Search
Close this search box.

Tour Linha Bella, um passeio onde onde Gramado começou

O Tour Linha Bella é uma oportunidade de fugir dos roteiros tradicionais e ir ao encontro de paisagens diferentes, da história de Gramado e dos primeiros habitantes que aqui chegaram.

Os passeios rurais, como o Tour Linha Bella, oferecem a oportunidade dos turistas terem um contato mais próximo com a vida do interior, visitando os colonos de Gramado, conhecendo sua história, que se mistura a história da cidade, além de provar seus deliciosos sabores.

Leia também:

Como eu sempre falo, um tour rural deveria ser presença obrigatória em todos os roteiros de quem visita a região. Impossível não gostar. Nós fizemos o Tour Linha Bella e vamos compartilhar com vocês como foi o nosso passeio pelo interior de Gramado, conhecendo onde a cidade se formou e provando muitas delícias coloniais típicas da região.

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella | Nossa experiência

Pouco antes das 8h30min estávamos no ponto de saída, na Praça da Etnias, onde a simpática guia Tatim e o motorista Sérgio estavam aguardando os passageiros para o início do passeio. O passeio já inicia super animado. O motorista e a guia faziam uma dupla e tanto. Seguimos para o interior de Gramado, distante aproximadamente 15 minutos do centro.

Tour Linha Bella Gramado

O Tour Linha Bella inclui 4 paradas de visitação e a parada final, na Cantina Linha Bella, para almoço. São visitados durante o passeio, o Moinho Cavichion, a Vinícola Masotti, o Velho Casarão e a Família Bof no Marco Zero de Gramado.

A primeira parada foi na Vinícola Masotti, onde aprendemos as curiosidades e particularidades da produção de sucos e vinhos na propriedade da família. Após uma breve apresentação sobre a fabricação de vinho, fomos para a melhor parte da vista, a degustação. Não deixem de provar os sucos de uva fabricados pela Família Masotti, que são maravilhosos. Também havia vinhos para degustar, mas provar vinho às 9h da manhã, não foi fácil. Preferi ficar no suco. Não deixe de caminhar pela propriedade, que é muito bonita e cheia de recantos especiais.

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella Gramado

Depois embarcamos no ônibus e seguimos para o Velho Casarão, onde os descendentes de Visenzo Marcon nos aguardavam. A história dessa família é muito interessante. O Sr. Visenzo chegou em Gramado com a esposa e morou no tronco de uma árvore por dois anos e com muito esforço conseguiu construir a casa centenária, hoje chamada de Velho Casarão onde vive a quinta geração da família Marcon. Além de conhecermos objetos e ferramentas do Sr. Visenzo, escutamos a história da sua família, visitamos o pequeno museu que fica na propriedade e também provamos as delícias coloniais produzidas pela família. Na propriedade dos Marcon também vimos e alimentamos ovelhas.

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella Gramado

O próximo local de visitação foi a Família Bof, na localidade de Linha Nova, também conhecida como Marco Zero de Gramado, pois foi lá que Gramado nasceu. Conhecemos o primeiro açougue de Gramado, o primeiro abatedouro, a primeira Igreja, a primeira prisão, como também o primeiro mercado da cidade. Como nos demais locais, antes de nos despedirmos da família Bof, provamos as delícias produzidas na localidade, como queijos, salames, copa e para quem quisesse, também havia um bom chimarrão.

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella Gramado

E para finalizar as visitações conhecemos o Moinho Cavichion. A querida Maristela que nos recebeu no Moinho, é descendente de alemães e italianos, e nos apresentou de forma super divertida (ela é mesmo uma super artista) curiosidades, fatos e diferenças entre o imigrantes alemães e italianos que chegaram no Rio Grande do Sul. Uma verdadeira aula de história apresentada de forma dramatizada pela Maristela. No final da apresentação provamos os doces e salgados coloniais produzidos pela família e eu não resisti a levar alguns pacotes para casa. Provem o pão de mel que é simplesmente divino. Também fomos conhecer, do lado de fora da casa,  o moinho, que foi fundado em 1920 e preserva até os dias atuais a típica construção italiana de pedra e madeira.

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella Gramado

Ingressos antecipados com Pagamento Parcelado


Compre seus ingressos antecipados, para garantir o melhor preço e pagamento parcelado sem juros.  Compre por esse link para garantir o parcelamento.

Almoço na Cantina Linha Bella |

O Tour Linha Bella encerra em grande estilo na Cantina Linha Bella. Assim que o ônibus chegou na Cantina, fomos recepcionados com música típica italiana e muita animação.

O almoço é servido em fogão a lenha com um cardápio colonial italiano delicioso, com muitos tipos de massas, carnes, queijos, saladas, feijão, arroz, batata assada e o grande destaque, as polentas: frita, brustolada e na chapa. Eu como como apreciadora de polenta, comi sem parar. As polentas da cantina Linha Bella são maravilhosas.

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella Gramado

Ainda durante o almoço inicia o show de música. A única coisa que não está incluída no valor do passeio são as bebidas. O buffet de sobremesa também é muito bom e super variado. Assim que as pessoas iam terminando o almoço, as músicas começaram a ficar mais animadas e não demorou muito para a cantina virar uma grande pista de dança, com todos visitantes e funcionários dançando e cantando.

Tour Linha Bella Gramado

Mas infelizmente a hora de ir embora estava chegando e para terminar com chave de ouro, fomos convidados a ir para a recepção da Cantina, para cantar e dança a famosa música “La Bella Polenta”. Nessa, não tem como ficar parado. Todo mundo entra na coreografia. E foi assim que terminou o nosso dia de passeio. Embarcamos de volta ao ônibus que nos deixou no ponto de partida, na Praça da Etnias.

Tour Linha Bella Gramado

Tour Linha Bella | Informações importantes

  • Acontece nas segundas, quartas e sexta feiras
  • Saída 8h30min da Praça das Etnias
  • O passeio só é realizado com veículos autorizados. Não tem como fazer o passeio com carro próprio.
  • É preciso reservar com antecedência. RESERVE AQUI
  • Chegada à Gramado: 14h30min
  • Inclui almoço, ingressos, transporte e guia. Apenas bebidas e despesas pessoais não estão incluídas.

Veja mais posts sobre a Serra Gaúcha |

Noite Italiana |

Além do Tour Linha Bella, a mesma empresa oferece a Noite Italiana, uma grande festa regada a boa culinária italiana nos ambientes da Cantina Linha Bella. A Noite Italiana acontece todas as quintas- feiras, das 20h às 23h.

Tour Linha Bella Gramado
Cantina Linha Bella

Além das principais especialidades da culinária italiana, servidas no fogão a lenha, toda a noite é acompanhada de show típico italiano, danças e apresentações. É muito divertido. Nós estivemos na Noite Italiana e mostramos a alegria dessa noite no nosso canal no YouTube.

Dicas de Hospedagem |

Gramado oferece uma ampla rede hoteleira, com opções para todos os gostos e bolsos. A saída do Tour Linha Bella acontece na Praça da Etnias, no centro da cidade. No post 13 Hotéis Bem Localizados em Gramado, eu compartilho as melhores opções de hospedagem para quem deseja ficar hospedado próximo das atrações centrais. 

Os hotéis mais próximos à Praça das Etnias são:

Quem aí já fez um tour rural em Gramado? Eu sei que sou suspeita, mas recomendo a todo mundo que faça pelo menos um dos passeios rurais da cidade. Não tem como não gostar!! É uma experiência e tanto. Gostaria de agradecer à equipe Linha Bella pelo convite para fazer novamente esse passeio que tanto gostamos!!

Tour Linha Bella Gramado



Para ver mais fotos, dicas e vídeos de Gramado e da Serra Gaúcha, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaSerraGaucha


Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *