Search
Close this search box.

Passeios para fazer na Amazônia

Mais do que apenas ficar hospedado em plena floresta amazônica, para conhecer suas peculiaridades, sua grandeza e um pouco da sua história, é preciso mergulhar a fundo no destino. Em se falando de Amazônia, a melhor maneira de se fazer isso, é participando de atividades e passeios na região.

Durante o nosso roteiro pela Amazônia, fizemos vários passeios incríveis e hoje posso afirmar que eles foram essenciais para que a nossa experiência na selva fosse completa. A maioria dos passeios estavam incluídos no pacote de 3 noites e 4 dias que fechamos com o Juma Amazon Lodge, mas se o seu hotel de selva não oferecer os passeios, é possível também fazer alguns bate e volta a partir de Manaus, como o Safári Amazônico que fizemos com o Olímpio Carneiro.

Se você ainda não leu os posts anteriores que escrevemos sobre a viagem para a Amazônia, veja os posts que já publicamos sobre o destino:

➞ Planejamento e Roteiro para viagem à Amazônia
➞ Safári Amazônico, o melhor passeio de Manaus
➞ Juma Amazon Lodge, hospedagem em hotel de selva na Amazônia

Além dos posts, veja os vídeos da nossa experiência pela Amazônia no You Tube:

Clique aqui para assistir nossa experiência no hotel de selva

Clique aqui para assistir nossa experiência no Safári Amazônico

Clique aqui para assistir nossa experiência em Manaus

Antes da viagem pesquisei várias agências, assisti vídeos no You Tube e li relatos em blogs, para me interar dos tipos de passeios disponíveis. Isso foi importante também para definir o nosso pacote no Juma Amazon Lodge, pois os tipos de passeios variam de acordo com o número de dias do pacote. Nós escolhemos um pacote de 3 noites e 4 dias e achamos perfeito. Menos dias teria sido muito pouco e mais, talvez cansativo.

Entre os passeios que gostaríamos de fazer na região, os únicos que o Juma não oferecia seriam a interação com os botos e a visita à tribo indígena. Isso porque essas atividades acontecem no rio Negro, e o Juma está localizado bem distante dele. Foi por isso que escolhemos fazer o Safári Amazônico, a partir de Manaus. Simplesmente pela facilidade de deslocamento. Veja os passeios que vivenciamos durante a nossa estadia na Amazônia:

Pesca da Piranha |

Pescar piranha foi nossa primeira atividade na região e um dos passeios que o Dodô mais gostou. Tanto que repetimos duas outras vezes. Como todos outros passeio oferecidos pelo Juma, eles sempre iniciam no porto do lodge, saindo de barco pelo rio, acompanhados do guia e do barqueiro. No nosso caso, os simpáticos Nilson e Paulo. Eles escolhiam um local bacana para parar o barco e ali mesmo começamos a pescaria.

As piranhas maiores, reservamos para levar ao hotel, para serem preparadas para o nosso jantar. As pequenas, eram devolvidas ao rio.

Caminhada na Selva com Churrasco |

Uma das experiências mais incríveis dos dias na selva, mas também a mais cansativa. Para a caminhada na selva é preciso vestir calça e sapato fechado. Faz muito, mas muito calor mesmo na floresta. Pensem que eu sou uma pessoa que ama calor. Recém tínhamos caminhado uns 5 minutos na mata e já estávamos todos exauridos, completamente suados. Não esqueça de levar água e repelente. Se tiver um squeeze daqueles com ventilador, melhor ainda. Nós improvisamos um leque com folhas grandes de árvores.

Foi uma caminhada leve, com várias paradas, de aproximadamente 2 horas, prestando atenção nas plantas, escutando os pássaros, com várias paradas para descanso.

No final da caminhada, a recompensa: nosso barqueiro Paulo estava nos aguardando com churrasco e bebidas geladas.

Passeio de Canoa |

Após uma chuvarada, pegamos uma canoa e fomos remar pelo rio Juma. Foi muito bacana, pois todos os outros passeios são feitos com barcos motorizados e a canoa proporciona a sensação de interação com o local.

Ficamos um bom tempo, remando entre as árvores, assistindo o sol se por, vendo os pescadores pescar. Adorei.

Visita à Casa do Caboclo |

Visitamos um casal nativo que mora nas proximidades do Juma Lodge. Foi muito interessante saber como é o dia a dia deles, sem luz elétrica, sem banheiro, tendo que procurar o alimento do dia. Parece uma realidade muito distante da nossa, mas pensar que a poucos quilômetros dali, Manaus, foi a primeira capital brasileira a ter luz elétrica, no auge da riqueza do ciclo da borracha. É inacreditável. Nós brasileiros conseguimos entender o estilo de vida, mas os estrangeiros ficaram perplexos.

Vimos como eles produzem farinha de mandioca, que é o alimento mais comum na mesa, bebemos suco de cana e tivemos uma conversa bem animada. Foi muito interessante, principalmente para o nosso pequeno viajante.

Sumaúma |

A Sumaúma é uma das árvores símbolos da Amazônia. Também serviu de inspiração para o filme Avatar.

Fizemos um deslocamento longo de barco até o local onde havia uma Sumaúma de aproximadamente 200 anos. Enorme, grandiosa e linda.

Nascer do Sol |

Acordamos às 5h para assistir ao nascer do sol, no rio. Partimos às 5h30min em direção a melhor localização para ver o fenômeno da natureza. No período que visitamos a região, mês de outubro, o sol nasce aproximadamente às 5h 45min.

Infelizmente no dia que acompanhamos,  amanheceu com algumas nuvens, não tornando o espetáculo perfeito. Mas foi lindo mesmo assim.

Assistir a grandiosidade e os sons da natureza no despertar do dia é inesquecível.

Focagem de Jacaré |

O passeio mais aguardado pelo nosso pequeno viajante, foi também o passeio que nos proporcionou fortes emoções. Nesse dia éramos somente nós, o guia Nilson e o barqueiro Paulo, no barco. Saímos do hotel às 20h, em busca dos animais. 

Estava completamente escuro. Não enxergávamos nada, um palmo a nossa frente. O guia com um refletor tentava focar à procura dos jacarés. A luz paralisa os animais momentaneamente e fica fácil pegá-los. Ele conseguiu pegar um jacaré, que para os padrões deles era pequeno, mas eu já achei bem grande. Nos explicaram várias curiosidades, fotografamos com o jacaré e o devolvemos ao rio.

Dodô disse que só teria coragem de segurar um jacaré bem filhote, e o Nilson, como sempre, tratou de fazer a vontade do guri. Eu nua entendia como o barqueiro conseguia pilotar o barco naquela escuridão quando de repente, o Ariel que estava sentado atras de mim, da um grito assustado que um animal havia caído dentro do barco. O guia iluminou e adivinhem? Era um peixe dos grandes. Pescamos sem fazer força nenhuma kkkkk

Finalmente o Nilson conseguiu um jacaré bem filhote da espécie Tinga. Dodô ficou todo feliz se achando o corajoso. Garantimos a foto e nos demos por satisfeitos com dois jacarés capturados na noite.

Safári Amazônico: Interação com Botos + Tribo Indígena |

Interagir com botos cor de rosa e visitar tribo indígena são dois dos passeios mais procurados na região. As duas atividades acontecem ao longo do rio Negro, e foi por isso que escolhemos fazer esse passeio a partir de Manaus.

O Safári Amazônico é um passeio de dia inteiro e além dos botos e da tribo indígena, inclui também restaurante flutuante e Encontro das Águas.

Contei todos os detalhes do passeio nesse link e também no vídeo que postamos no YouTube.

Além dos passeios listados acima, também visitamos várias atrações na cidade de Manaus. Mas isso é assunto para um próximo post.

Reserve hospedagem com cancelamento grátis em Manaus


Para ver mais fotos, dicas e vídeos desse roteiro incrível que fizemos pela Amazônia, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaAmazonia

Para salvar no Pinterest:

Posts sobre a viagem para a Amazônia:

Reserve sua viagem__________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *