Search
Close this search box.

Vindima 2018 – Atrações para se deliciar e divertir na Serra Gaúcha

Chegou 2018 e com ele, a época mais aguardado do ano na região vinícola da Serra Gaúcha, a vindima. A vindima é um período de festa, celebrando a colheita da uva e valorizando a cultura e tradições trazidas pelos imigrantes italianos, mas também de muito trabalho. 

Entre meados de janeiro e meados de março, em pleno verão, é realizada a colheita das uvas nos parreirais, para depois elaborar os deliciosos vinhos, sucos, espumantes e outros produtos produzidos com a fruta. Para nós visitantes, que não colocamos a mão na massa (ops, no trabalho braçal) há várias oportunidades de vivenciarmos a cultura dos imigrantes italianos que aqui chegaram, com muita festa, muita comida e diversão regada obviamente,  vinho e suco de uva.

Para quem quiser visitar o destino, o Zarpo, clube de viagens online, possui tarifas exclusivas para o Rio Grande do Sul. Acesse aqui e confira!

Vinícolas, hotéis, agências e restaurantes preparam atividades especiais, onde o grande destaque é a colheita e pisa da uva, acompanhado de muita música, vinho e delícias da gastronomia italiana. Ano passado tivemos a oportunidade de participar da grande festa que é promovida a vários anos pelo Hotel Villa Michelon, chamada La Bella Vendemmia. Além de colher as uvas nos parreirais, pisar a uva, sempre acompanhados de música italiana e degustar a farta gastronomia, aprendemos muito sobre a cultura e tradições dos imigrantes que chegaram na região. Foi inesquecível e rendeu fotos lindas.

Leia o post “Vindima no Vale dos Vinhedos” para conhecer todos os detalhes da nossa experiência.

A abertura oficial da Vindima 2018, acontece no final de semana dos dias 19 e 20 de janeiro, mas as programações seguem até meados de março. Veja as opções de atividades especiais durante esse período, na região, mas não esqueça que é altamente recomendado fazer reserva antecipada, pois muitas atividades já estão esgotadas, para você não perder a oportunidade de participar da festa.

Vindima em Bento Gonçalves |

Bento Gonçalves preparou um extensa programação para o período da Vindima na cidade. Você pode ver a programação completa aqui. Veja abaixo as sugestões de atividades especiais que estarão acontecendo durante todo o período:

Colheita Feliz na Casa de Cucas Vitiaceri, no Caminhos de Pedra

Durante a colheita, além de passear pelos parreirais, pode-se colher as uvas. Não deixe de provar as cucas que são deliciosas.

Horário: das 9h às 18h

Informações: (54) 3455-6362

Vinícola Cristófoli

Além do já tradicional Edredom nos Parreirais, que a gente super recomenda, a Cristófoli está oferecendo o Tour Vinho & Paisagem e também Almoços Harmonizados no jardim. A Cristófoli também está oferecendo a atividade Entardecer da Vindima, nos dias 20/01, 11 e 12/02, porém essa atividade já encontra-se com todas as vagas preenchidas.

Almoços harmonizados: 12h até às 15h, aos sábados

Tour Vinho & Paisagem: 10h30min às quintas e sábados

Informações: cristofoli@vinhoscristofoli.com.br

Vinícola Cainelli

A vindima na Cainelli é uma verdadeira festa. A atividade especial inclui visita ao museu, recepção pela família, caminhada pela estrada do vinho, colheita, saboroso “merendim”, volta a vinícola com tuc-tuc e pisa das uvas.

Vindima na Cainelli: às 9:30 e às 16:00, duração 150 minutos

Informações: cainelli.enologo@gmail.com | 54 3458 1441

Vinícola Lovara

O evento chamado Brinde das Estrelas combina  um jantar harmonizado Lovara com música ao vivo e delícias italianas em meio aos vinhedos.

Horário: sextas e sábados às 19h30

Informações e Reservas: (54) 2102-9005

Vinícola Cave de Pedra

A Cave de Pedra está oferecendo Degustação às cegas. Nesta modalidade o turista, vendado, tenta desvendar as características das bebidas que está degustando sob orientação da sommelière da vinícola.

Período:  quartas e quintas-feiras às 15h

Informações e Reservas: (54) 3459.1267 ou varejo@cavedepedra.com.br 

Sagra Trentina

Os visitantes recebem chapéu de palha e taça para visitar os parreirais, fazer a pisa da uva e conhecer a história da imigração.

Período: Durante todo o período.

Local: Complexo Espaço Uva e Vinho – Linha 8 da Graciema, SN, RS 444 – km 18,6 – Vale dos Vinhedos

Informações: (54) 99142 7711 / 99924 0604 ou trentinopromozioni@gmail.com

Casa Valduga

A Valduga oferece um dia especial de atividades que inicia com café da manhã servido sob os parreirais, colheita das uvas, visita a unidade de vinificação, almoço típico italiano no restaurante Maria Valduga, café da tarde no porão da casa da Dona Maria Valduga, visita a Capela das Neves, pisa das uvas e jantar de encerramento com atração especial.

Local: Casa Valduga – Vale dos Vinhedos.

Informações e reservas: (54) 2105.3154 ou reservas@famigliavalduga.com.br

Festa da Colheita no Hotel & Spa do Vinho

O Hotel & Spa do Vinho oferece Festa da Colheita com almoço típico, colheita e pisa das uvas.

Período: Durante todo o período.

Informações: (54) 2102.7200 ou reservas@spadovinho.com.br

Caccia ai Rancholetti

Colheita e caçada aos últimos grãos de uva, os mais apreciados e raros da Vindima, finalizando com  Chá da Tarde nos Parreirais.

Período: Durante todo o período

Local: Complexo Espaço Uva e Vinho. Linha 8 da Graciema, SN, RS 444 – km 18,6 – Vale dos Vinhedos

Informações: (54) 99142 7711 / 99924 0604 ou trentinopromozioni@gmail.com

La Bella Vendemmia

La Bella Vendemmia é o evento promovido pelo hotel Villa Michellon, em todas as sextas feiras, durante o período da vindima. Os hóspedes e visitantes ( não é mais preciso estar hospedado para participar da festa) são recepcionados com uvas durante o check in e recebem chapéu de palha taça e um pen drive das fotos do evento. A programação inicia às 17h, todas as sextas feiras com colheita de uvas no parreiral modelo, pisa das uvas (esmagamento das uvas com os pés), e após colacion e Filó na Casa do Filó. Crianças são super bem vindas e além das atividades especiais da Vindima, possuem uma extensão programação com monitores, incluindo alimentar os animais da fazendinha do hotel. Veja a nossa experiência nesse post.

Cainelli, Salton e Cristófoli

Fascínios da Vindima é um passeio de dia inteiro, realizado pela Giordani Turismo, a mesma empresa que opera o trem Maria Fumaça. O Tour inclui atividades na Vinícola Cainelli, na Salton e na Vinícola Cristófoli, incluindo a colheita e pisa da uva, visita a vinícola onde é possível conhecer o processo de elaboração de vinhos,  curso de degustação harmonizado e um almoço típico italiano. 

Informações e reservas: (54) 3455.2788 ou faleconosco@giordaniturismo.com.br

Vinhos Larentis

Em meio aos parreirais da Vinhos Larentis você pode desfrutar de um delicioso piquenique com cesta com pão, tábua de frios, geleias, toalha xadrez, almofada, uma garrafa de vinho ou de espumante ou de suco a cada duas pessoas, e uma taça colorida personalizada por pessoa como brinde. Também são realizadas visita e degustação sem custo adicional.

Período: aos sábados e domingos, das 14h às 18h

Informações: (54) 3453.6469 ou larentis@larentis.com.br

Vinícola Pizzato

Degustações harmonizadas  com queijos e Vinhos/Espumantes PIZZATO e charcutaria e Vinhos/Espumantes PIZZATO

Período: Durante todo o período.

Informações: (54) 3055-0440 / 99676 7044 ou turismo@pizzato.net

Dal Pizzol Vinhos Finos

Pela primeira vez a Colheita do Vinhedo do Mundo, não será apenas para convidados e sim, aberta ao público que desejar participar da atividade. São apenas 40 vagas, no dia 03 de fevereiro.

A Colheita do Vinhedo do Mundo – terceira maior coleção de uvas do planeta – será vivenciada na prática por cada participante, que terá a oportunidade de colher uma variedade de uva entre as 400 de mais de 30 países de todos os continentes que compõem este acervo.  Outra inovação da edição é o almoço ao ar livre, harmonizado com vinhos e espumantes Dal Pizzol.

Quando: dia 3 de fevereiro, das 10h30min às 15h. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3449.2255 ou pelo e-mail andressa@dalpizzol.com.br

Vindima em Garibaldi |

A Capital Nacional do Espumante também está com atividades especiais durante o período da vindima. O Veraneio da Vindima, oferece experiências enogastronômicas, degustações e atividades especiais para celebrar essa época do ano. Veja a programação completa aqui.

Vinícola Garibaldi

A Vinícola Garibaldi oferece Degustação às cegas, em três opções: Degustação Premium com 2 vinhos ícones (Acordes)+ 1 Espumante Extra-Brut ícone (Acordes)+ Moscatel+ Suco Orgânico,

Degustação Master com 2 vinhos ícones (Acordes)+ Espumante Giuseppe Garibaldi Brut+ Moscatel+ Suco Orgânico ou Degustação Gold com 1 vinho ícone (Acordes)+ Espumante Brut+ Moscatel+ 1 tinto ou branco+ Suco de Uva Integral

Duração: Visita com degustação, 1h15min. Apenas degustação, 50min.

Vinícola Peterlongo

A Peterlongo oferece Tour na vinícola com harmonização. A Peterlongo tem grande destaque na cidade pela sua arquitetura em forma de castelo. Os parreirais e o jardim é lindo e costuma ficar repletos de uvas mesa época do ano.

Período: diariamente perante agendamento prévio. Duração de 2h.

No dia 03 de fevereiro, a Peterlongo terá mais uma edição do Wine Movie. O filme dessa vez será Comer, Rezar e Amar. A edição será especial em comemoração à vindima. O público poderá colher e saborear uvas, direto dos vinhedos, além de degustar vinhos e espumantes assistindo ao filme no meio dos parreirais à sombra de uma nogueira e dp castelo centenário.

Quando: 3 de fevereiro às 20h. Ingressos no site www.sympla.com.br

Trattoria Primo Camilo

O delicioso restaurante, durante essa época do ano oferece um ambiente externo, aonde será possível jantar embaixo de um belíssimo parreiral orgânico.

Valle Rustico Restaurante

Oferece menu experiência (6 pratos) com harmonização de 4 tipos de vinhos; menu Natureza (10 a 12 pratos) com harmonização de 6 tipos de vinho.  Já contei sobre a nossa experiência maravilhosa no Valle Rustico no post “Cinco lugares para se deliciar entre Bento e Garibaldi”.

Vilmar Bettú

Turismo Enológico: visitas e degustações, com agendamento prévio.

Vindima em Flores da Cunha |

Flores da Cunha é outra cidade da Serra Gaúcha que está investindo forte nos eventos e experiências da vindima. A cidade abriga várias vinícolas e também paisagens incríveis. Leia o post “Flores da Cunha, um roteiro por vinícolas, belas paisagens e boa gastronomia na Serra Gaúcha” para conhecer um pouco mais sobre as atrações da cidade. Flores da Cunha que é a maior cidade produtora de vinhos do país, organizou diversas atividades acolhedoras e diversificadas que acontecerão até o dia 25 de março, e que possibilitam aos turistas conhecer um pouco da cultura italiana, além de como é realizada a colheita da uva e a produção de vinhos, sucos e espumantes.

Entre as atrações se destacam-se :

Propriedade Rural Fernandes Muraro

Pisa da uva e Passeio de Carretão

Informações: Local:  Mediante agendamento prévio(nos meses de janeiro e fevereiro) 54 99971-9219 – fernandes.muraro@gmail.com 

Roteiro Compassos da Mérica

Passeio pelos vinhedos, colheita e pisa da uva (esmagamento com os pés, método antigo que passou a compor o folclore da região) para a elaboração de vinho. Gastronomia típica italiana acompanhada do vinho produzido no local. O visitante recebe um brinde personalizado com uma garrafa de vinho produzido artesanalmente. Visita à produção de cogumelos. Almoço típico e visita Vinícola artesanal com pequeno museu de utensílios gaúchos. 
Informações: Saídas diárias mediante agendamento prévio

Dia de Colheita na Vinícola Luiz Argenta

Passeio pelos vinhedos de carretão, colheita da uva destinada à elaboração dos vinhos safra 2018, degustação exclusiva com análise sensorial e descoberta dos aromas dos vinhos e espumantes às cegas.

– Almoço no Restaurante Clô, com menu completo temático harmonizado com vinhos e espumantes da vinícola.

– Visita guiada por enólogo para conhecer o processo de vinificação por gravidade e a cave da vinícola Luiz Argenta.Local: Vinícola Luiz Argenta

Informações: Em datas específicas nos meses de janeiro e fevereiro,  das 09h30min às 16h30min. Grupos de no máximo 10 pessoas e no mínimo seis pessoas. Acessível somente para maiores de 18 anos. Necessita agendamento – 54 3292-4477 – luizargenta@luizargenta.com.br

Vindima em Gramado e Canela |

Embora as cidades não tenham grande tradição vinícola, há duas boas opções para conhecer na região. Veja o post “Vinícolas para visitar em Gramado e Canela” para conhecer todos os detalhes.

Tour sabores Inesquecíveis 

Inclui visita e degustação na Vinícola Jolimont, pisa das uvas, almoço, visitação ao Alambique Flor do Vale e visita à fábrica de Chocolates Prawer.

Informações: O tour só é vendido por agências e deve ser agendado com antecedência. Reservas com Dionatan – 54 9 9954.2756



Vinícola Ravanello

Um final de tarde especial com colheita da uva, passeio pela vinícola, tour interno, vinificação das uvas colhidas e degustação dos vinhos. Inclui jantar harmonizado preparado pelo chef Vinicius Costa.

Informações: Dia 24 de fevereiro, das 17h às 23h. Necessita agendamento através do email vinicolaravanello@vinicolaravanello.com.br ou 54. 99668-6400

Onde se hospedar para participar da Vindima |

Hotéis econômicos: 

Hotéis moderados: 

Confira as melhores tarifas para hospedagem na Serra Gaúcha

Hotéis com experiências especiais durante a Vindima:

Delícias da festaLa Bella Vendemmia
  • Hotel & Spa do Vinho, oferece check-in com coquetel temático italiano, jantar  temático “História da Vindima no Vale dos Vinhedos”, serviço de boa noite com kit Festa da Colheita, café da manhã colonial e Festa da Colheita – Almoço Típico com Colheita Pisa das Uvas, Noite de Queijos & Vinhos.
  • Pousada Villa Valduga, oferece  resgate histórico, através do café da manhã sob os vinhedos e a colheita e pisa das uvas.
  • Farina Park Hotel, oferece curso de degustação de vinhos e uvas frescas na recepção.
  • Pousada Florenza, oferece pacote especial de três dias e duas noites, com passeios.

A vindima é um período maravilhoso para visitar a região, mas a Bento Gonçalves e Garibaldi oferecem atrativos  e experiências em vinícolas o ano inteiro. Veja as nossas sugestões no post 

“Vinícolas com experiências inesquecíveis na Serra Gaúcha”

➜ Outros passeios e experiências entre Bento Gonçalves e Garibaldi:

* Parque da Ovelha, o melhor de Bento Gonçalves com crianças

* Rota das Cantinas Históricas | Vinhedos, cantinas e belas paisagens em Bento Gonçalves

* Edredom nos Parreiras, experiência única em Bento Gonçalves

* Caminhos de Pedra, roteiro de um dia na Serra Gaúcha

* Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

* Vale dos Vinhedos em três passeios saborosos

* Cinco lugares para se deliciar entre Bento Gonçalves e Garibaldi

* Hotel Casacurta, charme e bem receber na Serra Gaúcha

* Garibaldi, um final de semana na Capital Nacional do Espumante

* Onde se hospedar no Vale dos Vinhedos com crianças

* Vindima no Vale dos Vinhedos

* Roteiro de um final de semana na Capital Nacional do Espumante

* Dez programas para fazer em família em Garibadi

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito. Reserve seu hotel no HOTEIS.COM e pague parcelado em até 12 vezes em reais, sem cobrança de IOF.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *