Search
Close this search box.

Trem dos Vales | Passeando de trem no Vale do Taquari

O Trem dos Vales está novamente na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, levando passageiros pelos trilhos da Ferrovia do Trigo e pela Ferrovia Tronco Principal Sul.


Leia também:

O grande diferencial dos passeios do Trem dos Vales são as paisagens deslumbrantes entre vales e montanhas. O Trem dos Vales está alavancando o turismo da região, com um passeio diferenciado que promete ser  permanente, pelos trilhos do Vale do Taquari.

Fizemos o Trem dos Vales e vamos compartilhar com vocês como é ser passageiro do Trem dos Vales, na Ferrovia do Trigo, como comprar os ingressos, passeios alternativos para você fazer no mesmo dia do Trem dos Vales, roteiros existentes e protocolos utilizados para evitar o coronavírus.

trem dos vales

Trem dos Vales

O Trem dos Vales é operado pela ABPF, Associacao Brasileira de Preservação Ferroviária, pela regional de SC com sede em Rio Negrinho. Esse passeio funciona como “trem comemorativo”, com datas específicas, agendadas com antecedência, para acontecer. O objetivo é tornar esse passeio como sendo “trem turístico”, o que espera-se que demore ainda uns 2 ou 3 anos para acontecer. Nesse caso, o passeio aconteceria como um roteiro permanente.

Trem dos Vales

O Trem dos Vales já aconteceu em anos anteriores e em 2020 o trem voltou ao Vale do Taquari para fazer as rotas Muçum – Guaporé e Colinas – Roca Sales. São apenas algumas datas e tem sido um enorme sucesso com tickets esgotados com antecedência. O grande diferencial do Trem dos Vales, em comparação a outros passeios de trem, são as paisagens entre vales e montanhas do Vale do Taquari, que realmente são de tirar o fôlego. É um passeio de trem para apreciar as paisagens.

*Muçum-Guaporé

Nós fizemos o roteiro Muçum-Guaporé,  com 46 km de extensão e 2 horas de duração, pela Ferrovia do Trigo, passando  por 17 viadutos e 26 túneis. O roteiro pode ser realizado em ambos sentidos, sendo que pela manhã o trem parte de Guaporé e a tarde, parte de Muçum.

Recomenda-se chegar a Estação Ferroviária de Muçum com pelo menos 30 minutos de antecedência pois o trem parte pontualmente às 14 horas. Na estação há alguns food trucks e quiosques para vendas de bebidas, lanches e lembranças. Também havia música ao vivo e o clima era de muita empolgação. Antes do embarque também é uma boa hora para fotografar o trem.

trem dos vales

O embarque é bem organizado e cada vagão possui um guia/monitor que durante o trajeto vai mostrando detalhes da paisagem. Também há venda de bebidas e alguns lanches dentro dos vagões.

No passeio que fizemos, o trem estava operando com 13 vagões e a locomotiva era um modelo a diesel de 1968. Os vagões são de modelos diferenciados. Alguns que entrei para conhecer, vieram importados da Bélgica e são da década de 20. Totalmente restaurados. O vagão que viajamos foi produzido no Brasil, na década de 30 e tem importância histórica pois levou o presidente Getúlio Vargas, em suas viagens pelo sul do Brasil.

trem dos vales
Vagão importado da Bélgica
trem dos vales
Vagão que levou Getúlio Vargas

Assim que o trem apitou, partimos em direção à Guaporé. Como eu já mencionei, as paisagens são deslumbrantes e eu espero que você tenha a sorte de poder fazer o passeio em um dia lindo de sol, como nós fizemos. São túneis, vários viadutos importantes, como o Viaduto 13, o Viaduto Mula Preta e o Pesseguinho. No Viaduto 13, o mais alto viaduto das Américas, o trem faz uma parada de alguns segundos, para que os passageiros consigam o fotografar a paisagem. É proibido desembarcar do trem.

trem dos vales
Foto: Edu Viero

Conversando com o pessoal da ABPF, eles comentaram que uma das dificuldades encontradas em tornar o Trem dos Vales um trem turístico é o grande número de pessoas que usam os trilhos na região, para outras finalidades, como passeios, caminhadas e trilhas. Em um dos viadutos, o trem teve que parar, pois havia um ciclista sobre os trilhos. O trem parou, solicitou que o ciclista se retirasse e seguiu viagem. Nos túneis também era possível escutar pessoas gritando encostadas nas paredes, enquanto o trem passava.

trem dos vales

Ferrovia do Trigo

O trem segue viagem em uma velocidade aproximada de 30 km/h e são 2 horas de viagem até Guaporé. Próximo das 16h chegamos na Estação Ferroviária de Guaporé, onde fomos recebidos com música ao vivo e uma boa estrutura com banheiros, quiosques para venda de bebidas e lanches e alguns receptivos para passeios locais. Vimos também uma locomotiva Maria Fumaça estacionada por lá.

Nós embarcamos nos ônibus designados a trazer os passageiros de volta à Estação de Muçum, onde o nosso carro estava estacionado.

*Colinas-Roca Sales

O roteiro Colinas – Roca Sales possui algumas diferenças em relação ao trajeto que participei. Nesse roteiro o trajeto é mais curto, são aproximadamente 17 km, com duração aproximada de 1h. A paisagem também muda. Nesse roteiro os trilhos margeiam o rio Taquari e passam por dois túneis.

Outra grande diferença é a locomotiva utilizada. No roteiro de Colinas a Roca Sales, será utilizada uma locomotiva a vapor, mais conhecida como Maria Fumaça. No trajeto de Muçum a Guaporé não é utilizada Maria Fumaça, pelo grande número de túneis (a fumaça seria um problema nos longos túneis) e relevo montanhoso. Já no trajeto Colinas – Roca Sales, são apenas dois túneis, durante os 17km da ferrovia tronco principal Sul. Farei o roteiro Colinas-Roca Sales em novembro e volto para compartilhar com vocês minhas percepções sobre esse trajeto.

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, mesmo para viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Trem dos Vales 2021

As datas para o Trem dos Vales em 2021:

▪️6, 7, 13, 14,15, 19, 20,21,27,28 de novembro

▪️4,5,11,12,17,18,19,22,26,28,29,30 de dezembro

▪️2, 7, 8 e 9 de janeiro

Ingressos para o Trem dos Vales 2021:R$ 139,00

Já a venda com agências parceiras ou através do site do Trem dos Vales

Ferrovia do Trigo

Como nesse momento o passeio está acontecendo em datas específicas (não é um passeio fixo), os ingressos tem esgotado com bastante antecedência. São poucas datas de passeios.

Passeios e hospedagem próximo ao Trem dos Vales

O Vale do Taquari oferece muitos passeios bacanas e lugares com paisagens lindas. Como o assunto desse post é o Trem dos Vales, irei me limitar a sugerir passeios e hotéis próximo as Estações de Trem para quem desejar aproveitar o passeio do trem para conhecer mais algum local, ou mesmo almoçar antes ou depois do passeio.

-Muçum:

Bem próxima a Estação de Trem de Muçum fica o Viaduto 13, o mais alto viaduto das Américas e vale muito a pena conhecer, de outro ângulo, já que o trem passa sobre o viaduto. É possível chegar de carro bem perto do viaduto e também fazer trilhas para algumas cascatas próximas. Para saber mais, clique aqui.  Para almoçar recomendo a Casa Brandão que é um restaurante charmoso, e com comida caseira deliciosa.

Opções de hotel: Hotel Marchetti

-Guaporé:

Na cidade de Guaporé há duas vinícolas que podem ser uma boa opção de passeio, a Giaretta e a Scalco ou também o Parque Denardi, na vizinha cidade de Dois Lajeados.
Opções de hotel: Hotel Topo Gigio

-Colinas:

A cidade de Colinas tem se destacado no cenário da região com vários novos empreendimentos surgindo. Destaco a Vinícola Tassinary, para alguns drinks e petiscos, o Morro Thomas, para aquela vista uau e o Restaurante Antigo Armazém, que funciona aos domingos, servindo rodízio de risotos, massas e carnes.

Ainda entre Estrela e Colinas há a Cervejaria Sonora Artesanal, com um jardim lindo para degustar uma boa cerveja artesanal.

Opções de hotel: Estrela Palace Hotel – Hotel Executive

-Roca Sales:

Na cidade de Roca Sales, há dois lugares super charmosos para um passeio, drink ou piquenique: a Konstanz Haus e o Rancho Morro Alto, que é lindo também para o por do sol.

Opções de hotel: Tri Hotel

Protocolos  e Covid no Trem dos Vales

Um ponto que precisa ser destacado é sobre os protocolos de segurança para evitar a propagação do coronavírus. O trem está operando com 50% da capacidade, sendo um banco ocupado e outro livre, para manter o distanciamento e uso de máscara obrigatório.

Preciso fazer uma ressalva sobre um fato que presenciei e questionei. Havia um vagão sem os bancos vagos, porém era um vagão cujos tickets foram comprados na totalidade por uma agência de viagens. Então fica a dica, para caso comprar com alguma agência parceira, para questionar sobre o número de pessoas que será permitido por vagão, assim como sobre o distanciamento, que teoricamente é exigido.

Veja mais posts sobre destinos no RS

trem dos vales

 

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre passeios no Vale do Taquari, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosnoVale

Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com OMEUCHIP. Cupom 15% de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *