Search
Close this search box.

10 Programas para fazer com as crianças em Garibaldi

Você já deve ter ouvido falar na linda cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha. A Capital Nacional do Espumante é muito conhecida entre os apreciadores da bebida, dos apaixonados pela Serra Gaúcha e também em função de dois grande eventos que acontecem na cidade, a Fenachamp, que em 2017 acontecerá entre 5 e 29 de outubro e o Garibaldi Vintage, evento super bacana que tivemos a oportunidade de participar em março e que terá nova edição em 17 novembro de 2017.

Leia o post “Garibaldi, um final de semana na Capital Nacional do Espumante”, para conhecer nossa sugestão de roteiro pela cidade, dicas de hospedagem e restaurantes deliciosos. 


Mas muitas vezes o destino pode ser confundido como um local não recomendado para crianças, uma vez que os roteiros mais famosos e tradicionais incluem visitação às vinícolas. Saiba que até as vinícolas se modificaram e crianças são muito bem vindas e recebidas com suco de uva e em algumas, espumante sem álcool, se os pais liberarem a degustação. Mas Garibaldi, oferece aos pequenos visitantes, muito mais do que apenas suco de uva. São muitas atrações divertidas para curtir com a família completa. Confira os nossos passeios preferidos na cidade:

1. Passear de Tim Tim

O Tim Tim é um caminhão GMC da 2º Guerra Mundial, adaptado para transportar os turistas pelo centro da cidade, conhecendo a história da Rua Buarque de Macedo, onde se encontram belos exemplares de arquitetura de época, e também outros lugares que fazem a história do município. O nome é uma alusão aos brindes feitos com espumante.

Mais do que o aprendizado da história da cidade, as crianças adoram o meio de transporte, principalmente em função das diferenças em relação aos caminhões de hoje em dia.

O passeio acontece todos os sábados, às 11h, com saída em frente a Cooperativa Vinícola Garibaldi.

2. Brincar no Sítio Crescer

Localizado próximo ao centro da cidade, o Sítio Crescer é um local para conhecer mais sobre a produção de alimentos orgânicos, e também curtir lindos momentos ao ar livre. Localizado em meio a uma paisagem deslumbrante, na área do sítio, é possível caminhar e avistar uma cachoeira, correr ao redor do açude e sentir a água correndo no riacho.

Além de toda beleza do local, no sítio há um playground esperando os pequenos visitantes, mas são os balanços em meio as árvores e o cachorro, mascote da propriedade, que despertam a curiosidade dos pequenos e novas brincadeiras.

O local recebe também visitantes através do hostel localizado na propriedade e organiza almoços e jantares mediante agendamento.

Sítio Crescer: (54) 98145-0037 –  sitiocrescer@gmail.com

3. Correr nos parreirais da Vinícola Peterlongo

A Vinícola Peterlongo é uma das atrações mais recomendadas em Garibaldi, tanto pela beleza, arquitetura e história da empresa, como também pela qualidade dos seus produtos. Em um primeiro momento pode parecer que vinícola não é local de criança, mas na Peterlongo toda a família se diverte.

Além da visitação tradicional, conhecendo o processo de fabricação dos espumantes, a linda Cave de Pedra, e degustação dos produtos (crianças podem brindar com espumante sem álcool), a Peterlongo tem um jardim lindo, com parreiral acessível e muito bem cuidado, e também eventos específicos  durante o ano.

Dodô e Isabela do blog Malas e Panelas brindando com espumante sem álcool

Durante a vindima, é possível colher uva nos parreirais e degustá-las, na sombra das árvores, além de garantir lindas fotos.

Vinícola Peterlongo: Segunda a domingo das 9h às 17h30min, sem fechar ao meio-dia. Contato: varejo@peterlongo.com.br – (54) 3462 1355

4. Ver a Maria Fumaça passar

Passeio conhecido entre todos os visitantes da Serra Gaúcha, o trem Maria Fumaça que percorre o trajeto em uma animada viagem entre as cidade de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, faz uma parada regada a muito espumante, suco de uva e cantoria na belíssima Estação Férrea de Garibaldi.

Vale a pena passar pela estação e acompanhar esse divertido momento, para ver de perto uma Maria Fumaça de verdade, originária da Alemanha, onde funcionava na década de 50.

Para conhecer mais detalhes do passeio, leia o post “Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha” e se quiser embarcar nessa viagem, compre os tickets com bastante antecedência com a Giordani Turismo que é a empresa que opera o passeio. O tickets costumam esgotar com meses de antecedência.

5. Andar de trator na Família Mariani

A Família Mariani, abre as portas da sua propriedade para mostrar aos visitantes a sua história, produção de vinho, suco de uva e vinagre, mas a atividade que todos adoram é passear de trator pela propriedade.

Com uma caçamba adaptada para receber os visitantes, passeamos pelas terras em um passeio muito divertido. Teve parada para degustar frutas, direto do pomar e também convite para dirigir o trator ao lado do Sr. Mariani. Uma experiência e tanto para os pequenos visitantes e uma forma divertida de estar em contato com a natureza.

Família Jorge Mariani: salete@coopeg.com.br – (54)99999752 – (54)91773688

6. Aprender sobre a arte do vidro na Madelustre

A Madelustre é uma empresa que produz  uma linha completa de luminárias, mas o grande destaque é a vidraria, onde é possível aprender como o vidro é produzido, e inclusive ajudar na fabricação de alguns objetos em vidro.

A visita é bem completa e inicia com a história do vidro e alguns fatos curiosos da empresa como 

como a fabricação da maior taça de espumante do mundo, que entrou para o Guinnes Book em 2015.

O passo seguinte foi entrar na fábrica e ver na prática peças de vidro sendo fabricadas, mas o momento de maior destaque é quando o funcionário convida as crianças a participarem do processo, soprando a cânula que dará a forma ao vidro.

Programa diferente, que além de nos ensinar sobre a produção de um material tão nobre, proporcionou momentos inesquecíveis aos pequenos.

Madelustre: (54) 3462.9500

7. Brincar de padeiro na Osteria Della Colombina

A “Colombina” é uma pombinha feita de massa de pão, oferecida a todos os visitantes da Osteria Della Colombina, restaurante familiar, localizado no interior de Garibaldi, na Estrada do Sabor.

Além de degustar as delícias preparadas pela matriarca Sra. Odete Lazzari, o almoço inclui visita a propriedade e possibilidade de muita diversão no jardim, parreiral e brincadeiras no lindo gramado da casa da família.

O almoço é servido no porão da casa, com chão batido, e muitos objetos decorativos que contam a história da família.

Mas além do almoço, é possível participar da Oficina mãos na massa, aprendendo a fazer as pequenas colombinas. As crianças adoram atividade.

Os almoços são servidos somente mediante reserva antecipada.

Osteria Dela Colombina: osteriacolombina@hotmail.com – (54) 3464 7755 – (54) 9121 1040

8. Se deliciar com as trufas e chocolates da Devorata

Não é só Gramado que é conhecido pelo seu chocolate, Garibaldi também tem seu sabor. Qual a criança não gosta de chocolate? A Devorata Trufas Artesanais faz parte do Roteiro de Compras, em Garibaldi.

Com duas lojas na principal avenida da Cidade, a Av. Independência, é parada obrigatória para degustação dos produtos e também uma ótima oportunidade para comprar lembranças “doces”da Serra Gaúcha. As embalagens são fofíssimas e os produtos irresistíveis.

Uma das lojas fica em frente a Vinícola Garibaldi, local de onde sai o passeio de Tim Tim, então é possível fazer as duas experiências em uma única parada.

Devorata: trufas@devorata.com.br – (54) 3462 7263

9. Apreciar a vista da cidade e brincar na Praça da Ermida

Localizado em um dos pontos mais altos da cidade, a Praça da Ermida ou Mirante Bella Visione, proporciona uma vista de 360 graus da cidade e da serra. O por do sol é imperdível !

Foto: Blog Malas e Panelas

O local é agradável para beber um chimarrão,  deixar as crianças correrem e brincarem no playground, passear com o cachorro, conversar com amigos, ou, simplesmente observar a linda vista da cidade.

Mirante Bella Visione: Rua Júlio de Castilhos, esquina com a Ernesto Alves

10. Comer a melhor sopa de capeletti

Qual criança não adora uma sopa de capeletti? Melhor ainda se no restaurante tiver uma área kid’s para os pequenos se divertirem enquanto os pais saboreiam o rodízio de massas e galeto completo.

São vários restaurantes na cidade. Leia o post “Cinco lugares para se deliciar entre Bento Gonçalves e Garibaldi”para conhecer mais restaurantes e suas especialidades, mas um restaurante que faz o maior sucesso aqui em casa com o nosso pequeno viajante é a Casa Di Paolo. Não só pelo cardápio delicioso, que inclui sopa de capeletti, polenta frita e brustolada, galeto, queijo a dorê e massas ( inclusive, massa na manteiga para agradar aos paladares infantis mais exigentes), o local possui um agradável espaço kids.

Casa Di Paolo: (54) 3463.8505

Para ver mais dicas e fotos de Garibaldi, siga nosso perfil no Instagram – @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosnaSerraGaucha


Outros posts sobre a região:

* Parque da Ovelha, o melhor de Bento Gonçalves com crianças

* Rota das Cantinas Históricas | Vinhedos, cantinas e belas paisagens em Bento Gonçalves

* Edredom nos Parreiras, experiência única em Bento Gonçalves

* Caminhos de Pedra, roteiro de um dia na Serra Gaúcha

* Passeando de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

* Wine Garden, piquenique no Vale dos Vinhedos

* Vale dos Vinhedos em três passeios saborosos

* Cinco lugares para se deliciar entre Bento Gonçalves e Garibaldi

* Hotel Casacurta, charme e bem receber na Serra Gaúcha

* Onde se hospedar ano vale dos Vinhedos com crianças

* Vindima no Vale dos Vinhedos com criança

* Roteiro de um final de semana em Garibaldi

Quer reservar hotel em Garibaldi?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.

Procurando carro para alugar ?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

Para salvar no Pinterest:

Garibaldi com crianças

SalvarSalvar

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *