1 2 3 4 5 6

sábado, 1 de outubro de 2016

Vale da Ferradura, uma das paisagens mais bonitas da Serra Gaúcha

Durante nossa última visita à Gramado e Canela, fomos visitar o Vale da Ferradura, um lugar que eu não voltava desde a minha infância.  Como o nome diz, o Vale da Ferradura é um vale, que envolve umas das paisagens mais bonitas da Serra Gaúcha, com mata nativa, cachoeiras, e o rio cujo percurso forma o desenho de uma ferradura, por isso o nome.
O Vale da Ferradura está localizado no município de Canela, a apenas 13km do centro da cidade. Para chegar lá, você dever percorrer a Estrada do Caracol, onde localizam-se várias outras atrações da cidade, como Parques da Serra, onde você pode passear de bondinho e apreciar a vista da Cascata do Caracol, o Mundo Gelado, o Vale dos Dinossauros e também o Terra Mágica Florybal. Vale a pena conciliar a visita ao vale da Ferradura com mais alguma atração da região.


A dica número 1, para quem deseja conhecer o Vale da Ferradura, é telefone antes para ver se o tempo está aberto no local. Mesmo se estiver fazendo um dia lindo de sol, em outra parte da cidade. Experiência própria, de quem saiu do hotel com um dia lindo e chegou na portaria do Vale com a maior neblina e tempo fechado. Não foi possível ver nada e tivemos que voltar no dia seguinte para visitar o local. Os telefones de contato da portaria são 54. 9625-7741 e 54.3278-9000. 

No dia seguinte, telefonamos antes e com a certeza de tempo aberto, nos dirigimos novamente ao Vale da Ferradura. O trajeto até o local é tranquilo e bem sinalizado. Após passar a entrada do Parque do Caracol e posteriormente seguir em direção ao Parques da Serra, são aproximadamente mais 5 km por estrada de chão, em boas condições.
O Vale da Ferradura possui estacionamento, banheiros, lanchonete, área de lazer com churrasqueiras e playground para as crianças. É possível ir ao local para fazer churrasco e piquenique, utilizando a estrutura do parque mediante o pagamento de uma taxa de limpeza.

Mas o melhor do local são as vistas deslumbrantes que podem ser apreciadas dos mirantes, e também as trilhas, que são tranquilas, sendo possível completar os trajetos com as crianças. Logo próximo ao estacionamento existem placas indicando os mirantes, trilhas e o tempo necessário para percorrer os percursos.

São três mirantes:  Mirante Vale da Ferradura, da onde é possível avistar a Cascata do Arroio Caçador e a visão geral do local, Mirante do Vale do Arroio Caçador, acessível por uma trilha de 2 minutos, onde é possível avistar o vale do Arroio Caçador e o  Mirante da Cascata do Arroio Caçador, acessível por uma trilha mais íngreme, onde é possível avistar a cascata do Arroio Caçador. 


São quatro trilhas disponíveis no local. A Trilha do Rio Caí, que é a principal trilha do parque, e com o maior nível de dificuldade, em 350m de percurso. Essa trilha é dividida em quatro trechos, então você não precisa fazer o percurso completo. Pois para completar o trecho completo você vai levar 60 minutos para descer, e 2 horas para subir aproximadamente, em função dos desníveis. 
A Trilha do Pórtico tem 200 metros de percurso, onde podem ser admiradas araucárias e xaxins em um recanto conhecido como Cascata do Graxaim. A Trilha das Cotias, é um passeio em meio a natureza, com muita sombra e tranquilidade quanto ao nível de dificuldade. A Trilha das Pinguelas está voltada para a bela vista do Vale da Ferradura. 


Todos os percursos são em meio as belezas da fauna e flora local. Os pinheiros do local, atraem animais silvestres como o Quati, a Cutia, o Macaco-prego e a Gralha-azul, em busca do pinhão, como forma de alimento. Encontramos vários quatis pelo caminho.


O passeio pelo Vale da Ferradura é indicado para quem gosta de belas paisagens e contato com a natureza. O tempo de permanência no local vai depender do número de trilhas que deseja fazer, mas para passear tranquilamente e curtir a paisagem recomendo pelo menos 1 horas de passeio, fora o tempo de deslocamento até o local.

O ingresso custa R$ 12,00 para adultos e R$ 6,00 para crianças. Hóspedes do Laje de Pedra Hotel & Resort possuem desconto na entrada do Parque Vale da Ferradura. Para mais informações sobre o local e preço atual dos ingressos, veja o site oficial.

Parque da Ferradura
Estrada do Caracol - RS 466 Km 6
Canela/RS
Outros posts sobre Gramado e Canela:
* Mini Mundo, o Mundo Encantado de Gramado
* Snowland com criança: neve o ano inteiro
* Aldeia do Papai Noel
* Parque Terra Mágica Florybal
* Parque Mundo Gelado
* Natal Luz com criança
* Gramado Zoo
* Ecoparque Sperry e Restaurante Bêrga Motta
* Quatro atrações para um dia de chuva em Gramado
* Mundo de Chocolate
* Vale dos Dinossauros, cara a cara com os dinossauros da Serra Gaúcha
Quer reservar hotel em Gramado?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Se preferir você pode reservar através desse link com a Hoteis.com.
Procurando carro para alugar em Gramado?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

8 comentários:

  1. Que vista linda! Ainda não conheço nada por lá, mas já sei que esse parque é visita obrigatória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que vir Fer!!!! Tenho certeza que irá se apaixonar pela serra gaúcha!
      Beijão

      Excluir
  2. Uau! Amei as fotos. Com certeza é um lugar que merece parada na viagem.

    ResponderExcluir
  3. Que lugar maravilhoso! Não vejo a hora de fazer um viagem pelo sul do Brasil. Tanto lugar lindo para conhecer :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia,
      Sou suspeita, mas temos lugares maravilhosos para serem visitados.
      Venha que irá adorar!
      Beijos

      Excluir
  4. Meu Deus que vista! Conhecemos os Cânions há um ano, e realmente as paisagens são lindas. O Sul do nosso país é um lugar impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Amanda,
      Deus não nos deu um lindo litoral, mas a serra gaúcha é uma maravilha da natureza
      beijão

      Excluir

Booking.com
Viagens que Sonhamos © 2016 - Todos os direitos reservados.