Search
Close this search box.

São José dos Ausentes & Estância das Flores, combinação perfeita de natureza e conforto

São José dos Ausentes é um destino deslumbrante, no sul do Brasil, mas ainda pouco conhecido da maioria das pessoas e é entre cânions, campos e cachoeiras que está localizada a Estância das Flores, uma pousada diferenciada que oferece todo conforto e excelente gastronomia, aliados com a simplicidade da vida em fazenda.

Conjugar dias de descanso, com passeios pela região é muito fácil e prazeroso. Estivemos hospedados na Estância das Flores e desfrutamos um roteiro de 4 dias entre cânions, cachoeiras, plantações de batatas, bons vinhos e excelente gastronomia.

Leia também:

Conheça todos os detalhes de como é ficar hospedado na Pousada Estância das Flores e o que fazer em São José dos Ausentes e região, assim como dicas de roteiros, o que levar na mala e outras sugestões que só quem conheceu o local pode compartilhar.

São José dos Ausentes

Estância das Flores

“Paz, requinte e conforto em um mundo cada vez mais caótico”-  Com essa frase fomos recebidos pelo Paulo, proprietário da Estância das Flores em São José dos Ausentes (o endereço físico diz que estamos em Bom Jesus, mas a pousada localiza-se bem na divisa entre os dois municípios). Nesse momento tive a certeza que nossos dias na pousada, seriam especiais. Ele deixou o stress da cidade grande para encontrar a tranquilidade de Ausentes e trabalhar com a felicidade das pessoas. Cada hóspede é recebido como um grande amigo.

Estância das Flores

Inaugurada em julho de 2018, a Estância das Flores se localiza na região dos Campos de Cima da Serra, entre  Bom Jesus e São José dos Ausentes, quase na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. A casa com mais de 1.000 km esteve abandonada por 18 anos. Bastou uma grande reforma para o local se tornar o grande destaque em hotelaria e bem receber na região, que contava, até então, com apenas pequenas e simples pousadas familiares. Assista nesse link o vídeo onde mostramos todos os detalhes da Estância das Flores

Estância das Flores

Estância das Flores

A Pousada:

Combinando o conforto de um hotel boutique com a simplicidade da vida na fazenda, o casarão em madeira localiza-se em uma área de 200 hectares de campo e é uma ótima opção para quem quer visitar vinícolas da região e fazer passeios menos convencionais pelos Campos de Cima da Serra, visitando cânions, cachoeiras e outras paisagens deslumbrantes.

Estância das Flores

Estância das Flores

Quartos:

A Pousada Estância das Flores tem um total de 10 suítes, todas equipadas com calefação, cama king size, banheira de hidromassagem, wifi e sacada com vista para os Campos de Cima da Serra. Os quartos são grandes e espaçosos, contando com calefação para os dias frios.

Estância das Flores

Estância das Flores

Estância das Flores

Para garantir a comodidade, há a disposição no quarto uma chaveira elétrica, chá e xícara para preparar algo quente. A atenção aos detalhes é enorme. Quando cheguei na porta do quarto havia um identificador com meu nome, assim como um recadinho de boas vindas e bombons.

Estância das Flores

Gastronomia:

Outro ponto de destaque da Estância das Flores é a gastronomia. Eles até brincam, que só liberam os hóspedes para check out se engordarem, pelo menos, 1 kg por dia 😂 Acho que eu atingi essa meta.

Todas refeições são maravilhosas. O café da manhã é farto, com muitas opções de frutas, pães coloniais, bolos, enfim, tudo aquilo que a gente ama em café da manhã de hotel, mas com um diferencial. Tudo feito com muito carinho, fresco, produzidos com produtos locais.

Estância das Flores

Estância das Flores

Os jantares e os almoços foram diferenciados, com cardápio bem variado: de churrasco, feijão tropeiro, massa e galeto à pizza e peixe, com grande destaque para as sobremesas. Difícil escolher a melhor, mas meu voto foi para o queijo fresco com calda de mel e frutas vermelhas. Ah, e sempre com vista 😍

Estância das Flores

Estância das Flores

Os vinhos e espumantes servidos foram todas da Vinícola Campestre, parceira da Estância das Flores. Meus vinhos preferidos foram o Gewürstraminer, o Rosé Merlot e o Syrah. todos excelentes.

Estância das Flores

Vale a pena optar pelas refeições incluídas no seu pacote de hospedagem. Não há opção de restaurantes próximos e depois de provar as delícias preparadas na Estância, você nem vai querer procurar outro local para fazer as refeições.

Atividades:

A Estância das Flores é uma ótima opção para quem deseja desbravar as belezas naturais da região mas também para quem está em busca de sossego e tranquilidade.

Na casa principal, há sala de cinema, sala de jogos, dois restaurantes, sala com lareira e área externa possui piscina, lago para pesca e atividades recreativas como caiaque, pedalinho, balanço etc.

São José dos Ausentes

São José dos Ausentes

Além da pousada oferecer uma autêntica experiência no campo, há a possibilidade de agendar passeios adicionais como cavalgadas, passeios aos cânions e cascatas, piqueniques, trilhas e pesca.

São José dos Ausentes
Amarula, fiel companheira nos passeios pela área da Estância

Famílias com crianças:

Crianças são muito bem vindas na Estância das Flores. Há uma pequena brinquedoteca para os pequeninhos, balanço na área externa e previsão de um playground pronto para os próximos meses. Para acomodar famílias com crianças com mais conforto e espaço, há opção de quarto maior, com dois ambientes.

São José dos Ausentes

→POUSADA ESTÂNCIA DAS FLORES

Estrada da Mangueira Nova, 1610 – Bom Jesus/ RS

www.estanciadasflores-rs.com.br

 

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois a maioria dos planos de saúde não oferecem cobertura nacional. Faça a sua cotação para encontrar o melhor preço. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

O que fazer em São José dos Ausentes

São 127 cachoeiras mapeadas e 8 cânions  próximos. Para conhecer e aproveitar as belezas na região são necessários pelo menos 3 dias, que foi o tempo que passamos em São José dos Ausentes. Para aqueles que querem unir descanso com belezas naturais, recomendo pelo menos quatro dias na cidade.

São José dos Ausentes
Já viu um batatal pessoalmente?

Preciso considerar que as nuvens podem atrapalhar seu roteiro de visita aos cânions. Aconteceu com a gente e tivemos que voltar no dia seguinte para ver a beleza e imensidão do Cânion Amola Faca.

A maioria dos passeios é possível fazer por conta própria, com carro “normal”, mas eu recomendo fazer com guia especializado. Os passeios que fizemos foram com as empresas Condor Ecotur e Terrasul Ecotur. Os guias conhecem a região, otimizam o roteiro e possuem carros apropriados para o tipo de estrada. Em um dos dias, quando estávamos chegando próximo ao Cânion Montenegro, o tempo fechou e o cânion ficou sem visibilidade. Para não perdermos o passeio, os guias mudaram o roteiro e conseguimos aproveitar bem outras belezas naturais.

São José dos Ausentes

São José dos Ausentes

Lugares para conhecer em São José dos Ausentes:

  • Cânion Tabuleiro
  • Cânion Encerra ou Amola Faca
  • Cânion Realengo
  • Cânion Boa Vista
  • Cânion Coxilha
  • Cânion Montenegro e o Pico mais alto do RS
  • Cânion Cruzinha
  • Cânion Tigras
  • Vale do Rio Silveira
  • Desnível dos Rios
  • Cachoeirão dos Rodrigues

Roteiro de 4 dias em São José dos Ausentes

Dia 01: Chegamos na Estância das Flores para o almoço. À tarde fizemos uma trilha curta até a Coroa de Cristo, dentro da área da pousada, onde fomos recebidos com um piquenique delicioso.

São José dos Ausentes

São José dos Ausentes

Dia 02: O roteiro incluía visita ao cânion Montenegro, porém chegando lá perto, os guias perceberam que não haveria visibilidade. Mudaram o roteiro para conhecermos o Vale do Rio SilveiraDesnível dos Rios e o Cachoeirão dos Rodrigues. Lugares lindíssimos que até parecem uma pintura. Todos os lugares visitados ficam dentro de propriedades particulares na Rota Trilhas de Fazenda e o ingresso custa entre R$ 10,00 e R$ 15,00.

São José dos Ausentes

São José dos Ausentes

O Desnível dos rios é uma falha geográfica grave, onde o rio Divisa e o Rio Silveira encontram-se divididos por um grande rochedo e vários metros de desnível. Para ter o melhor visual é necessário atravessar o rio. Mas não se preocupe o rio é raso, e possui uma corda para facilitar a travessia.

São José dos Ausentes

Dia 03: Acordamos com o tempo chuvoso e segundo os locais, quando chove a probabilidade do tempo está aberto nos cânions é maior. Seguimos em direção ao cânion Encerra, ou mais conhecido como Amola Faca. Tivemos a maior sorte do mundo. Chegamos com chuva, mas de repente o tempo abriu, a chuva parou e foi possível ver a grandiosidade do Amola Faca e também a cachoeira com 240m de altura. O cenário é deslumbrante.

São José dos Ausentes

São José dos Ausentes

Mais tarde fizemos um passeio dentro da propriedade da Estância das Flores, caminhando pelo caminhos dos tropeiros até o Lageado. As paisagens na região dos Campos de Cima da Serra são maravilhosas.

São José dos Ausentes

São José dos Ausentes

Dia 04: Aproveitamos a proximidade com a cidade de Vacaria, e fomos conhecer a Vinícola Campestre. A estância das Flores e a Vinícola campestre costumam fazer roteiros conjuntos para receber os visitantes. A vinícola é novíssima – os passeios enoturísticos iniciaram no final de janeiro de 2020. Contei todos os detalhes da Vinícola Campestre e da nossa visita no post “Vinhedos, vinhos e complexo enoturístico”

O que levar na mala  para conhecer São José dos Ausentes

Visitamos São José dos Ausentes e a Pousada Estância das Flores no auge do verão, no mês de janeiro e mesmo assim, as temperaturas caíam consideravelmente à noite, fazendo menos de 10 graus.

Leve roupas leves mas também quentinhas. Não esqueça:

  • Protetor solar
  • Repelente – Sempre é bom garantir, mas não foi preciso utilizar.
  • Boné ou chapéu
  • Roupa de banho – tem muitas cachoeiras
  • Tênis que possa molhar
  • Jaqueta corta vento e impermeável
  • Manta ou echarpe para o final de tarde
  • Bota impermeável – A Pousada Estância das Flores oferece galocha para uso dos hóspedes sem custo.
  • Malha quentinha para usar no final da tarde

Se estiver planejando conhecer a região no inverno, não esqueça roupas térmicas, gorro, cachecol, luvas e um bom casaco. É comum ter temperaturas negativas e muita geada.

São José dos Ausentes
Mesmo em janeiro, foi necessário um casaco quentinho

Veja mais posts sobre a Serra Gaúcha



Para ver mais fotos, dicas e vídeos, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, e pela #ViagensQueSonhamosNosCanions

 

São José dos Ausentes

* Conhecemos o região dos Campos de Cima da Serra a convite da Anelise Zanoni do Travelterapia – Way Content, da Vinícola Campestre e da Estância das Flores. Ficamos muito felizes com a oportunidade e agradecemos o convite para conhecer lugares tão lindos do nosso estado.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *