18 julho 2018

Motorhome para iniciantes | Tudo o que você precisa saber para viajar pelo Canadá

Depois do post "Como planejar uma viagem de motorhome pela costa oeste canadense" estou de volta, pós viagem, para relatar como foi a nossa primeira experiência alugando motorhome mundo afora e compartilhar com vocês nossos aprendizados durante essa aventura.
Quem nos acompanhou sabe, que eu estava bem ansiosa com a experiência e com um pouquinho de medo de não gostar ou achar que estávamos passando muito trabalho nas férias. Já vou contar de ante mão que adoramos a experiência e já estamos pensando em novas possibilidades de roteiro onde o motorhome se encaixaria também.
Como vocês sabem fizemos um roteiro de motorhome (na verdade foi um camper) pelas Montanhas Rochosas Canadenses, em um período de sete dias, com início e fim na cidade de Calgary, no Canadá. Alugamos o carro com a Motorhome Trips aqui no Brasil e o suporte e assistência deles no planejamento da viagem e nos auxiliando nas nossas centenas de dúvidas foi essencial para o sucesso da experiência. Eles nos sugeriram o carro da empresa Canadream, então tudo o que vou relatar será referente a nossa experiência, com essa empresa, ok? Talvez outras empresas tenham procedimentos diferentes, assim como em outros destinos a experiência possa ser um pouco diferente também.

O que aprendemos durante a nossa primeira viagem de motorhome |

Retirada do carro

Todos os relatos que eu lia diziam que a retirada do carro era demorada. Então já fomos preparados para passar um bom tempo na locadora. Nosso horário de retirada do carro estava agendado para ocorrer entre 13h e 16h. Optamos em ficar hospedados no hotel Holiday Inn, um dos hotéis onde a Canadream oferece transporte gratuito.
Acordamos tomamos café da manhã e telefonamos para a empresa para agendar o transporte. Para a nossa felicidade eles marcaram de nos buscar no hotel às 10h da manhã. Chegando na empresa, todo o processo de retirada, vistoria do carro e dicas de funcionamento, durou menos de 1h 30 minutos. Antes do meio dia, já estávamos felizes da vida deixando a empresa, motorizados.
Como nossa reserva já estava toda pré paga, na retirada do carro foi só necessário apresentar o vouchers e os documentos. A atendente nos ofereceu seguro extra dos vidros ($4/dia), e  produto para limpar o vaso sanitário ($2), que na Canadrem é vendido em unidade, enquanto que em supermercados só se encontra pacotes grandes. Depois de assinado os papéis fomos conhecer o carro. Nesse momento a atendente nos mostrou como tudo funcionava, com muita calma e também revisamos o carro para ver se tinha alguma avaria, risco ou problema. Com tudo supostamente revisado e entendido, fomos liberados para seguir viagem. 
Todos viajantes recebem um kit da Canadream no momento da retirada do veículo que inclui um guia, com todas informações que foram informadas na retirada do veículo, resposta para dúvidas que podem ocorrer ou emergências, além de mapas, livro de descontos, guias de viagem e guias de campings. O livro de desconto foi bastante útil em várias atrações. 
Como a nossa camper era pequena, optamos em deixar as malas vazias na empresa que faz esse serviço gratuitamente. Colocamos toda a nossa bagagem nos seus devidos lugares, entregamos as malas e estávamos finalmente prontos para partir.

Seguros 

A nossa reserva pré paga já incluía todos os seguros. Os seguros de motorhome, pelo menos no Canadá, são bem diferentes de seguros de aluguel de carro. O seguro incluído na reserva é sempre total. Não há opção de tipos de seguros, como em aluguel de carro.
O que é opcional são seguros adicionais como de vidros, no caso de quebrar ou trincar vidro e seguro para eventualidades, como guincho e perda das chaves. Nós acabamos optando pelo seguro extra de vidros, pois já tivemos um incidente desse tipo em outra viagem com carro alugado.

Kits opcionais

Em todas as locações de motorhome que pesquisei, os kits de cama, mesa e banho são opcionais, podendo você incluir na sua reserva ou não. Na Canadream, eles chamam de kits pessoais e inclui roupa de cama (cobertas, lençóis e travesseiro) e de banho (toalha de rosto, banho e toalhinha de higiene). Os utensílios de cozinha não necessitam ser adquiridos a parte. O carro já vem com todos os ítens para o número de pessoas estipulado na reserva. Nosso carro que era para 3 pessoas, veio com 3 itens de cada (pratos fundos, rasos, prato de pão, canecas, copos, talheres etc), além de todos utensílios necessários, como panelas, tigelas, etc. O único item que senti falta na cozinha, foi uma forma grande para assados.
Nossa reserva incluía  dois kits pessoais com travesseiros, roupa de cama, edredom e coberta para cama de casal. Para o nosso filho, optamos em comprar um kit de lençol e edredom e trazer para casa depois. Vale lembrar que o preço do lençol e edredom adquiridos no Walmart foi mais barato do que o valor do kit oferecido na Canadream. Travesseiro não foi necessário comprar, pois ele sempre viaja com o travesseiro pequeno dele.
Outros opcionais que são oferecidos no momento da retirada do carro: GPS ( não foi necessário pois usamos o Google Maps com o chip da EasySim4U), cadeiras dobráveis (que ganhamos com a nossa reserva), cafeteira e torradeira.

Compras iniciais

Saímos da locadora direto para abastecer o carro (que vem com 1/4 de tanque e deve ser devolvido também com 1/4 de tanque de diesel) e fazer as compras iniciais. No meu planejamento, programei fazer as compras no Walmart, mas a atendente nos indicou o Canadian Superstore. Confesso que adoramos o supermercado. Em relação a comidas frescas, carnes e frutas, havia muito mais opções do que o Walmart, que acabamos passando para comprar roupa de cama.
Enchemos o carrinho e gastamos em torno de $150 dólares canadenses, com tudo o que achamos que seria necessário, considerando café da manhã, almoço, lanches e jantar. Compramos carnes, peixe, congelados, massas, arroz, molhos, pão, bolo, biscoitos, frios, queijo, sucos, água, refrigerante, chocolate, leite, café, sal, azeite de oliva, salada, cream cheese, Nutella, frutas, papel higiênico, papel toalha, etc.
No blog Felipe Pequeno Viajante, a Cláudia já publicou um post super completo sobre o que comprar no primeiro dia de viagem de motorhome, que foi praticamente o nosso guia.
A Canadream já entrega o carro com um kit de limpezas que inclui pano, balde, vassoura, panos de prato, panos de limpeza, esponja e detergente líquido para louça. Então nada disso precisamos comprar.

Ítens essenciais 

O que você não pode deixar de comprar além de comida: água (compre aqueles packs de água mineral no Walmart - é muito barato e mais prático que galão), papel toalha e lenço umedecido de limpeza (quebram um galho enorme e limpam tudo, do chão, pia, ao tênis sujo) e papel higiênico.
Se comprar carne ou algo para assar no forno, não esqueça de comprar forma. Comprei formas grandes descartáveis por centavos no Walmart.

Campings

Todos os campings que ficamos estavam dentro da área dos parques nacionais canadenses. Apenas no primeiro dia, fizemos reserva antecipada. Nos demais tentávamos chegar cedo e sempre conseguimos vagas. O check in nos campings é após ao meio dia, então você pode passar no camping, fazer seu check in e sair novamente, que sua vaga estará garantida.
São vários tipos devagas, que variavam entre $27 e $32 (em junho de 2018). As vagas basicamente incluem um local onde colocar o carro e uma mesa de piquenique com bancos. Algumas possuem também energia elétrica e outras churrasqueiras. Sempre que possível, escolhíamos vaga com energia elétrica por causa do microondas, que só funcionava ligado na energia. Churrasqueira (que tem custo adicional) não nos fez falta em nenhum dia.
Os campings sempre possuem banheiros e área de chuveiros, sempre limpos e em ótimas condições. O nosso camper tinha chuveiro, mas como o box era minúsculo, em um dos dias optei em tomar banho nos banheiros coletivos e aprovei. Água quente, banheiro com aquecimento, sem nenhuma reclamação. Os campings também possuem pelo menos uma dump station, que é o local para limpar os tanques de água suja e recolocar água limpa no tanque. Para usar a dump station não há custo adicional.
Em Banff ficamos no Tunnel Mountain Village 2. Se ficar nesse camping tente reservar a vaga A50. A vista é linda.
Em Lake Louise ficamos no Lake Louise Trailer e em Jasper ficamos um noite no Wapiti e uma noite no Whistlers.
A desvantagem de reservar antecipado é a taxa cobrada para reservas, que é um pouco superior a $10 dólares canadenses. Lembrando que é proibido fazer free camping dentro da área dos parques nacionais.

Limpeza dos tanques

O nosso maior medo era não saber manusear os tanques de água. Assistimos todos os tutorias no YouTube, prestamos muita atenção durante a explicação da atendente na retirada do carro  e executamos tudo com muito sucesso. Brincadeiras a parte, limpar os tanques é muito simples e fácil.
Na CanaDream, o carro já vem com um par de luvas, para ninguém sujar as mãos na hora do trabalho sujo. É só conectar a mangueira no local indicado, e puxar a alavanca do tanque de esgoto do vaso, e quando vazio, repetir a operação com o tanque de água suja. Depois de tudo feito, é só guardar a mangueira e seguir viagem. A indicação é que seria necessário esvaziar os tanques no máximo a cada 3 dias. A gente acabava fazendo quase que diariamente, já que sempre tínhamos a dump station a disposição.
Se for preciso, na dump station há também uma mangueira para encher o tanque de água limpa.

Aplicativos úteis

Antes de viajar pesquisei muito sobre sites e apps que pudessem nos auxiliar durante a viagem. A Claudia do blog Felipe, Pequeno Viajante nos indicou o SaniDumps.com, que eles sempre usam para procurar lugar para despejar o esgoto. Outros que nos recomendaram e foram bem úteis foi o IOverlander e o RV Parky. Em ambos é possível ver no mapa campings, lugar para despejar esgoto e outras funções. Eu gostei muito do IOverlander, pois tem relatos e comentários de quem passou pelo local recentemente e muitas vezes até fotos. 
Foi graças ao IOverlander que descobrimos a possibilidade de fazer free camping em um estacionamento de uma área comercial próximo ao aeroporto de Calgary. Com certeza não teríamos tido essa experiência, sem saber que alguém realmente tivesse testado e verificado o local.

Chip de celular e internet 

Os campings dos parques canadenses não oferecem wifi. Por incrível que pareça tivemos wifi apenas na noite que fizemos free camping em um estacionamento de um shopping, e a "loja"vizinha possuía sinal aberto.
Como sempre, viajamos com o chip da EasySim4U que oferece uma excelente cobertura no Canadá. O sinal foi muito bom, durante todo o nosso roteiro. Para quem não conhece a EasySim, eles vendem chip de internet para usar em 140 países pelo mundo. Você compra, recebe em casa, e chegando no destino é só colocar o chip no seu aparelho. Leitores do blog, tem frete grátis usando o cupom ViagensQueSonhamos. Você pode comprar e ver valores por esse link.

Estacionamentos

Como o nosso roteiro foi basicamente por parques nacionais canadenses, e motorhomes são muito frequentes na região, havia toda uma estrutura para receber esse tipo de viajantes por lá. Arrisco a dizer que o número de motorhomes é maior que o número de carros "comuns"em Banff e Jasper.
Quando proibido estacionar o motorhome em vagas "normais"sempre havia indicação. Tanto em Banff quanto em Jasper haviam áreas no centro da cidade, destinadas exclusivamente para estacionamento de recreação (motorhome e campers) e todos gratuitos. Dentro das áreas de parques nacionais (toda região de Banff e Jasper é parque nacional) é proibido passar a noite em estacionamento.

Devolução do carro

A devolução do carro foi ainda mais simples que a retirada. Nosso horário marcado para devolução, era entre 8h e 10h da manhã. Para devolver o carro, a única recomendação é de que os tanques de esgoto estejam totalmente vazios (é preciso passar em uma dump station antes de devolver) e o tanque de diesel estar com 1/4 de combustível, que foi como recebemos o carro. Nós devolvemos o carro em Calgary e a dump station mais próxima que encontramos foi no Calgary West Campground, onde pagamos $10 para o uso.
Tinha lido em alguns blogs sobre a necessidade de repor o gás propano, mas no nosso caso, com a Canadream,  não era necessário.
Mas como funciona a devolução? Assim que chegamos no estacionamento, um atendente fez a vistoria externa do carro e conferiu tanque de combustível e tanques de esgoto. Como estava tudo ok, fomos retirar nossas malas que haviam ficado na empresa, para esvaziar o carro. Quando estava tudo limpo na "casinha", o atendente veio novamente fazer a vistoria interna. Tudo ok, só assinamos os papéis da devolução do valor caução que havia sido creditado no nosso cartão e chamamos um táxi para irmos ao centro de Calgary. A Canadream oferece também translado gratuito ao aeroporto e hotéis próximos ao aeroporto. O processo foi muito rápido, simples e tranquilo, sem nenhuma cobrança adicional.

Modelo do carro

A nossa "casinha"atendeu super bem nossas expectativas. Na verdade, achei que foi muito melhor do que eu poderia ter imaginado. Realmente, ao vivo, a camper parece ser bem maior do que nas imagens ilustrativas. O nosso modelo foi um Maxi Travel Camper ou TCA, que é recomendado para dois adultos e uma criança.
A principal diferença em relação a um modelo "tradicional"de motorhome é que o camper não tem ligação com a cabine do carro, sendo necessário sair do carro e entrar na "casinha"pela porta principal. Na prática achamos isso excelente por dois motivos: o layout interno do camper é melhor e mais prático do que um motorhome tradicional e também pela cabine do carro ter bancos de carro, confortáveis para a terceira pessoa, que no caso era uma criança. É muito mais confortável viajar no banco de um carro do que no banco da mesa da cozinha, que seria a opção no caso de um motorhome. Lembrando que é proibido viajar sem cinto (ou deitado na cama) em qualquer dos modelos.
A cabine do nosso carro era de um F350, uma camionete super espaçosa e confortável, tanto para o motorista, quanto para os caroneiros.
A casinha, propriamente dita, superou as nossas expectativas. Havia uma cama de casal, uma mesa com bancos, que virava cama de solteiro, banheiro completo, cozinha e muitos armários, com todos os utensílios.
Além de fogão e forno a gás, havia também microondas. A geladeira era muito maior que eu imaginava e o freezer também.
Para os dias frios havia aquecedor (que funcionou muito bem) e para os dias quentes, ar condicionado (que não ligamos nenhum dia). Todas as torneiras possuíam água quente, e haviam várias tomadas e entradas USB pela "casinha".
O carro possuía também placas de energia solar, que garantiam a luz, quando não estávamos conectados na energia, em campings. O único equipamento que não funcionava sem energia elétrica era o microondas.
Nós amamos o destino e a experiência viajar com o camper. Já estamos pensando em novas possibilidades de destinos. Alguma sugestão?
Para ver mais fotos, dicas e vídeos desse roteiro incrível que fizemos pelo Canadá, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNoCanada e nos vídeos salvos nos destaques.
Para salvar no Pinterest:
Outros posts sobre a viagem de motorhome para o Canadá:

Reserve sua viagem_____________________________
🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.
🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.
📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

SalvarSalvarSalvarSalvar

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter