11 novembro 2020

Rota das Charqueadas em Pelotas

A Rota das Charqueadas é um roteiro por algumas propriedades remanescentes do auge do Ciclo do Charque no Rio Grande do Sul, quando o estado passou a ter grande importância econômica no país.

Eu tinha muita vontade de conhecer Pelotas, na região sul do RS, pelo seus doces, mas acompanhando as aulas de Estudos Sociais do Dodo, surgiu a vontade de conhecer a rota das charqueadas, pela sua importância histórica, arquitetônica e cultural para o nosso estado e nosso modo de vida. 

Leia também:

Depois de se deliciar com os doces de Pelotas e conhecer a cidade através da sua história, gastronomia e atrações turísticas, compartilhamos com vocês o nosso roteiro pela Rota das Charqueadas e dicas práticas para visitar esse roteiro que merece ser descoberto por mais famílias.
Rota das Charqueadas

Rota das Charqueadas |


Nas estâncias gaúchas, criava-se gado para utilizar apenas o couro e os chifres, mas a carne quase não era utilizada pela dificuldade de mantê-la. Em 1780 o português José Pinto Martins deixou o Ceará, pela dificuldade da seca e terminou sua jornada nas margens do arroio Pelotas, no RS, onde fundou a primeira charqueada. A partir de então, aquela carne que não era utilizada, passou a ser reaproveitada e dando início ao Ciclo do Charque.

Há registros de pelo menos 38 charqueadas em funcionamento no auge da atividade, em Pelotas. A expansão das charqueadas e da produção de charque (carne salgada, que ficava dias no sol para aumentar sua durabilidade) fez Pelotas se tornar a capital econômica do RS, proporcionando um novo modo de vida e uma revolução em sua arquitetura, cultura e gastronomia. 

Por sua importância histórica, as charqueadas se transformaram em atração turística, cultural e símbolo da cidade de Pelotas. A Rota das Charqueadas possui 4 empreendimentos em funcionamento: Charqueada Boa Vista, Sao João, Santa Rita e Costa do Abolengo. Nós visitamos 3 dessas charqueadas, pois a Charqueada Costa do Abolengo está aberta apenas para eventos. Todas charqueadas estão localizadas ao longo do arroio Pelotas, distante em torno de 10 minutos do centro da cidade. Reserve no mínimo, meio dia para fazer esse roteiro.
rota das charqueadas

Charqueada São João

A Charqueada São João é a única das charqueadas que trabalha exclusivamente com visitações turísticas. O casarão construído em 1810, é reconhecido como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, e mantém as características arquitetônicas originais e o seu próprio acervo da época do Ciclo do Charque.
rota das charqueadas
Muito conhecida pelas gravações de A Casa das 7 Mulheres e O Tempo e o Vento, na Charqueada São João é possível voltar na história através do tour guiado pela propriedade. O tour começa em uma sala onde foi filmado uma das cenas mais marcantes de O Tempo e o Vento. Assistimos um vídeo contando a história e o valor histórico da Charqueada São João. No local já é possível ver mobiliário de época e também muitas fotos das filmagens feitas na charqueada.
rota das charqueadas
O passeio continua pelo pátio interno e depois segue pelos ambientes do casarão, onde não é possível filmar ou fotografar. A visita é muito interessante e a guia vai contando como eram os costumes da época através do mobiliário, da construção e objetos preservados. 
rota das charqueadas
rota das charqueadas
Vários fatos nos chamaram a atenção, entre eles:
  • Os escravos trabalhavam produzindo charque no período de calor, e no inverno quando era muito úmido, trabalham em olaria, produzindo telhas, que eram moldadas em suas pernas.
  • Na Charqueada São João há um grande móvel que serve de esconderijo, levando ao telhado da casa. Era utilizado para esconder a família do charqueador em caso de ataques.
  • Apenas os filhos homens possuíam quarto com janelas para a rua. Os quartos das filhas mulheres tinham janelas apenas para um pátio interno ou eram conectados diretamente ao quarto dos pais ou cuidadora.
  • Na sala onde eram servidas as refeições aos tropeiros, havia um pequeno passa pratos pois não era permitido o contato dos escravos que trabalhavam na charqueada com os tropeiros, pois esses, eram homens livres.
A visita é muito interessante. Após conhecer a parte interna da casa, seguimos o tour pela área externa. Também é possível fazer um passeio de barco pelo arroio Pelotas, onde é  avista-se outras charqueadas que haviam na região. Infelizmente em função da pandemia, o passeio não estava acontecendo no dia da nossa visita.
rota das charqueadas
rota das charqueadas
rota das charqueadas
O local consta também com um bonito restaurante nas margens do arroio Pelotas, que também estava fechado, pela pandemia. Deve ser muito agradável fazer uma refeição no local.

- Charqueada São João - https://www.charqueadasaojoao.com.br

Charqueada Boa Vista

A Charqueada Boa Vista funciona hoje como um espaço de eventos e está em fase de implementação, um projeto ecológico, chamado Boa Vista Eco Experiência, onde os visitantes poderão conhecer um pomar de árvores nativas, galpão criolo com animais de campo, mini trilha, criação de minhocas, fabricação de composto orgânico, entre outras vivências. O principal público da Boa Vista Eco Experiência serão escolas e famílias com crianças e jovens.
rota das charqueadas
Além do espaço para eventos que é belíssimo, cujo casarão é datado de 1811, os jardins da Charqueada Boa Vista são deslumbrantes. É possível agendar para desfrutar do espaço para piqueniques e comemorações. Para visitar a Charqueada Boa Vista é preciso agendar antecipadamente. No caso de grupo maiores de 12 pessoas pode ser agendada uma visitação com café colonial ou almoço.
rota das charqueadas
rota das charqueadas
- Charqueada Boa Vista - https://charqueadaboavista.com.br

Charqueada Santa Rita

A Charqueada Santa Rita é atualmente uma pousada de charme e uma ótima opção de hospedagem em Pelotas, principalmente para aqueles que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o Ciclo do Charque. Falarei mais sobre como é ficar hospedado em um charqueada em um outro post, mas quem não é hóspede,  também pode visitar as instalações da Charqueada Santa Rita e conhecer mais sobre a história do Ciclo do Charque.
rota das charqueadas
A Charqueada Santa Rita além do lindo casarão histórico preservado, datado de 1826, mantem preservados também o antigo saladeiro que hoje abriga o salão de festas, nas margens do arroio Pelotas e o prédio da recepção, onde há 4 quartos.
rota das charqueadas
Salão de Festas
rota das charqueadas
Prédio da recepção 
Também é possível agendar visitas para conhecer o Museu do Charque, um local pequeno, mas muito rico em história onde podemos entender melhor, como funcionava uma charqueada. Há maquete, vários painéis e também utensílios de época. No local também há uma "pelota", espécie de barco que deu nome a cidade de Pelotas.
rota das charqueadas
Maquete no Museu do Charque
- Charqueada Santa Ritahttps://www.charqueadasantarita.com.br

Seguro Viagem

Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, mesmo para viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.


Onde ficar hospedado |


Para a experiência na Rota das Charqueadas ser completa, ficamos hospedados na Charqueada Santa Rita, que é uma pousada de charme, localizada nas margens do arroio Pelotas.

A Charqueada Santa Rita é uma ótima opção de hospedagem em Pelotas. Clique aqui para ver valores e disponibilidade para a data da sua viagem.

Esse é o primeiro relato sobre a nossa viagem à  cidade de Pelotas, na região sul do Rio Grande do Sul. Acompanhe por aqui ou pelo YouTube para conferir mais dicas da cidade e do nosso roteiro. 

Você pode também assistir esse conteúdo em vídeo no YouTube:
rota das charqueadas

Veja mais posts sobre destinos no RS |


Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre Pelotas e outros destinos no RS, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmPelotas

Reserve sua viagem_______________
🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5
🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.
📱Compre CHIP DE CELULAR, com OMEUCHIP. Cupom 15% de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS 

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter