01 maio 2018

Costa Oeste Canadense de motorhome: do planejamento a realização de um sonho

A Costa Oeste Canadense era um sonho antigo de viagem e finalmente vai virar realidade. Depois de muita pesquisa, troca de informações e orçamentos, Canadá aí vamos nós!!!
Eu já tinha contado sobre a nossa vontade de conhecer essa parte do Canadá nesse post aqui, mas tornar a viagem dos sonhos realidade, exigiu muito planejamento, pesquisa e troca de informações. Nós embarcaremos daqui uns dias e como a temporada 2018 na Costa Oeste Canadense está apenas começando, compartilho com vocês tudo o que aprendi nesses quase 3 meses de pesquisa. Quem sabe não será o empurrãozinho que falta para você tirar esse sonho de viagem também do papel?
Foto: Felipe, Pequeno Viajante

Definição e Planejamento de Roteiro na Costa Oeste Canadense |

Eu achei que definido o destino da viagem, o que sempre é um "problema"aqui em casa, tudo seria fichinha. Engano meu. Eu sempre me pergunto se montar um roteiro só é difícil para a gente 😌
Mas voltando ao assunto, meu planejamento inicial incluía alguns dias em Vancouver e aproximadamente uma semana nas Montanhas Rochosas Canadenses, de motorhome e o trajeto entre Vancouver e Jasper de trem, no maravilhoso trem que tem vagão transparente.
Pois bem, parece fácil e simples, né? Mas conciliar passagens áreas de milhas ou com tarifa atrativa, com o trem e com o motorhome foi uma missão impossível, um quebra cabeça que não encaixava de jeito nenhum. Por isso tivemos que abrir mão do trem. Se você assim como a gente está nessa fase de planejamento de uma viagem à costa oeste canadense, veja as nossas dicas que aprendemos na prática:

1) Compra da Passagem Aérea:

Nós emitimos as passagens com milhas pela American Airlines, com 60.000 milhas por pessoa, considerando os voos Porto Alegre -Vancouver e Calgary-Porto Alegre, o que é excelente para os padrões de milhas. Nós gostamos muito do programa de milhagem da AA, que já foi melhor, diga-se de passagem. Ultimamente tem aparecido muitas promoções de passagens para o Canadá. Cadastre-se em sites de ofertas como Melhores Destinos, para receber os avisos de promoções.
Na hora de emitir as passagens é importante já ter o seu roteiro em mente. No nosso caso, seria mais vantajoso emitir a chegada via Vancouver e o retorno via Calgary, e isso não acrescentou nenhum centavo no valor das passagens e ganhamos tempo, sem a necessidade de voltar à Vancouver para voltar ao Brasil.
Se você pretende viajar de motorhome como a gente, lembre-se que sempre é mais vantajoso, retirar o carro em dia de semana. Vou explicar esse detalhe que aprendemos, e a economia gerada mais abaixo. Se o seu roteiro incluir o trem, como a gente gostaria de fazer, lembre-se de verificar os dias que há partida de trem. As saídas não são diárias, o que complica o planejamento.

2) Quando viajar:

O Canadá é frio e como a gente odeia frio, sempre sonhamos em conhecer o Canadá no verão. Mas verão é altíssima temporada e obviamente o período que todo mundo quer viajar para lá. Os preços sobem e tudo fica lotado. Por isso, resolvemos viajar na primavera, no mês de junho. Ainda não é altíssima temporada, e segundo aprendi trocando emails com o pessoal de lá, já é verão. Demorei a entender isso, pois teoricamente o verão no hemisfério norte deveria iniciar só depois da metade de junho, mas sim, eles consideram verão a partir de maio, quando finalmente o frio polar vai embora e a temporada de esqui termina.
O que pode acontecer, falando em Montanhas Rochosas é que os lagos não estejam naquela cor turquesa maravilhosa ou talvez ainda estejam congelados. Estou acompanhando diariamente a previsão do tempo, e finalmente, as temperaturas estão mais agradáveis (parece que a temporada de neve  acabou). Agora é torcer para que os lagos descongelem logo. Se você não abrir mão de ver os lagos descongelados, talvez seja melhor considerar viajar em setembro.
Com sorte, veremos os lagos com essa cor de turquesa.

3) Motorhome ou hotel?

Eis a grande dúvida do nosso planejamento. Depois de muito pesquisar, acompanhar muitas famílias que fizeram esse mesmo roteiro, como os relatos nos blogs Felipe, Pequeno Viajante, Ideias na mala, Baianos no Polo Norte, Eu viajo com Filhos, Viajoteca  e Trilhas e Cantos, chegamos a conclusão que não existe certo ou errado. Existem experiências diferentes para um mesmo roteiro. Viajar com carro alugado e hotel deve ser incrível, viajar de motorhome também.
É mito pensar que uma viagem de motorhome é mais econômica do que viajar de carro e ficar hospedado em hotel. Pelas as minhas pesquisas é quase o mesmo preço, o que torna a viagem mais econômica é a possibilidade de preparar as próprias refeições.
Nós escolhemos viajar de motorhome pela experiência, e aos nossos olhos, o destino super combina com motorhome. Mas só poderemos dar a nossa opinião pessoal após a viagem.

Motorhome no Canadá - Dúvidas iniciais e dicas de economia |

Depois de acompanhar várias viagens da família do blog Felipe, Pequeno Viajante, finalmente nos rendemos a testar essa maneira de viajar. A Claudia  sempre nos contava as maravilhas e vantagens de viajar com a casa nas costas, mas eu confesso que nunca foi um sonho. Até que o nosso pequeno viajante, começou a sonhar com esse tipo de viagem. Como eu já contei acima, achamos que o destino combinaria com essa experiência. Para que tudo se encaixasse era só preciso conciliar todas as nossas vontade de roteiro.
Seguindo as dicas do Felipe, Pequeno Viajante, entramos em contato com o Francisco da Motorhome Trips, ainda na fase do planejamento inicial, antes da compra das passagens, o que foi essencial para a definição do nosso roteiro. A Motorhome Trips oferece atendimento em português imediato (conversamos tudo via Whats app - 41. 99683-5723) e representa várias empresas de aluguel de motorhome no Canadá e pelo mundo, com a possibilidade de pagamento direto em reais, sem a temida taxa de IOF. O Francisco foi incansável explicando todos os detalhes, as taxas, modelos de carro e muitas outras dúvidas que foram surgindo no decorrer da nossa pesquisa, principalmente dicas de economia.
Nossa escolha de carro com a CanaDream. Imagem do site oficial da empresa
Veja algumas coisas que aprendemos com a Motorhome Trips sobre reservar motorhome na costa oeste canadense:

  • O tempo mínimo para locação é de 7 dias. Mesmo que fique menos tempo com o carro, terá que pagar o equivalente a uma semana de locação.
  • Retirar e devolver o carro nos dias de semana é sempre mais econômico. As locadoras não costumam funcionar em domingos e muitas vezes, cobram taxas extras, caso seja necessário fazer entregas e devoluções de carro em finais de semana.
  • Quanto antes fizer a reserva do carro, mais econômica tende a ser a sua reserva, principalmente em um trajeto tão concorrido quanto as Rochosas Canadenses. Nós alugamos o carro com 3 meses de antecedência e quase não tivemos escolha. Para quem planeja fazer esse roteiro em julho e agosto, recomenda-se alugar com pelo menos 6 meses de antecedência.
  • Trajetos com retirada em uma cidade e devolução em outra são mais caras. No nosso caso, cogitamos retirar em Vancouver e devolver em Calgary. Não havia mais disponibilidade de carro para esse trajeto nas nossas datas 😩
  • Se você deseja fazer apenas Montanhas Rochosas, terá que retirar e devolver o carro em Calgary, em um roteiro circular. Nós desistimos do trajeto de trem de Vancouver para Jasper em função disso. O trem pararia em Jasper e teríamos que retirar o motorhome em Calgary, tornando inviável o percurso, pelo nosso pouco tempo para o roteiro.
  • Não é preciso ter carteira de motorista especial para alugar motorhome no Canadá, mas é recomendado ter a PID ( Permissão Internacional para Dirigir). Nós temos carteira B e já providenciamos a nova PID, já que as nossas estavam vencidas. Aqui no RS, a taxa de emissão é pouco mais de R$ 50,00 e a PID pode ser retirada 5 dias úteis após a confirmação no pagamento da taxa. Todo o processo é feito no Detran.
  • São vários modelos de carros disponíveis. Por sugestão do Francisco alugamos um Maxi Travel Camper, que é ideal para famílias de apenas uma criança. Como nunca dirigimos carro de tamanhos superior, um dos nossos medos era ter dificuldade de manobrar ou dirigir. Aliado ao menor custo, optamos pelo TCA. Na volta contaremos se foi uma boa escolha.
Depois das passagens emitidas, voltei a conversar com o Francisco e fechamos a nossa reserva com a CanaDream, empresa canadense que oferecia o melhor custo benefício para as nossas datas e tipo de carro que melhor se adaptava as nossas necessidades. Após toda a negociação, o Francisco nos enviou o contrato, em português para conferência, assinamos e fizemos o pagamento. Ter um intermediário aqui no Brasil, facilita muito, principalmente para quem não tem experiência em aluguel de motorhome, como era o nosso caso. 
A Livi do Baianos no Polo Norte também alugou com a CanaDream
Como eu já expliquei acima, será a nossa primeira experiência viajando de motorhome, então não tenho comparativos para contar a vocês ( ainda. Afinal, espero que seja a primeira de muitas 😜), mas só li ótimos comentários e reviews sobre alugar motorhome com a CanaDream:
  • Muitas reviews de quem tem experiência nesse tipo de viagem, dizia que os carros da CanaDream são melhores do que a empresa concorrente: mais novos (com pouca quilometragem) e mais limpos. Li muitas queixas nesse quesito sobre a empresa concorrente.
  • A CanaDream oferece translado gratuito do aeroporto e hoteis da região do aeroporto em Calgary e outros  6 destinos no Canadá. Em Montreal há cobrança da taxa. Nós já fizemos a reserva no Holiday Inn próximo ao aeroporto.
  • Assistência gratuita 24 horas por telefone. Esperamos não precisar utilizar.
  • Todas as reservas incluem kit de limpeza. Apenas os kits que incluem utensílios de cozinha e roupa de cama são cobrados adicionalmente por pessoa.
  • Todas as reservas incluem guia de campings, informações locais e mapas.
  • Um dos destaques da empresa é a qualidade das suas camas, colchões, roupas de cama e travesseiros. Testarei e depois conto tudo para vocês!
  • Site oficial com mais de 20 sugestões de roteiros para ajudar no seu planejamento e escolha do destino.

Roteiro entre Vancouver e Montanhas Rochosas de Motorhome |

Depois de muita pesquisa, nosso roteiro de 13 dias no Canadá será assim:
  • Dia 01: Chegada em Vancouver - Hotel Lord Stanley Suites
  • Dia 02: Vancouver
  • Dia 03: Vancouver
  • Dia 04: Vancouver - Ida a noite para Calgary - Hotel Holiday Inn Airport
  • Dia 05: Calgary - Retirada do Motorhome na CanaDream
  • Dia 06: Banff
  • Dia 07: Banff
  • Dia 08: Lake Louise
  • Dia 09: Icefields Parkway
  • Dia 10: Jasper
  • Dia 11: Jasper
  • Dia 12: Devolução do Motorhome na CanaDream - Calgary - Hotel Regency Suites 
  • Dia 13: Calgary
  • Dia 14: Embarque com destino ao Brasil.

Será que veremos ursos?
As reservas de hotel foram feitas no Booking e já reservei a primeira noite de camping em Banff no Tunnel Village 2, um camping que fica dentro da área do Parque Nacional de Banff. Reservei apenas a primeira noite, para ver como será e termos um pouco mais liberdade no roteiro. A princípio, vamos tentar fazer free campings em algumas noites e procurar campings na hora, quando necessário. Nos desejem boa sorte!
Já baixei o aplicativo IOverlander para facilitar a localização de campings, dump stations e assisti todos os vídeos do Felipe Pequeno Viajante onde eles ensinam a parte "chata"de viajar de motorhome, como colocar água no reservatório, esvaziar o esgoto, controlar o aquecimento e outros detalhes essenciais para quem é motorista de primeira viagem.
Outro fator importante para quem pretende fazer esse mesmo percurso é comprar o ingresso para os Parques Nacionais Canadenses, já que Banff e Jasper ficam em área de parques nacionais e você vai precisar desse ticket para circular por lá. Veja todas informações e valores no site oficial.
Lembre-se que para visitar o Canadá, brasileiros precisam de visto. No nosso caso, que chegaremos via aérea e temos visto americano, basta solicita o ETA. Segui o passo a passo do Viajoteca e recebi a aprovação na hora. Se não me engano custou menos de CAD 7,00 por pessoa. Se você não tiver visto americano, ou chegar ao Canadá via terrestre ou marítima, precisará solicitar o visto convencional.
Foto: Felipe Pequeno Viajante
Agora é só preparar as malas e o espírito para essa aventura. Nos acompanhem nas redes sociais durante a viagem, no Facebook e no Instagram na #ViagensQueSonhamosNoCanada e depois da viagem, eu volto para compartilhar com vocês todos os detalhes dessa viagem.

Se você tiver experiência em viagem de motorhome, ou já viajou pela Costa Oeste Canadense, compartilha com a gente suas dicas nos comentários! 

Reserve sua viagem__________________________________
🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.
🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.
📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

6 comentários:

  1. Com certeza irei acompanhar essa viagem !!! Aqui em casa nós curtimos muito a nossa pela California de RV e o blog da Claudia (Felipe o pequeno viajante) ajudou muuuito !!!! Tenho certeza que essa viagem será maravilhosa !!! Boa sorte !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, vamos adorar a sua companhia!! Se tivee alguma dica para inexperientes de primeira viagem com motorhome, compartilha com a gente! 😘😘

      Excluir
  2. Parabens pela escolha .Sou fascinada pelo Canadá desde criança, mas, justamente porque é frio. Um dia eu chego lá. Otimas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Tenho certeza que vamos amar!! Embora o frio não seja a nossa praia hahahaha

      Excluir
  3. Oi, Francine. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalie,
      Fiquei super feliz com a notícia!!! Sempre uma honra estar no linkódromo!
      Beijão

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter