Search
Close this search box.

Casa Valduga no Vale dos Vinhedos | Uva, vinho e lindas paisagens só para maiores

Somos dois apaixonados pela região vinícola da Serra Gaúcha, especialmente pelo Vale dos Vinhedos, que além de lindas paisagens, oferece experiências diferenciadas, seja em programas em família ou experiências inesquecíveis a dois.

Recentemente voltamos à Casa Valduga, para um final de semana sem filho, com direito a muito vinho, gastronomia deliciosa e chuva, que em nada atrapalhou o nosso passeio. Preciso confessar que até foi gostoso, aquele clima de frio e neblina na serra.

A Casa Valduga é conhecida por ser a primeira vinícola a introduzir o enoturismo no Brasil, oferecendo visitações, cursos e experiências únicas, como a hospedagem e restaurante na própria vinícola. Todas experiências, com excessão do restaurante são exclusivas para maiores de idade. A Casa Valduga também não aceita criança como hóspedes, o que eu acho uma pena, e no meu conceito perde pontos. Se você pretende visitar a região com crianças, indico o Hotel Villa Michelon , que é ótimo para se hospedar em família, assim como outras vinícolas que são kid’s friendly.

Pousadas Casa Valduga |

Ficar hospedado dentro de uma vinícola é o grande diferencial das pousadas Valduga. Cada uma das pousadas recebe o nome dos vinhos ícones da Casa Valduga: Raízes, Leopoldina, Identidade, Gran e Storia. Foi a segunda vez que ficamos hospedados na Valduga e dessa vez escolhemos a Pousada Raízes.

No check in recebemos uma taça de espumante, afinal é preciso entrar no clima, não é mesmo? O processo foi rápido e prático. Recebemos também um passaporte, com todas orientações importantes, mapa do complexo, cursos e experiências e cupons de desconto para compras na Casa Valduga e em outras empresas do grupo, como a Casa Madeira,  Domno, Cervejaria Leopoldina, Leopoldina Jardim e Cave de Pedra.

Reserve hospedagem no Vale dos Vinhedos

Em seguida, fomos encaminhados ao nosso quarto. O quarto da Pousada Raízes, está localizado na área mais central do complexo, próximo à loja e sobre o local onde é servido o café da manhã, o que pode ser um ponto positivo. O quarto é amplo, com cama de casal tamanho padrão, armário, sofá, mesa com cadeiras e uma pequena sacada. O quarto possui ar condicionado e também calefação, mas que é controlada pela recepção (não sendo possível ligar quando do seu agrado).

O banheiro é pequeno, com chuveiro bom, mas sem água quente na pia. Os amenities são da marca Vinotage, desenvolvidos a partir de princípios ativos da uva. 

Embora o quarto seja confortável e grande, ao meu ver, precisa urgentemente de uma renovação. Os móveis são antigos e o banheiro é antiquado, precisando urgentemente de uma reforma.

Um ponto positivo da pousada é o café da manhã que é simplesmente sensacional. Servido em um local especialmente preparado para esse fim, com música ao vivo ao som de um pianista e todas as delícias típicas coloniais da região, incluindo obviamente espumante da Casa Valduga. Não deixe de provar a polenta brustolada, o pão colonial, a copa e o grôstoli. Ah, e claro, o espumante!

Conheça outros hotéis que já ficamos hospedados na região:

Restaurante Maria Valduga |

O restaurante Maria Valduga, homenageia a matriarca da família e seus segredos culinários, com muita fartura, simplicidade e sabor. O restaurante funciona  diariamente para almoço, com cardápio italiano estilo rodízio.

Em setembro de 2018, estava custando R$ 85,00 por pessoa  sendo servido como entrada, focaccia italiana, sopa de capeletti, salada de radica e polenta brustolada, todos na mesa. Após inicia o rodízio com massas ( bigoli ao molho de tomate seco, tórtei bolonhesa, bigoli quatro queijos e mafalda ao funghi) e as carnes (frango assado e costelinha de porco) e após a comilança você pode escolher entre sagu com creme e panna cotta com calda de frutas vermelhas. Eu escolhi sagu, que eu amo, mas recomendo que vocês escolham panna cotta. Me pareceu muito mais saborosa.

O restaurante é muito bom e muito bem servido. O custo pode parecer alto, mas considere que você não fará mais nenhuma refeição nesse dia, pois come-se muito. É impossível resistir!

Experiências Enoturísticas |

A Casa Valduga oferece várias possibilidades diferentes de experiências na vinícola, entre visitações, tour guiado, degustações e cursos harmonizados. É possível também visitar as instalações externas e a loja, sem cobrança de taxa.

A vinícola está aberta para visitações de segunda a sábado das 9h30 às 18h e domingos e feriados das 9h30 às 17h. Recomenda-se agendar as experiências com antecedência.

No castelo de pedra localizado no centro do complexo, está localizada a Enoboutique Casa Valduga, onde os visitantes tem possibilidade de degustar (mediante pagamento de uma taxa – R$20,00 em Set/2018) vinhos e espumantes produzidos na vinícola, além de adquirir produtos exclusivos.

Nós participamos do curso Segredos do Mundo do Vinho, que tem duração de 4 horas. O curso inicia com um passeio de trator até a vinícola propriamente dita, onde são produzidos os vinhos Valduga, depois visitamos as caves e finalmente degustamos os produtos, sendo os últimos 3 vinhos tintos degustados as cegas.

Isso quer dizer, sem saber o qual seria o tipo de vinho que estávamos degustando. Afinal, depois de quatro horas de curso, mínimo que precisamos saber, seja distinguir as características de cada tipo de vinho.

Todo o curso tem duração de quatro horas e é conduzido por um dos enólogos da vinícola que explica todo o processo de produção dos vinhos, características, curiosidades e histórica da Valduga. O curso é muito bacana e bem aprofundado, para quem deseja algo com mais conteúdo técnico. Confesso que achei a parte da visitação à vinícola um pouco cansativa, mas isso porque já tínhamos visitado a Valduga e já fizemos esse tipo de visitação em várias outras vinícolas.

Para quem deseja algo mais rápido, a Casa Valduga oferece o Tour Tradicional, que inclui visita aos processos de elaboração dos produtos da casa e degustação na cave subterrânea. Esse passeio tem duração de 1h30min. Outras experiências oferecidas pela Casa Valduga são Curso de Harmonização Queijos e Vinhos, Sabores do Mundo do Vinho e Festa da Vindima, no período do verão.

Veja mais fotos e dicas de passeios em Bento Gonçalves no nosso perfil no Instagram – @Fran_Agnoletto, e na #ViagensqueSonhamosNaSerraGaucha e #ViagensQueSonhamosEmBento

Para salvar no Pinterest:

Outros passeios e experiências entre Bento Gonçalves e Garibaldi:

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *