26 agosto 2018

Os lagos mais lindos do Canadá

Quando decidimos visitar as Rochosas Canadenses, nossa grande vontade eram conhecer os lagos da região, principalmente o Lake Louise, que eu arrisco dizer que é o lago mais conhecido e divulgado turisticamente. A grande verdade é que as Rochosas não oferecem só lagos, aliás, são muito mais que lagos, mas as paisagens mais marcantes tem os lagos como elementos principais.
Diferente do que eu imaginava, não foi o Lake Louise que mais me surpreendeu. É lindo, mas dois outros lagos roubaram o meu coração, e entraram na nossa lista de lagos preferidos no Canadá.
Os lagos da região possuem tonalidades marcantes, que ficam ainda mais destacadas com a luz do sol, em função de pó de rocha, proveniente de sedimentos glaciais que ficam no seu fundo.
Como são muitos lagos na região e talvez você tenha pouco tempo e não consiga visitar todos os lagos que conhecemos no nosso roteiro de uma semana nas Rochosas Canadenses, compartilho nesse post os cinco lagos que considero imperdíveis. Se você tiver pouco tempo na região, são esses os lagos que você deve conhecer:


Peyto Lake

44 km de Lake Louise
Icefields Parkway

Próximo ao Bow Summit, com 2068m, que é o pico mais alto da Icefields Parkway, o Peyto lake se descobre após a uma curta trilha até o mirante, onde é possível vê-lo do alto. Na minha opinião, a paisagem mais deslumbrante do roteiro que percorremos.
Sua cor é impressionante, em uma tonalidade de azul que nenhum outro lago da região possui. No final da trilha, que é toda pavimentada, há um deck de observação do lago, mas também é possível fugir da multidão, fotografando próximo ao deck, em área desprotegida.
A trilha é fácil, curta e muito tranquila de ser percorrida com criança. Na data da nossa visita havia muita neve, nas margens, isso no início de junho, a poucos dias do início do verão no hemisfério norte.

Moraine Lake

Lake Louise

Sabem aquele lugar que emociona? Foi essa sensação que tive ao ver o Moraine Lake. A Moraine Lake Drive, margeando o Valley of Ten Peaks cobertos de neve, que é a estrada que liga Lake Louise ao Moraine Lake, já valeria o passeio. Mas o lago consegue ser maravilhosamente lindo, com uma natureza bruta, diferente de tudo que eu já havia visto. Ta certo que foi o primeiro dessa lista que lagos canadenses que vi pessoalmente, mas nem perto seria possível compará-lo ao bonitos lagos de Banff. Sua beleza é estonteante.
É possível caminhar nas suas margens ou percorrer as trilhas. Também é possível alugar canoa para remar nas suas cristalinas águas que hora parecem verde, e hora parecem azuis. Difícil descrever um tom verde água tão lindo em uma caixa de lápis de cor.
Uma das vistas mais lindas, é da pedras que ficam na lateral esquerda, assim que se chega ao lago. Vale a pena caminhar por lá, para garantir belas fotos.

Lake Louise

Lake Louise

O lago ícone das Rochosas Canadenses fica em Lake Louise, também dentro do Banff National Park. O Lake Louise foi onde surgiu o primeiro balneário de Banff, onde os visitantes vinham banhar-se em 1885.
Um dos grandes destaques da paisagem, além dos picos de neve é a Victoria Glacier, uma geleira, que quase alcança a margem do lago. É possível caminhar pela sua margem, ficar apreciando a paisagem dos jardins do Fairmont Hotel ou remar com barco alugado (mais de Cad $115,00 por hora).
Para ver o Lake Louise de cima, é preciso subir ao topo do Mount Whitehorn, de bondinho. A vista é incrível e ainda, com sorte, é possível avistar ursos. Nós não tivemos essa sorte!

Emerald Lake

38 km de Lake Louise
Yoho National Park

Localizado no estado vizinho de British Columbia, no Yoho National Park, mas a menos de 40km de distância de Lake Louise, o Emerald Lake impressiona pela sua tranquilidade e tonalidade esverdeada. Recebeu esse nome, em função da cor da sua água, que é verde esmeralda.
Em relação aos lagos anteriores, é um lago bem mais tranquilo e menos movimentado, em função de estar localizado fora no Banff National Park, mas muito lindo.
No dia que visitamos, ainda havia neve nas suas margens. Para quem deseja andar de barco ou caiaque, o Emerald lake é uma ótima opção, pois o aluguel do barco costuma custar metade do preço em comparação Lake Louise.
Se vocês pretendem conhecer a região de carro, eu indico ficar hospedado no Emerald Lake Lodge, hotel que fica nas margens do lago. Fiquei morrendo de vontade de ficar hospedado com essa vista linda e tranqüilidade do local.

Bow Lake

39 km de Lake Louise
Icefields Parkway
Enquanto que em Banff, pouco vimos lagos com montanhas de neve, na Icefields Parkway, essa paisagem é frequente. São muitos lagos com esse cenário, como o Herbet lake, o Hector lake e o Waterfowl lake, mas o Bow lake se destaca na paisagem. Para quem vem de Lake Louise em direção à Jasper, o Bow Lake é o primeiro grande lago da Icefields Parkway.
O Bow fica literalmente na beira da estrada da Icefields Parkway. Não deixe de parar para apreciar a beleza do local.

Dicas para conhecer os lagos mais bonitos de Banff & região |


  • Com certeza alugar carro ou motorhome, como foi o nosso caso, é a melhor opção, pois oferece comodidade de fazer o roteiro ao seu tempo e como desejar.
  • Se você pretende alugar um motorhome, veja as nossas dicas de planejamento da viagem e relato do que aprendemos na prática, durante os dias que passamos com o carro.
  • Se estiver hospedado em Banff, há translado a partir do centro da cidade, ida e volta ao Lake Louise, durante vários horários no período do verão. Informe-se no Banff Visitor Center.
  • Todos os lagos são gratuitos para visitação. Não há cobrança de ingressos. Mas lembre-se que para visitar Banff é preciso comprar o passe do Parks Canadá, como eu já expliquei nos outros posts.
  • O Lake Louise e o Moraine Lake, possuem estacionamentos pequenos e lotam facilmente no período do verão. O recomendando é que se visite os lagos antes das 8h da manhã ou após às 19h para garantir vaga de estacionamento ou deixar o carro no estacionamento indicado e utilizar o translado que eles oferecem.
  • Para ver os lagos com sua cor em plenitude é preciso visitar a região no verão.  No inverno os lagos congelam e a paisagem muda completamente. Nós visitamos a região na primeira quinzena de junho e tivemos a sorte de ver todos os lagos descongelados. Geralmente é nesse período que os lagos descongelam na sua totalidade.
  • Infelizmente em 2018, essa região do Canadá tem sofrido muito com incêndios, no final do verão, o que tem prejudicado o visual dos lagos. Vi algumas fotos tiradas no mês de agosto e em nada se parece com o visual que tivemos a oportunidade de apreciar em junho.
  • Se você estiver com viagem marcada e acompanhando o descongelamento do Lake Louise pela webcam, não se assuste se poucos dias antes da sua viagem, ele ainda estiver completamente congelado. O descongelamento é muito rápido. Eu quase pirei acompanhando o descongelamento diariamente e em um toque de mágica, de um dia para o outro, o lago amanheceu azul, sem gelo.
Lake Louise em 26 de maio de 2018 
Lake Louise em 27 de maio de 2018
  • Toda a região é bem identificada por placas, mas sempre nos guiamos utilizando o Google Maps no celular. Utilizamos o chip da EasySim4U, que nos atendeu muito bem, com sinal ótimo em todo o percurso. Se quiser comprar o chip, utilize esse link para ganhar frete grátis.
    Nós no Lake Louise, após o susto de ver mamãe ursa com 3 filhotes

Para ver mais fotos, dicas e vídeos desse roteiro incrível que fizemos pelo Canadá, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNoCanada e nos vídeos salvos nos destaques.
Para salvar no Pinterest:
Assista aos vídeos do Canadá no YouTube:

Outros posts sobre a viagem de motorhome para o Canadá:

Reserve sua viagem__________________________________
🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.
🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.
📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter