Por estar localizado dentro de uma área militar, o percurso é considerado como a trilha mais segura do Rio de Janeiro. Paga-se uma taxa de R$ 4,00 para entrar e  o percurso é todo pavimento e com muita arborização. Chegando no topo, a vista é fantástica, tendo a orla de Copacabana, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar como cenário.

Roteiro Rio de Janeiro

Roteiro Rio de Janeiro

Depois da trilha, aproveitamos um pouco a orla do Leme e de Copacabana e voltamos ao Prodigy Santos Dumont para curtir a piscina maravilhosa do hotel.

À tarde fomos para a Barra da Tijuca, também de Uber e aproveitamos para curtir o dia ensolarado na beira da praia com biscoito Globo e mate gelado. O dia estava lindo, mas o mar estava congelante.

Roteiro Rio de Janeiro

O grande programa do dia ficou para a noite. Fomos conhecer o Bar do Zeca, sim, do Zeca Pagodinho, que fica na Barra da Tijuca. O bar é super animado e lotado. Encontramos amigos cariocas, curtimos o show, as delícias da casa e ganhei até bolo e parabéns supresa de aniversário. Meu super obrigada a todas minhas amigas cariocas dos blogs Descansa na Volta, Viajando por Aí, Por ai com os Pires, Cariocando por ai, Ninho de Jiripoca e Malas e Malinhas. Vocês deixaram nossos dias no Rio, ainda mais alegres!!

amigas cariocas

Dia 04: Prainha + Grumari + Barra de Guaratiba

No ultimo dia o surfista da família estava quase enlouquecido querendo cair na água. Madrugamos e 8h da manhã já estávamos na paradisíaca Prainha. Com certeza a praia mais linda do Rio de Janeiro. De acordo com nossos amigos cariocas é preciso chegar cedo, pois depois fica bem complicado de estacionar e circular por lá, pois a praia é bem pequena.

Roteiro Rio de Janeiro

O nosso roteiro foi um típico dia de carioca que ama praia. Passamos a manhã na Prainha e quando a fome bateu fomos até Barra de Guaratiba. Almoçamos em um restaurante simples, mas delicioso e barato. Anote o nome: Restaurante Tropical em Barra de Guaratiba. Sabem aquele gostinho de comida caseira??? Foi a melhor refeição que fizemos no Rio. Comemos um peixe assado com molho de camarão divino. Porção gigante e preço ótimo.

Roteiro Rio de Janeiro

De barriga cheia, seguimos nosso passeio conhecendo as praias da região. É tudo tão calmo e tranquilo que parece até outra cidade. Paramos no Mirante de Grumari e no Point Grumari para apreciar a vista. Aliás a estrada nesse percurso é maravilhosa. Ah e a sobremesa foi nos deliciosos sacolés gourmet e depois o jantar na deliciosa pizzaria Mamma Jamma.

Roteiro Rio de Janeiro

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois a maioria dos planos de saúde não oferecem cobertura nacional. Faça a sua cotação para encontrar o melhor preço. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Hotel com Vista |

Como seria uma viagem comemorativa pelo meu aniversário eu queria um hotel com vista. Essa foi uma tarefa um pouco difícil, pois haviam ótimas opções, mas para a grande maioria delas era preciso vender um rim, para garantir quatro dias de hospedagem. Foi pesquisando que descobri o Prodigy Santos Dumont, e agora que já voltamos de viagem, posso afirmar que não poderia ter feito escolha melhor. Veja o relato completo da nossa hospedagem no post “Hotel com a Vista mais linda do Rio de Janeiro”

Hotel com vista no Rio

O hotel tem decoração com a cara do Rio, oferece o conforto necessário sem frescuras, café da manhã delicioso e o melhor, a vista mais linda do Rio de Janeiro: Pão de Açúcar e Cristo Redentor, sem precisar levantar da cama. A tarifa é excelente. Com certeza o melhor custo benefício para quem faz questão de ter vista, como eu tinha. RESERVE AQUI.

Perrengue para chegar no Cristo e dicas para o passeio |

Como eu já contei ali em cima, queríamos voltar ao Cristo Redentor. Atualmente há duas opções para visitar o Cristo, de trem ou de van. Não é mais possível chegar ao Cristo de carro ou de táxi, por exemplo. Em determinado ponto, você terá que desembarcar e pegar uma van. Se optar em chegar ao Cristo de van, você pode comprar o ticket já incluindo o embarque a partir de vários pontos da cidade do Rio de Janeiro, inclusive da Barra da Tijuca. Para ver os tickets de van, o site é esse aqui, para comprar os tickets de trem, veja aqui.

Nós escolhemos chegar ao Cristo de trem, afinal é a forma mais tradicional e mais bonita de chegar até lá. O cenário é lindo e a diferença de preço é bem pequena. Muitos sites que eu li, recomendavam comprar os tickets online, mas eu recomendo, se você estiver na cidade maravilhosa na baixa temporada, como foi o nosso caso, a comprar o ticket na hora. Agora eu vou explicar o porque!

No dia que visitaríamos o Cristo o dia amanheceu fechado e deixamos para decidir, se fato iríamos ao Cristo, mais tarde, caso o tempo abrisse. Bom, quando o tempo abriu, entrei nos site, comprei os tickets para 1h 30 min depois, sendo que estávamos a apenas 20 minutos de carro do local. Chamei 3 Uber que cancelaram a corrida. O quarto motorista aceitou, mas demorou muito para chegar pois havia muito trânsito. A essa altura eu já estava super nervosa, pois lendo as regras do ticket dizia que não havia possibilidade de trocar o ticket em caso de atraso ou no show. O coitado do motorista, tentou nos ajudar, mas chegamos no local de embarque na hora de partida do trem. Eu já estava prevendo o prejuízo enorme. Mas, conseguimos que nos colocassem no próximo embarque sem custo extra. Só tivemos que ficar esperando no local. Aprendizado: Compre o ticket no local!! A não ser que esteja viajando em alta temporada, quando os tickets podem esgotar. Mas sendo baixa temporada, comprei no local que é mais tranquilo. Para comprar antecipado, clique aqui.

Roteiro Rio

Passeios  no Rio |

Nós só tivemos quatro dias para aproveitar o Rio de Janeiro, mas se você tiver mais tempo, pense na possibilidade de fazer alguns passeios diferentes. Veja essas sugestões:

Ingressos antecipados com Pagamento Parcelado


Compre seus ingressos antecipados, para garantir o melhor preço e pagamento parcelado em 6x sem juros.  Compre por esse link para garantir o parcelamento.

Que não demore muito para a gente poder voltar ao Rio novamente, afinal o Rio de Janeiro continua lindo e a gente tem grandes amigos por lá!!!

Roteiro Rio



Para ver mais fotos, dicas e vídeos do Rio de Janeiro, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNoRio


Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *