19 novembro 2016

Inhotim com crianças | Dez obras que irão encantar os pequenos visitantes

Inhotim impressiona pelas experiências  e surpreende pela beleza inspiradora. Seu acervo abriga mais de 500 obras, em um parque ambiental que vem se transformando em um jardim botânico. O Instituto Inhotim é um passeio imperdível, para quem visita Minas Gerais.
A mistura de parque, com jardim botânico e museu ar livre, desperta a curiosidade entre os visitantes e proporciona momentos de contato com a natureza.
O local é recomendado para todas as idades, mas são as crianças que mais se encantam, principalmente pelas milhares de oportunidades de descobertas e brincadeiras que o local proporciona. Eu já contei todos os detalhes do planejamento da nossa visita, com dicas de hospedagem, quais obras que mais gostamos e todos os detalhes da nossa visita de um dia ao Instituto Inhotim, no post "Conhecendo Inhotim | Dicas práticas para conhecer o parque que encanta todos os visitantes". Nesse post vou destacar as obras que encantaram o nosso pequeno viajante, e porque ficamos mais tempo apreciando e nos divertindo nessas dez obras.

Deixe-se se surpreender pelas obras e pelas descobertas e interpretações das crianças!
Troca-troca do Jarbas Lopes :
O Troca-troca ou os fuscas de Inhotim, encantam adultos e crianças pelo seu colorido. Impossível passar por ali e não querer fotografar. Os fuscas tiveram suas peças trocadas para que a composição se enchesse de cor e fizeram a viagem entre Rio de Janeiro e Curitiba com o artista antes de fazerem parte do acervo de Inhotim.

Galeria Cristina Iglesias:
A Galeria Cristina Iglesias encanta pelo desconhecido e pela sensação de interação e  descoberta. O passeio começa por uma trilha no meio da floresta até chegar a Galeria. Lá é preciso descobrir, por uma espécie de labirinto da onde se escuta o som da queda da água.

Galeria Cosmococa: 
Na Galeria Cosmococa, a interação começa logo que você chega ao espaço, sendo convidado a retirar o calçado. Só é possível entrar no espaço descalço. Mas logo que entrar, entende-se o porque disso. São quatro salas interativas com experiências diferentes. Em uma delas, você pode nadar em uma piscina ou apreciar quem está nadando, em outro várias redes convidam os visitantes a relaxar, outra sala é repleta de balões, e outra cheia de colchonetes. Nos divertimos muito brincando e imaginando muitas possibilidades com os balões e colchonetes.

Galeria Marilá Dardot: 
Uma das galerias mais bacanas para os pequenos, principalmente para os que estão na fase da alfabetização, como foi o nosso caso. Aqui, os visitantes são convidados a criar "obras"com os vasos em forma de letras do alfabeto, pelo jardim. Tudo está a disposição dos visitantes: os vasos em forma de letras, avental de jardineiro, pás, terra, sementes de flores e regador, para concluir a tarefa com sucesso. Aí é só você entrar com a imaginação e criar palavras.



Piscina do Jorge Macchi: 
Como o nome diz, a obra de Jorge Macchi é uma piscina, que imagino deve ficar lotada em dias de calor, pois seu uso é liberado entre os visitantes e esse é o objetivo da obra, que ela seja utilizada, criando experiências diferentes.
Infelizmente visitamos Inhotim durante o inverno e a água estava muito gelada para o banho de piscina. Teremos que voltar no verão.

Elevazione do Giuseppe Penone:
A Elevazione não é uma obra para interagir, mas sim para apreciar e pensar na natureza, mostrando para as crianças, a importância da preservação. A obra é formada por  uma árvore de bronze que se apoia em cinco outras árvores reais.

Magic Square do Hélio Oiticica:
Uma das obras símbolos de Inhotim, o Magic Square, convida os pequenos visitantes a um jogo de esconde esconde. Não é possível encostar nas paredes, mas sim interagir com a obra, as formas e as cores de outras maneiras.


Sem título, do Edgar de Souza:
As esculturas em bronze em diferentes posições inusitadas, representam uma figura masculina sem cabeça.
Não é possível se aproximar da base onde estão localizadas as esculturas, mas acredito que todas as crianças tenham vontade de repetir as posições das esculturas. 

Galeria Doug Aitken:
Quem nunca teve curiosidade em ouvir o som da terra? Na Galeria Doug Aitken é possível escutar o som produzido pela terra, através de  um buraco de 200 metros de profundidade com microfones potentes que reproduzem o som.

Narcissus Garden, do Yayoi Kusama:
Outra obra que se modifica com o ambiente externo, o Narcissus Garden é composto por 500 esferas de aço inoxidável, flutuando sobre o espelho d’água. As esferas se modificam conforme o vento, ou mesmo alguma modificação produzida pelos visitantes. Também é bacana porque elas refletem o ambiente externo, a vegetação e as pessoas que estão apreciando o conjunto da obra.

Outras dicas práticas para conhecer Inhotim |
* Evite filas, adquira o ingresso antecipado com a Oturi, Operadora de Turismo Oficial de Inhotim.
* É possível adquirir ingressos na hora, mas normalmente as filas são grandes.
* Crianças até 5 anos tem entrada liberada. Crianças entre 6 e 12 anos, pagam meia entrada. Lembrando que nas quartas feiras, o acesso é liberado para todas as idades.
* Não deixe de adquirir, o ticket que da direito ao transporte interno. Faz muito diferença, principalmente para quem está visitando Inhotim com crianças. Além de ser uma diversão, andar de carrinhos elétricos.

* Se tiver tempo disponível reserve dois dias para visitar Inhotim. Nós visitamos o parque em apenas um dia, e conseguimos ver quase todas as obras, mas se tivéssemos dois dias, poderíamos ter feito os roteiros com mais calma.
* Hospede-se em Brumadinho. Nós ficamos hospedados na maravilhosa Pousada Vista da Serra. Contei todos os detalhes da hospedagem no post "Pousada Vista da Serra, se hospedando com charme e aconchego em Brumadinho". Para ver outras opções de hospedagens, clique aqui. 
* Se estiver hospedado em Belo Horizonte existe a possibilidade de utilizar o transporte executivo da Oturi, que parte da Savassi. Mais informações aqui
* Deixe a criança fotografar. Foi uma diversão ter dado uma câmera para o guri fotografar Inhotim. Ele se interessou bem mais, pois queria fotografar de diversos ângulos, mesmo as obras que não tinham interação direta, ou mesmo as bonitas paisagens do local.
 

* Não esqueça de levar protetor solar, roupa leve e calçado confortável. Não esqueça que se caminha muito por lá, mesmo utilizando o transporte.

Nós amamos Inhotim. É um programa imperdível para todas idades, mas com crianças, a imaginação corre solta e a interação com as obras é ainda maior, além de ser um local lindo, com muita área verde e jardins para se divertirem ao ar livre.
Para ver mais fotos, siga nosso perfil no Instagram - @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosemMinas
Outros posts sobre Minas Gerais:
* Passeando de Maria Fumaça em Minas Gerais
* Dica de hospedagem com criança em São João Del Rei
* Roteiro de dois dias pelas cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes
* Passeando de Maria Fumaça em Minas Gerais
* Ramada Encore Minascasa | Dica de hospedagem em Belo Horizonte
* Conhecendo a Pampulha, o novo Patrimônio Mundial da Unesco
* Pousada Vista de Serra, se hospedando com charme e aconchego em Brumadinho
* Conhecendo uma Mina de Ouro em Ouro Preto
* Ouro Preto em dois dias, com dicas de hospedagem e roteiro pela cidade
* Inhotim | Dicas práticas para conhecer o parque que encanta todos os visitantes
Quer reservar hotel em Brumadinho?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos. 

4 comentários:

  1. Se eu já me diverti horrores na Cosmococa e em outros espaços do Inhotim, imagine as crianças? Preciso muito voltar aí com a minha pequena. Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,
      Volte com a pequena sim!!!! Ela irá adorar!

      beijos

      Excluir
  2. Esse pequeno viajante é vibrante, percebe-se pelo olhar e sorriso dele. Uma Graça ! Esse parque é uma experiência muito rica mesmo. Ainda não conheço mas quando for seguirei suas dicas valiosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lilian,
      Não deixe de conhecer Inhotim. Você irá amar!
      beijão

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter