Search
Close this search box.

Como é a Trilha do Atalaia curta em Fernando de Noronha

Antes de viajar para Fernando de Noronha eu tinha muitas dúvidas de quais passeios agendar com antecedência. É tanta informação e muitas desencontradas, que em vez de ajudar, eu ficava cada vez mais confusa. Resolvi relaxar, afinal, estava embarcando para Noronha, teoricamente em baixa temporada e deixei tudo para resolver na ilha.

Não esqueça que antes de embarcar é recomendado você pagar:

No post que eu contei toda a nossa programação e planejamento para a viagem, entre as dicas está o agendamento das trilhas dentro da área do Parque Nacional. Assim que desembarcamos em Noronha, fomos até a Praça Flamboyant com o comprovante de pagamento da taxa de acesso ao Parque Marinho, retirar a nossa carteirinha ( é preciso ir pessoalmente, pois cada pessoa é fotografada para controlar o acesso) e após fomos à sede do ICMBio fazer os agendamentos. Eu já sabia que os passeios eram concorridos, e que devido ao swell que estava chegando a ilha, muitas trilhas não ocorreriam. Só é possível agendar com até 4 dias de antecedência e a maré também interfere nos passeios. A única trilha que havia disponibilidade, para o nosso último dia de ilha era a Atalaia curta, a trilha que eu mais tinha me internado em fazer.

Como é a Trilha do Atalaia Curta em Noronha |

No momento do agendamento você recebe uma confirmação que deve ser apresentada no local, no horário marcado. Nossa trilha estava agendada para às 11h e nos foi recomendado chegar com meia hora de antecedência, ao portão do Atalaia que fica na Vila dos Trinta.

Chegamos no horário solicitado e foi bem bom, pois já assinamos a entrada e alugamos os equipamentos. É obrigatório ter snorkel, máscara e colete para entrar na piscina. O preço do aluguel do equipamento não é caro. No local há também um pequeno bar, com venda de sorvetes e bebidas. Ficamos no local aguardando o chamado e um pouco antes das 11h o responsável pelo acesso orientou o grupo sobre o percurso e liberou o acesso.

Todo o percurso é feito por conta própria, sem necessidade de guia. O percurso é razoavelmente acessível, sem grandes dificuldades. No dia da nossa visita, havia chovido muito no dia anterior e havia bastante barro e pedras soltas, mas percorremos toda a trilha de chinelos. São apenas 1,5km de percurso até a piscina do Atalaia, que costuma durar em torno de 30 minutos. É recomendado não parar no percurso de ida, pois a entrada na piscina é controlada e com horário marcado. Se você se atrasar na trilha, perderá tempo na piscina, o que eu não recomendo.

Toda a trilha te marcação do total do percurso percorrido e quando chegamos próximo à praia, surge aquele deslumbre. Isso que o dia que fizemos o passeio estava com sol entre nuvens. Já vi fotos muito mais lindas, com o mar em tom turquesa.

Quando chegamos na praia é impossível resistir a empolgação de entrar na água, mas é preciso aguardar o chamado e orientações do biólogo que trabalha no local. Ele controla o tempo do grupo na piscina e também orienta quanto a preservação do local.

  • É proibido utilizar repelente ou protetor solar 
  • É obrigatório o uso de colete pois não é permitido tocar o solo, apenas flutuar
  • Não é permitido perseguir os animais com a câmera 
  • É proibido utilizar “pau de selfie”. Suporte flutuador é permitido.

São apenas 30 minutos de mergulho, que passam tão rápido que se eu não tivesse conferido o horário antes de entrar na piscina eu duvidaria. Foi sem dúvida, a água mais cristalina que vimos em Noronha.

Vimos tubarão, lula e muitos peixes. Peixes grandes, pequenos, coloridos, que em alguns momentos até parecia que estávamos no cenário do filme Nemo. Como a areia é muito clara, a visibilidade é alta, virente do mergulho que fizemos no Sueste. Mesmo tendo visto tartarugas por lá, não da para comparar a nitidez e limpeza da água.

Como eu já mencionei acima, é proibido tocar ou colocar os pés e mãos na areia. Em alguns momento isso exige concentração, pois a piscina é bastante rasa. Confesso que fiquei com medo de raspar a barriga nos corais.

Quando faltava 5 minutos para finalizar o nosso tempo na piscina, o biólogo avisa ao grupo através do som de um apito e então tivemos mais 5 minutos para terminar de apreciar aquela maravilha da natureza. Passado os 5 minutos finais, o grupo deve sair da água para que um novo grupo tenha acesso as piscinas.

Não da vontade de sair da água e muito menos seguir o percurso de volta ao portão de acesso, que na volta é morro acima e pelo menos nós demoramos mais tempo para percorrer. Cansados, mas felizes!

Informações importantes |

  • Além do Atalaia Curta, existe a opção do Atalaia Longa, que também deve ser agendada no ICMBio, da mesma maneira que fizemos. Quando nós fomos fazer a reserva, não havia vagas para o Atalaia Longa. No Atalaia Longa é obrigatório contratar um guia para acompanhar o percurso que demora em torno de 6 horas. A parte inicial é a mesma que fizemos, e depois são visitadas outras piscinas.
  • Reserve aproximadamente 2 horas para o passeio. Como o tempo na piscina é limitado em 30 minutos, você nunca vai levar mais do que isso entre as trilhas, piscina e orientações.
  • É proibido utilizar repelente e protetor solar. Se tiver pele clara com tendencia a queimaduras, faça uso de uma camiseta com fator de proteção solar. 
  • No mesmo local onde é alugado os coletes e máscara de mergulho, há também câmeras a prova água para aluguel.
  • Não esqueça de levar água, pois não há nenhuma estrutura na praia.
  • Crianças podem fazer a trilha e mergulho, mas é preciso ficar atento as regras de preservação do local.

Para ver mais fotos e dicas, nos acompanhe no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto e na #ViagensqueSonhamosEmNoronha

Outros posts sobre Fernando de Noronha:

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *