Search
Close this search box.

Vinícola Campestre | Vinhedos, vinhos e um lindo complexo enoturístico

Não é só na Serra Gaúcha que temos ótimas vinícolas para visitar. A Vinícola Campestre localizada na região dos Campos de Cima da Serra, quase na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, já é consagrada pelos seus excelentes vinhos e agora conta também com um lindo complexo enoturístico.

Estive visitando o complexo da Vinícola Campestre na cidade de Vacaria e preciso compartilhar com vocês esse lugar que merece ser descoberto. A Vinícola Campestre é simplesmente deslumbrante. Falo isso, com olhar de turista que adora visitar vinícolas, mas também com o olhar de arquiteta, que se atenta aos mínimos detalhes, que sempre fazem a diferença.

Leia também:

Conheça mais detalhes da Vinícola Campestre, sua estrutura, roteiros, vinhos e outras dicas de passeios para fazer na região dos Campos de Cima da Serra.

Vinícola Campestre

Vinícola Campestre |

A história da Vinícola Campestre teve início em 1969, na cidade de Campestre da Serra, a poucos km de distância de Vacaria, onde fica o complexo enoturístico. Em 2015, a empresa adquiriu ampla área de terra, antes pertencente ao Frigorífico Frivas, e desde então vem investindo no local para receber sua produção e também para que se torne um atrativo turístico.

Vinícola Campestre

Líder em vendas de vinhos de mesa, a Vinícola Campestre está localizada em uma região alta, onde faz frio boa parte do ano e verões secos com noites amenas, o que garante boa qualidade das uvas.  Em 2019, a empresa produziu uma média de 34 milhões de garrafas de vinho e 2 milhões de litros de suco de uva. A empresa produz vinhos finos, assinados pelo rótulo Zanotto, que leva o nome da família do proprietário, vinhos de mesa com o rótulo Pérgula, sucos de uva e maçã.

Inspirada nas grandes vinícolas europeias (não é por menos que logo ao chegar, me senti na Toscana),   a Vinícola Campestre investiu pesado no seu projeto arquitetônico e paisagismo. O que eu achei muito bacana do projeto, foi terem preservado e destacado com um Museu, a história do Frigorífico Friva, que funcionava no local e foi muito importante para o desenvolvimento da região.

Vinícola Campestre

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois a maioria dos planos de saúde não oferecem cobertura nacional. Faça a sua cotação para encontrar o melhor preço. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Assim que chegamos na Vinícola Campestre fui impactada por sua linda fachada. Fomos recebidos no varejo e em seguida iniciamos um passeio pelo complexo, acompanhados pelo enólogo André Donatti. Visitamos os lindos parreirais, onde conhecemos um pouco mais sobre cada variedade de uva ali plantada. Uma delícia visitar os parreirais durante o verão, época que estão carregados de uvas, tornando ainda mais bonito o cenário.

Vinícola Campestre

Vinícola Campestre

Depois seguimos passeando pelos jardins, que inclui um lago, espaço para lareira ao ar livre e também um museu com vários utensílios utilizados na produção de vinhos. Como eu já comentei, os espaços externos são muito bonitos, com muitos lugares lindos para fotos.

Vinícola Campestre

Vinícola Campestre

Embarcamos em uma espécie de trenzinho para conhecer os parreirais distantes do prédio principal da vinícola. A propriedade inclui também aéreas verdes para ovelhas e oliveiras.

Vinhedos em Vacaria

Depois do passeio, foi hora de entrar na vinícola de verdade e aprender o processo de fabricação dos vinhos, ver como os rótulos são engarrafados, conhecer a cave subterrânea e também ver como a Vinícola Campestre e a produção de vinhos evoluiu ao longo dos anos. A Vinícola Campestre possui um Museu do Vinho e também mantem o Museu Friva, que mostra um pouco da história do frigorífico que funcionava no local.

Vinícola Campestre

Vinícola Campestre

Tivemos a oportunidade de conhecer o futuro restaurante da Vinícola Campestre, onde fomos recebidos para um almoço harmonizado com o Sr. João Zanotto e também com a equipe de marketing. Foi uma ótima oportunidade de degustar os produtos da vinícola e conhecer os lindos ambientes do restaurante e espaço para eventos.

Vinícola Campestre

Vinícola Campestre

Atividades na Vinícola Campestre |

 -Varejo: A loja é aberta ao público e está localizada ao lado da portaria da Vinícola Campestre. A loja é linda e além de ter a linha completa de produtos Pérgola e Zanotto, há uma seleção de outros produtos, como chocolates, azeites, cosméticos e também utensílios como taças, abridores de garrafa, entre outros.

Vinícola Campestre

No local é possível também degustar os bons vinhos e sucos de uva da Vinícola Campestre, acompanhados de algumas sugestões do bistrô localizado no local. Não deixe de subir ao segundo andar do varejo, dar uma espiada no lindo terraço com vista para os parreirais.

Vinícola Campestre

– Visitação: A visitação ao complexo da Vinícola Campestre acontece diariamente em dois horários: 9h30min e 14h30min e tem duração aproximada de 2 horas. Durante  visita, que é acompanhada de um enólogo, os visitantes tem a oportunidade de conhecer os vinhedos, o processo de vinificação, visitar os museus e caves, além de degustar 3 vinhos e 1 espumante, levando para casa uma taça de brinde. A visita é paga. Em fevereiro de 2020 está custando R$ 50,00, sendo que R$ 20,00 são revertidos em compras na loja.

Espumante Zanotto

Em breve haverá também a opção de cestas de piquenique, para degustar nos jardins do complexo. Assim que estiver disponível, atualizo o post com a informação.

Confirme valores para a data da sua visita:

➞ VINÍCOLA CAMPESTRE – Complexo Enoturístico

BR 116 – Km 30 / nº 1410 – Passo da Porteira – Vacaria/RS

Telefones: (54) 3511-6060 e (54) 9 9655-3377

www.vinicolacampestre.com.br

Vinhos preferidos |

Não sou nenhuma entendedora master hiper mega de vinhos, mas como dizem por aí, vinho bom é o que você gosta de beber. E eu gostei de vários vinhos da Vinícola Campestre. Gostei tanto que passei na loja para trazer algumas garrafas para casa. Entre meus vinhos preferidos estão o Zanotto Rosé Merlot, o Zanotto Sirah e o Zanotto Gewürstraminer, que aliás cativou meu coração.

Syrah Zanotto

Novidades para os próximos anos |

O complexo da vinícola em Vacaria  é totalmente novo, os passeios de enoturismo iniciaram no final do mês de janeiro, mas há muitos planos para os próximos anos. A grande novidade é a implementação de um hotel, dentro da área da vinícola. O hotel será maravilhoso e contará com piscinas de águas termais. Já quero me hospedar na Vinícola Campestre.

Outra novidade que deve estar em funcionamento nos próximos meses é o restaurante. O local já está pronto, é lindo e atualmente está aberto apenas para eventos. O momento é de definição do cardápio para em em seguida abrir ao público.

Sugestões de roteiros |

Para quem quiser estender o passeio, além da Vinícola Campestre, há várias outras opções de destinos interessantes a uma curta distância.

Algumas sugestões de roteiros:

  • São José dos Ausentes com seus 8 cânions e mais de 127 cachoeiras mapeadas na região. Foi o passeio que fizemos. Ficamos 3 noites hospedados na Estância das Flores, que por si só, já é motivo para conhecer a região.
  • Hotéis Fazenda da região de Lages. Ainda não conheço, mas estou louca para conhecer o Hotel Fazenda Boqueirão
  • A linda cidade de Antonio Prado. Nós passamos um final de semana muito gostoso conhecendo Antonio Prado e Flores da Cunha. Veja mais detalhes desse passeio nesse link.
  • Para quem ama Morangos: a deliciosa Hospedaria Rio de Vento. Veja mais detalhes desse lugar incrível que inclui pousada e um misto de bar e restaurante onde são cultivados morangos nesse link.
Estância das Flores
Degustando um delicioso Syrah Zanotto na Estância das Flores

Veja mais posts sobre a Serra Gaúcha |



Para ver mais fotos, dicas e vídeos, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, e pela #ViagensQueSonhamosNosCanions

Vinícola Campestre



* Conhecemos o região dos Campos de Cima da Serra a convite da Anelise Zanoni do Travelterapia – Way Content, da Vinícola Campestre e da Estância das Flores. Ficamos muito felizes com a oportunidade e agradecemos o convite para conhecer lugares tão lindos do nosso estado.

 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *