19 agosto 2017

Bonito com criança, vale a pena?


Bonito nunca tinha sido um destino que figurava no topo da minha lista de viagens desejo. Sabem por que? Porque eu achava que não era um destino agradável para visitar com crianças. Sim, eu não sabia de nada.

Mas mudei de ideia rapidamente. Bonito não só é um grande destino de ecoturismo no Brasil, como também uma ótima opção para férias em família, com crianças e para todas as idades.

Por força do destino, pela vontade de conhecer o Pantanal e por uma cobrança do marido (às vezes, é preciso deixar eles mandarem "um pouco"), resolvemos incluir Bonito no nosso roteiro de férias de inverno, que seria um ótimo período para visitar a região. Pesquisei em blogs, em revistas e muito pouco material encontrei falando do destino com crianças. Mas mesmo assim resolvemos encarar o destino, pois sou da opinião que só conhecendo, e vivenciando na prática, teremos experiência para falar sobre o assunto.




Para conhecer o nosso roteiro completo no MS, leia o post "Pantanal & Bonito com crianças | Roteiro de uma semana no MS"

Depois de pesquisar as atrações que eu tinha interesse em fazer e achei que seriam bacanas para o nosso pequeno aventureiro, conversei muito com a equipe da Agência Sucuri, que foi quem nos auxiliou na programação na cidade. Depois de muitas trocas de emails, mensagens e sugestões de quem tem know how no assunto, fechamos uma programação especialmente preparada para a nossa família.

Assim que chegamos em Bonito recebemos todo o material na Agência Sucuri

Em Bonito, todos os passeios devem ser comprados em agências de turismo, pois há limite de ocupação na maioria das atrações. Por esse motivo também é recomendado adquirir os passeios com antecedência, evitando o risco da sua atração preferida estar sem disponibilidade. Os preços são tabelados, então escolha uma agência que se diferencie no atendimento. E foi nesse quesito que a Agência Sucuri se destacou, desde o início das minhas pesquisas. Foi a primeira agência que retornou o meu email com dúvidas iniciais e desde o primeiro contato, sempre foram disponíveis para dúvidas e questionamentos. Inclusive no momento de fazer as malas, quando eu tive dúvidas sobre a temperatura e o que seria necessário levar para o destino.

A partir de qual idade as crianças podem participar da maioria das atrações?

Na maioria das atrações não existe limitador de idade. O fator idade é considerado apenas para efeito de cobrança do passeio, que na maioria, ocorre entre 6 anos e 11 anos de idade, sendo a partir de 12 anos, cobrado valor integral de adulto, e inferior a 6 anos, sem cobrança ou em alguns casos, cobrança apenas da taxa de guia.

Para decidir a melhor idade para levar as crianças, é preciso pensar em como é a criança, se sabe nadar, gosta do contato com a água e topa caminhar sem (muito) resmungo. E esses fatores variam de criança para criança, independente da idade. Algumas crianças são mais destemidas e outras não, mas a idade mínima para a maioria das atrações é 5 anos.


Se você tem vontade de fazer a maioria das atrações oferecidas em Bonito na companhia de crianças, eu recomendo que viaje com eles a partir dos 5 anos, que na minha opinião, a criança já conseguiria aproveitar bem (quase) todas atrações. As Grutas do Lago Azul, São Matheus e São Miguel possuem limitador de idade como 5 anos

Gruta do Lago Azul com crianças

Da sim para aproveitar muito bem a cidade, com idade inferior a 5 anos. São várias atrações sem limite de idade, enquanto algumas como o Abismo Anhumas, possui limite de 50 kg para participar. Mas nesse, nem eu tive coragem de ir.

Para todas as idades |

Balneários: Os balneários são espécies de clubes junto aos rios, com várias atividades para todas idades, incluindo a possibilidade de banho de rio, em águas cristalinas. Nós conhecemos o Balneário do Sol e ficamos impressionados com a estrutura. Além do Rio Formoso, para banho, tirolesa e mergulho, o local conta com playground, restaurante e presença de muitos animais (quase uma mini fazenda), como arara, macacos, búfalo, pônei, lhamas, entre outros. Sem limites de idade e diversão.

Balneário do Sol com crianças


Passeios em fazendas e cachoeiras: Vários passeios disponíveis incluem visitações à fazendas e áreas com cachoeiras, onde além de aproveitar a beleza do local, é possível conhecer um pouco do trato com animais e vida campeira, seja através de caminhadas, cavalgadas ou momentos de relaxamento na área de lazer ou mesmo apreciando a ótima comida servida em fogão à lenha. Por orientação da Agência Sucuri, conhecemos as Cachoeiras da Serra da Bodoquena e adoramos o passeios que tem uma caminhada de 2 km pela mata, com oito paradas para banho, que foram uma diversão só.

Cachoeiras da Serra da Bodoquena com crianças
A gurizada super atenta as explicações do guia

Buraco das Araras: Não tem quem se encante pela beleza das araras. O passeio no Buraco das Araras é um passeio de contemplação. O passeio tem duração aproximada de uma hora e inclui uma caminhada ao redor de uma cratera de arenito, casa de quase uma centenas de araras vermelhas. O passeio não é cansativo, pois há duas paradas para contemplação no percurso, e durante o trajeto o guia vai contando detalhes do local, da vidas dos animais.

Buraco das Araras com crianças
Trilha na mata em busca das araras

Flutuações: Com excessão da flutuação Rio da Prata que possui limite de idade de 8 anos, todas as outras aceitam crianças para a atividade. O passeio é incrível e imperdível. Nosso guri de 7 anos aproveitou demais. São várias opções, como a Nascente Azul, Rio Sucuri, Aquário Natural, Praia da Figueira, Barra do Sucuri, Lagoa Misteriosa e Parque Ecológico Rio Formoso.  Nós escolhemos fazer a Nascente Azul, pois ela é a mais curta das flutuações, em torno de 30 - 40 minutos. No nosso passeio vimos crianças de 4 anos curtindo muito.

Flutuação em Bonito com crianças
Passeio de caiaque na Nascente Azul
Então se a criança estiver acostumada a nadar e curtir esse tipo de passeio, não vejo problemas se ela não tiver 5 anos ou mais. Lembrando que na maioria dos passeios, menores de seis anos não pagam, mesmo realizando a atividade.

Dicas especiais para quem viaja à Bonito com crianças |

* A água dos rios em Bonito, é fria em qualquer época do ano. Se não estiver viajando no verão, onde as temperaturas são muito elevadas e a água gelada torna-se refrescante, alugue roupas de neoprene para os passeios na água. A maioria dos passeios oferece roupa de neoprene curta, que pode ser desconfortável para os dias menos quentes. Nós viajamos no mês de julho, e mesmo com temperatura agradável, não nos arrependemos de alugar a roupa de borracha. Custou R$ 60,00 por dia em uma escola de mergulho local.


* Na região central da cidade há vários mercados e lojas de conveniência para compra de água, lanches e outras necessidades. Leve sempre para os passeios algum lanche e sangue.
* Nunca beba água que não seja mineral. A forte presença de calcário na água pode causar efeitos colaterais.
* Não esqueça de usar protetor solar e repelente.
* As temperaturas costumam ser elevadas durante todo o ano, porém no inverno pode fazer frio. Chegamos na cidade no final de uma frente fria que despencou a temperaturas abaixo de 10 graus. Leve um agasalho.
* Os preços dos passeios aumentam na alta temporada. Se o objetivo for reduzir custos, pense em viajar em baixa temporada.
* Viajamos no mês de julho, que é período de seca e os dias foram lindos de céu azul e água cristalina.  Em períodos de chuvas, alguns passeios podem não ocorrer em função das águas estarem turvas.


* A maioria dos hotéis cobra pelo uso das toalhas em passeio. Nós preferimos levar uma toalha de casa.
* As opções de restaurantes na cidade são muitas e bem variadas, e a maioria dos restaurante oferece a opção de cardápio infantil.
* Alugar um carro pode otimizar o tempo da sua viagem e proporcionar momentos únicos. Vimos muitos animais na estrada durante os nossos deslocamentos, como macacos, araras, tucanos, tamanduás. E com o carro a nossa disposição foi possível fazer os nossos horários e os passeios no nosso tempo, sem necessidade de esperar grupos ou ter que ir embora de uma atração antes que gostaríamos.

Bonito com crianças

Alugar carro em Bonito

* Nosso roteiro em Bonito teve o apoio da Agência Sucuri, que nos auxiliou na programação dos passeio e sugestão de hospedagem.

Outros posts sobre o MS:



Quer reservar hotel em Bonito
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.



Procurando carro para alugar ?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.



Para salvar no Pinterest:





SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

5 comentários:

  1. óbvio que vale..Ygor jamais esqueceu que montou em um búfalo (o guri).Não esquece que alimentou os peixinhos, o passeio de bote e os deliciosos banhos de "água gelada",que para ele isso nem importava...saudades de Bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só como vale a pena? Bonito é lindo em todas as idades!!!!

      Excluir
  2. Eu já inclui na lista há tempos! Gostei muito do roteiro que vcs fizeram e este post de Bonito ficou super completinho! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, que bom que gostaram!!! Nós amamos e super recomendamos o destino.
      Beijos

      Excluir
  3. A carinha do Dodô já mostra que o passeio vale muito a pena e com seu relato no post entendemos porque é um passeio fantástico. Ótimo roteiro que pode ser aproveitado por familias sem crianças tb , beijocas

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter