Search
Close this search box.

Rota Ecológica em Alagoas, um pedacinho do paraíso escondido

Praia de Porto da Rua

Alagoas é muito conhecido por suas praias e piscinas naturais, mas um pedacinho do litoral norte ainda é muito pouco divulgado, por sorte nossa e de vocês. Esse paraíso recebeu o nome de Rota Ecológica, e compreende os povoados entre a Praia dos Morros e Porto de Pedras, com aproximadamente 25 Km, pertencentes aos municípios de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe.

Se estiver nos seus planos visitar o destino, não se esqueça de checar as ofertas do Zarpo, clube de viagens online com tarifas exclusivas para Alagoas. Acesse aqui e confira!

A Rota propriamente dita, começa em Japaratinga, mas como é preciso atravessar de balsa até Porto de Pedras, acaba ficando mais difícil conhecer todas as praias para quem está sem carro. 

Se você fizer o percurso entre Porto de Pedras e Barra de Camaragibe, conhecerá os lugares mais lindos da Rota. 

Nós fizemos o percurso vindos de Maragogi e terminamos em Maceió, então passamos por todo o trajeto.

Passando pela AL 101 que liga os povoados, vocês verão muitas casas com o pessoal conversando em frente, alguns locais de artesanato, igrejas fofas, homenagens a Padre Cícero, mas não verão os dois pontos principais a que me refiro nesse post: as lindas praias e as pousadas de charme. Para conhecê-los é preciso ir um pouco mais a fundo nesse paraíso.

AS PRAIAS:

As praias são paradisíacas e desertas, com exceção de Porto da Rua, que possui o maior vilarejo a beira mar da região de São Miguel dos Milagres. Antes da balsa, a primeira praia é Japaratinga.

Japaratinga

Começando pelo norte, a primeira praia após a balsa é a Praia do Patacho, que está na lista entre as cinco praias mais lindas do país, perdendo apenas para as praias de Fernando de Noronha.  Como eu já disse a praia é deserta. Se você quer um pouco mais de conforto, o Cokoloco oferece Day Use por R$50,00. 

Descendo alguns quilômetros chegamos na Praia da Laje, que podemos dizer que é irmã gêmea do Patacho.

Na praia de Porto da Rua, você vai encontrar um pouco de estrutura: alguns restaurantes, opções de passeios de jangada, de bugue, e algumas lojinhas. Nós almoçamos no restaurante do Enildo e lá mesmo contratamos um jangadeiro da Associação de Jangadeiros de Porto da Rua para nos levar até as piscinas naturais da Praia do Toque. 

A Praia do Toque não possui acesso direto para a praia, para quem não é hospede das maravilhosas pousadas da praia. Mas você pode conhecer a praia de jangada, como nós fizemos, ou reservando um almoço na Pousada do Toque. 

As Praias do Riacho e de São Miguel dos Milagres, são os locais onde costumam ficar os grupos que vem de Maceió ou Maragogi, para conhecer a região. 

A Praia do Marceneiro é a praia onde estávamos hospedados. Ela é um pouco diferente das demais, pois tem uma curva que acaba dando um charme a mais. O acesso a ela é o melhor das praias, em via calçada em frente a Escola. Embora o acesso seja ótimo, não existe estrutura a beira mar.

A Praia dos Morros é a mais diferente da região, pois como não é protegida por recifes, tem ondas onde pode rolar surf. Para chegar até ela, é preciso ir até Barra de Camaragibe, estacionar o carro e caminhar um pouco até a beira do rio, onde os jangadeiros fazem a travessia do rio. Para chegar até a praia e curtir as falésias, é preciso caminhar uns 30 minutos. Como nós estávamos com o pequeno, desistimos da empreitada. Mas as fotos que vimos são lindas, e a praia é a única que se difere bastante das demais, por ter um pouco de ondas.

PASSEIOS:

A região, não é indicada para aqueles turistas que gostam de ficar pipocando cada dia para um lado. O negócio por aqui é relaxar e curtir a paisagem e o aconchego do sua pousada. Mas dois passeios são imprescindíveis: Projeto Peixe Boi e Passeio de Jangada pelas Piscinas Naturais.

O Projeto Peixe Boi, localizado em Porto de Pedras, teve muita repercussão na TV ano passado em função da participação no programa Caldeirão do Huck, no quadro Um por Todos, Todos por um. Mas a grandeza do projeto, vai muito além disso. É no Rio Tatuamunha, onde é feito o passeio de jangada, que os animais são readaptados ao seu habitat natural. O dócil e grandalhão peixe boi, que antes atrapalhava a pesca dos pescadores locais, hoje é fonte de renda para muitos deles através do trabalho organizado pela associação, como remadores e condutores das jangadas dos passeios, como esse que fizemos. O número de passeios diários é limitado a 70 pessoas, para o bem dos animais. Então não se esqueça de agendar o passeio com antecedência, na sua pousada. Para ler “Conhecendo o Projeto Peixei Boi, na Rota Ecológica em Alagoas”, clique aqui.

O Passeio de Jangada também pode ser agendado diretamente na sua pousada. Nós acabamos fechando diretamente com a Associação de Jangadeiros em Porto da Rua, enquanto almoçávamos no Restaurante do Enildo. O passeio custou R$30,00 por pessoa, e durou aproximadamente 2 horas, mas eles são bem flexíveis quanto ao período de duração e ainda nos forneceram máscaras de mergulho. Fomos até as Piscinas Naturais do Toque e voltamos margeando as praias. Não deixe de fazer um passeio desse tipo. Foi muito legal, o banho de mar delicioso, muitos peixinhos para ver e o pequeno se divertiu muito na jangada. Não  esqueça  que o horários dos passeios varia conforme a maré. Pato, nosso jangadeiro foi muito atencioso e profissional. Recomendamos.

ONDE FICAR:

Como eu já comentei, pousadas de charme, para todos os bolsos, são a melhor opção de hospedagem na região. Nós ficamos na maravilhosa e nova Pousada Marceneiro, na Praia do Marceneiro e a-ma-mos! A pousada tem 8 suítes super aconchegantes, o restaurante é ótimo, o café da manhã servido na mesa e a praia em frente linda e deserta como todas da região. A Marileusa, que é a proprietária, o Igor e todos os demais funcionários são muito atenciosos e receptivos, sempre preocupados em lhe bem atender. Muitas pousadas da região, não aceitam crianças. A Pousada Marceneiro, recebe “oficialmente”crianças a partir de 4 anos de idade. mas conforme o período, época do ano, e situação, a Marileusa pode abrir alguma excessão. Não deixe de entrar em contato.

A Karlinha do blog Cariocando por ai, se hospedou com a família na Pousada Recando dos Milagres e conta aqui como foi a experiência.

A Andrea do blog Do RS para o Mundo, se hospedou na Pousada das Acácias e conta aqui como foi a experiência.

A Pati Papp do blog Eu viajo com meus filhos, se hospedou com bebê na Pousada do Toque e conta aqui, como foi a experiência deles, em uma das mais conhecidas pousadas da região.

A Liliane do blog Trilhas e Cantos se hospedou em Japaratinga na Pousada Yapara- Tiba, contou nesse link todos os detalhes. 

O post mais completo, com todas opções de hospedagens na região é do Ricardo Freire. Clique sobre o título para ler “Onde ficar na Rota Ecológica”

Lembrando que somos parceiros Booking.com e todas as pousadas listadas acima, podem ser reservadas através desse link e do banner de pesquisa localizado na lateral direita do blog. 

ONDE COMER:

Nós gostamos tanto do aconchego e delícias da nossa pousada, que acabamos fazendo quase todas refeições por lá. As opções são bem variadas e muito saborosas, tanto que era uma dificuldade escolher um dos pratos.

No dia que fizemos os passeios almoçamos em Porto da Rua no Restaurante do Enildo, na beira mar e também gostamos muito, embora sejam opções mais simples. Em Porto da Rua, existem outras opções de restaurantes.

No mais, a região não oferece muitas opções, além dos restaurantes da pousadas, que na grande maioria ficam abertos ao público, mediante reserva. Então o melhor negócio é fazer sua reserva com meia pensão.

Nós adoramos passear pela região. Realmente é um pedaço de paraíso, onde o tempo parece não passar. E a vontade, é de passar o resto dos nossos dias por lá. Mas quem não curte muito, férias no estilo nadaterapia, reserve pelo menos um final de semana prolongado ou três dias para relaxar na região. Tenho certeza que você não irá se arrepender.

Piscinas Naturais do Toque

#Dica: Para maiores informações sobre passeios, dicas de hospedagem e todas outras informações úteis sobre Maragogi e as demais cidades pertencentes a região da Costa dos Corais, clique sobre o link  Convention Bureau


Outros posts:

Roteiro de 10 dias pelo Litoral Norte de Alagoas e outras dicas práticas para conhecer o estado

Salinas de Maceió, um resort para aproveitar em família

Rota Ecológica em Alagoas, um pedacinho do paraíso escondido

Pousada Marceneiro, nossa escolha de hospedagem em São Miguel dos Milagres

Um dia em Maceió e outras dicas práticas para conhecer a capital de Alagoas

Onde ficar em Maceió: Maceió Atlantic Suítes

Salinas do Maragogi, o resort mais premiado do Brasil

Conhecendo o Projeto Peixe Boi, na Rota Ecológica em Alagoas

Hibiscus Beach Club, um lugar com estrutura para passar o dia no litoral norte de Alagoas

Procurando hotel na Rota Ecológica?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Lembrando que a maioria da reservas são com cancelamento gratuito. Você pode reservar para garantir o preço, e continuar acompanhando as reservas. Se achar uma oferta melhor de outro hotel, é só cancelar a reserva, sem custo, online.

Procurando carro para alugar em Alagoas?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.

* Para ver nossas fotos de Alagoas nos siga no Instagram @Fran_agnoletto, através da #ViagensqueSonhamosemAlagoas. Curta também nossa página no Facebook.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

6 respostas

  1. Fran, post lindo!
    Você deu muita sorte com tempo, que maravilha! Fotos lindas, aquilo é um paraíso mesmo!
    Ano passado na mesma época que você foi nós pegamos muita chuva, por isso eu sempre falo que isso de clima, época do ano e etc é muito relativo.

    Obrigada pela menção!

    Beijos,
    Karla

  2. Sua publicação foi repostada pela secretaria de turismo de Alagoas! Parabéns! Aquela região é maravilhosa realmente… Na próxima oportunidade não deixe de ir na praia dos morros. É divina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *