17 fevereiro 2019

Roatán, Honduras | O que fazer durante uma parada de cruzeiro

Roatán, é uma ilha pertencendo a Honduras, país com fraca economia da América Central, mas com grande beleza natural: a segunda maior barreira de corais do mundo. Roatán é uma ilha bem pequena, e muito pobre, mas com praias lindas e pessoas simpáticas.
Se você está planejando fazer um cruzeiro pelo Caribe, veja também os outros destinos por onde já passamos:

Como sair e chegar ao porto de Roatán |

O porto de Roatán é pequeno, mas muito bonito. É possível ver de perto a beleza do mar de Roatán e seus corais, do porto mesmo. Também achei o porto bem organizado, perto da "bagunça" (ou seria melhor dizer, falta de estrutura) da ilha.
Após a área de lojas e bares do porto, há um corredor, com várias "bancas"de agências e receptivos. Confesso que me senti na vitrine de um açougue. Todos ficam te abordando e querendo te vender o melhor passeio. Conversamos com um aqui, outro ali e acabamos fechando um day use em uma praia.
Se você já tiver um destino preferido e quiser ir somente à praia, a melhor opção é sair do porto. Em frente ao porto (do lado de fora do portão) ficam muitos taxistas e motoristas com placas oferecendo corridas, já que eles não podem entrar na área fechada do porto.
No porto, em todos os receptivos que conversamos, a única opção era transporte com day use.
Para voltar ao porto, pegamos um táxi. Pagamos $10.
Entre todos locais que conhecemos no Caribe, durante paradas de cruzeiro, achei Roatán o destino mais caótico para quem visita a ilha, sem passeio contratado no navio. Como contei acima, me senti pressionada a fechar pacotes, sendo que o que eu queria mesmo era somente transporte para uma praia. Se você não gosta de ficar negociando ou tem aquela impressão de estarem te passando para trás, contrate um passeio fechado no navio e seja feliz.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

O que fazer em um dia em Roatán |

Nesse dia conseguimos acordar mais cedo e acompanhar a chegada do navio em Roatán. Assim que o navio se aproxima do porto é possível ver a riqueza  do mar e a exuberância do verde na ilha. Não é a toa, já que a região faz parte da segunda maior barreira de corais do mundo.
Logo que o capitão liberou a entrada e saída do navio, nos encaminhamos ao porto de Roatán, que é super colorido.  Tiramos foto junto a placa que identifica o porto e seguimos em busca de transporte para ir à Tabyana Beach que fica em West Bay, que era o nosso plano para esse dia em Honduras.
Em Roatán, todos os receptivos, transportes, representantes de resorts, ficam na mesma área, em um corredor, como se fossem bancas, um ao lado do outro, literalmente atacando os turistas.
No primeiro local que paramos, expliquei que queríamos ir a Tabyana beach, ele disse que seria $15 por pessoa. Como ele viu que a gente não iria fechar, disse que tinha uma outra proposta e que poderiam nos levar de graça, desde que a gente assistisse uma palestra no hotel em frente a praia. Já fiquei de cara e virei as costas, pois odeio esse esquema de palestras para vender time sharing. Ele negou, mas estava na cara que era isso mesmo.
Paramos em um outra empresa, que nos disse que cobrariam $15 por pessoa para transporte, ida e volta em carro privativo, porém desaconselharia ir até West Bay, pois naquele dia em função dos fortes ventos, o mar estava bem mexido. Realmente tivemos o mesmo problema em Cozumel, onde estávamos no dia anterior. Entrei em uma webcam para confirmar a informação (viva o chip de celular para usar no Caribe) e realmente o mar não estava como eu tinha visto em fotos. O vendedor sugeriu que fossemos ao outro lado da ilha. Ele disse que poderia nos levar à West Bay e caso não quiséssemos ficar por lá, poderia nos deixar no outro lado da ilha em um restaurante com day use, onde o mar estava bem calmo. Acabamos fechando dessa forma.
Ficamos em Las Palmas um restaurante na beira da praia próximo à Mahogany Bay, um porto com praia exclusivo dos navios da Carnival. O local era muito tranquilo e bem agradável. Pagamos $10 por pessoa para poder usufruir da estrutura, com cadeiras de praia, guarda sol, banheiros e internet. O motorista nos deixou lá e combinamos que ele nos buscaria às 13h.
O mar era uma delícia bem calminho, com temperatura agradável, porém em nada lembrava as fotos maravilhosas (provavelmente com muito photoshop) de West Bay. Diz o marido, que por estar localizado ao lado de um mangue, sua tonalidade não era tão clara. Mas a manhã foi deliciosa por lá. Gostamos demais da tranquilidade do local e do banho de mar.
Chegou 13h e nada do nosso motorista. esperamos uns 30 minutos e nem sinal de fumaça. Nessa hora eu agradeci por termos pago somente metade do valor contratado. O restante pagaríamos na volta ao porto. Conversamos no restaurante e uma senhora que disse ser taxista e estar com outro grupo se ofereceu para nos levar de volta ao porto por $10. Aceitamos na hora. Las Palmas fica distante uns 10 minutos do porto de carro. O trajeto até lá é bastante tranquilo, porém sem beleza. Vimos muita pobreza, favelas, crianças brincando nas ruas. Quando nos aproximamos do porto, a motorista disse que teria que nos deixar ali, pois não poderia entrar no porto. Como estávamos a menos de uma quadra de distancia do porto, não vi problema, mas depois entendi que ela não deveria ser credenciada, por isso não poderia nos deixar no porto.
Passeamos um pouco pelo porto. Dodô quis brincar naquelas bolas infláveis no mar, custou $10 por 5 minutos e voltamos ao navio.
Saímos de Roatán com a impressão de termos sido enganados. Pelo menos não saímos no prejuízo. Não sei. Em uma próxima vez acho que contrataria um pacote direto com o navio, mesmo que seja de transporte.
Na hora do navio deixar Roatán, um linda surpresa: funcionários do porto ficaram grupo cantando e gritando "Thank you" para o navio. Eu me arrepiei vendo a cena e ainda me emociono lembrando desse momento. Com certeza os 5.000 turistas que desembarcaram na ilha naquele dia foram muito importantes para a economia local.
Para ver mais fotos, dicas e vídeos desse roteiro incrível que fizemos pela Flórida e pelo Caribe, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, e pelas #ViagensQueSonhamosNoCaribe e #ViagensQueSonhamosNaFlorida

Para salvar no Pinterest:

Reserve sua viagem__________________________________
🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.
🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.
📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

2 comentários:

  1. Já estive em Roatan, e fiquei mais de uma semana para mergulhar. Maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle,

      Deve ser maravilhoso!! Preciso voltar para conhecer outros lugares da ilha.
      Abraços

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter