Search
Close this search box.

Conhecendo o Projeto Peixe Boi, na Rota Ecológica em Alagoas

Sede do Projeto em Porto de Pedras

Um passeio que logo tratei de incluir no nosso roteiro pela Rota Ecológica de Alagoas – já leu “Rota Ecológica em Alagoas, um pedacinho do paraíso escondido”?- foi a visita ao Projeto Peixe Boi em Porto de Pedras. Conheci o Projeto através do programa Caldeirão do Huck, quando no final do ano passado, participou do quadro “Um por Todos, Todos por Um” e teve a sua sede, concluída.

Se tiver interesse em conhecer o destino, o Zarpo, clube de viagens online, possui tarifas exclusivas para Alagoas. Acesse aqui e confira!

O Peixe Boi é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, e é aí que entra o maravilhoso trabalho do Projeto Peixe Boi, que além de cuidar dos animais e protegê-los, ainda proporciona trabalho para muitas famílias da cidade.

A Associação de Condutores de Turismo e Observação do Peixe-boi Marinho de Porto de Pedras, oferece passeios guiados para conhecer o projeto, que  permite ver os animais em seu habitat natural, nadando pelo Rio Tatuamunha.



Foi muito fácil encontrar a sede do Projeto Peixe Boi ( já conhecíamos da TV). Chegando lá é preciso marcar o passeio, caso você ainda não tenha feito. As pousadas da região, reservam esse passeio para você. Como o número de visitantes é limitado por dia, convém reservar por antecedência. Chegamos cedo, pois tínhamos marcado para às 10h, que é o horário do primeiro passeio, e enquanto esperávamos apreciamos a beleza do local, a lojinha de produtos e fomos ao banheiro, pois durante o passeio não  existe banheiro próximo.

Amei as almofadas em forma de quebra cabeça

Logo o Sr. Amaro, nosso guia para o passeio, chamou o pessoal para irmos em direção ao Rio Tatuamunha. Como a sede do Projeto fica na rua principal, é preciso um pequeno deslocamento de carro até o rio. São menos de 5 minutos de trajeto, e próximo ao rio é possível estacionar. É a partir desse ponto que começa o passeio propriamente dito, por trilhas e pequenas pontes entre os manguezais e o rio, até chegarmos no local de saída das jangadas.

Dodô achou o máximo passear “pelas pontes”, e era sempre o primeiro do grupo, a desbravar o caminho, sempre com a orientação do Sr. Amaro, que ia nos guiando e dando informações sobre o projeto.

Logo na chegada, na beira do rio, foi possível ver a Telinha, um dos peixe boi que estão em observação no rio Tatuamunha. Embarcamos na nossa jangada, que com auxílio dos dois remadores  (é proibido o tráfego de barcos a motor) e o Sr. Amaro como guia, nos levaram para “procurar”outros animais.

Nós seguimos de jangada até onde ficam os “bebês”, como uma espécie de cativeiro, onde recebem alimentação e ainda ficam um pouco mais protegidos. Com o passar do tempo, eles são soltos, mas monitorados como a Telinha que vimos no início do passeio. Encontramos também o Aldo, que até tentou pegar uma carona na nossa jangada.

Aldo tentando pegar uma carona conosco

Os animais são muito dóceis e a vontade é de encostar e fazer um carinho, mas é proibido tocar nos animais. O passeio é muito bacana, cheio de informações úteis e curiosidades sobre a região e os animais. Mas sem dúvida, o ponto alto, é quando um dos animais se aproxima da jangada.

Os peixes-boi marinhos podem chegar a 4 metros de comprimento e 800 kg. Eles se alimentam de vegetais e vegetação aquática. Até os 2 anos de idade a alimentação é exclusivamente de leite materno. Quando em atividade, eles podem ficar de 1 a 5 minutos debaixo da água sem respirar. Se estiverem dormindo podem permanecer até 20 minutos submersos.

O Projeto Peixe Boi permite no máximo 70 visitantes por dia e as jangadas tem capacidade para até 7 pessoas, evitando assim movimento excessivo que prejudique o ambiente e estresse os animais. Os passeios ocorrem das 10h às 16h ( última saída), mas conforme comentei acima, é melhor reservar para não correr o risco de não conseguir fazer o passeio, em função do limite de pessoas diário já ter sido atingido.

No final do passeio, retornamos ao mesmo local onde os carros estavam estacionados. O passeio durou em torno de 1hora, mas claro pode variar, conforme o guia e a vontade dos animais de aparecer ou não.

Depois desse passeio lindo foi impossível resistir ao pedido do pequeno de levar um peixe boi de pelúcia para casa. Os animais de pelúcia são produzidos pelo Instituto Yandê, em São Miguel dos Milagres, e comercializados na sede do Projeto Peixe Boi e também na sede da Yandê. Muita fofura na forma de pano. Vontade de levar todos para casa.

Projeto Peixe Boi

Rua Luiz Ferreira Dorta, 25

Tatuamunha

Porto de Pedras/AL


#Dica: Para maiores informações sobre passeios, dicas de hospedagem e todas outras informações úteis sobre Maragogi e as demais cidades pertencentes a região da Costa dos Corais, clique sobre o link  Convention Bureau



Outros posts:

Roteiro de 10 dias pelo Litoral Norte de Alagoas e outras dicas práticas para conhecer o estado

Salinas de Maceió, um resort para aproveitar em família

Rota Ecológica em Alagoas, um pedacinho do paraíso escondido

Pousada Marceneiro, nossa escolha de hospedagem em São Miguel dos Milagres

Um dia em Maceió e outras dicas práticas para conhecer a capital de Alagoas

Onde ficar em Maceió: Maceió Atlantic Suítes

Salinas do Maragogi, o resort mais premiado do Brasil

Procurando hotel em Alagoas?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Lembrando que a maioria da reservas são com cancelamento gratuito. Você pode reservar para garantir o preço, e continuar acompanhando as reservas. Se achar uma oferta melhor de outro hotel, é só cancelar a reserva, sem custo, online.

Procurando carro para alugar em Alagoas?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

* Para ver nossas fotos de Alagoas nos siga no Instagram @Fran_agnoletto, através da #ViagensqueSonhamosemAlagoas. Curta também nossa página no Facebook.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

6 respostas

  1. Olá, Francine! Sou Flavia Ribeiro , do Grupo Viajando para Gramado e Canela. Já usei milhares de suas dicas e estou aqui perdida. Começarei por Aracaju dia 31/03, e devido a tabua das marés seguiremos diA 03/04 diretamente para Maragogi. Quero encaixar esse passeio voltando para Maceió (meu voo volta é de Aracaju), ou enquanto estiver em Maragogi. O que sugere?

    1. Oi Flavia, que bom te ver por aqui!!!
      É bem tranquilo visitar o Projeto Peixe Boi a partir de Maragogi. Mas também seria caminho para quando voltarem à Maceió. Vcs dormem uma noite em Maceió? Se sim, poderiam "quebrar"o retorno parando no Projeto e conhecendo as lindas praias da Rota Ecológica. Já viu o post ?
      Mas se vcs pretendem voltar direto ao aeroporto, acho que iria em outro momento, a partir de Maragogi. não é longe, e tem bastante lugar lindos pelo caminho.
      Aproveitem! Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *