Search
Close this search box.

Barbados e Rum, a combinação perfeita no caribe

Barbados é conhecido por fabricar o rum mais antigo do mundo, e não é por acaso que a bebida que mais irão oferecer a você será o rum punch, um drink de suco de frutas e obviamente rum. Uma delícia, por sinal.

O Rum é produzido em Barbados a mais de 300 anos. Um fator que contribuiu para a produção da bebida na ilha é que o solo não é de origem vulcânica, como as demais ilhas do caribe. O solo de Barbados é originado de sedimentos do fundo do oceano cobertos por calcário de coral, uma pedra porosa que age como um filtro natural. Esse processo garantia uma água de excelente qualidade e sabor diferenciado ao rum.

Sozinho ou bem acompanhado, o rum é presença constantes em todos os bares da ilha. Seja em restaurantes, bares de praia ou hotel. As garrafas de rum disputam espaço com a cerveja Banks, que é a cerveja local, e se alguém bebe vinho, espumante ou uísque, deve ser uma minoria, pois não vinhos em lugar algum garrafas desse tipo dispostas.

Visitando uma destilaria de rum |

As duas destilarias mais conhecidas por oferecerem tour guiados são a Mount Gay e a St. Nicholas Abbey. A Foursquare Rum Factory & Heritage Park também oferece visitação.

Nós visitamos a Destilaria Mount Gay , que foi fundada em 1703 e é a marca de rum mais antiga do mundo. 

Existem três tipos de visitação, o chamado Signature Tasting Tour que acontece de segunda à sexta feira entre 9h30 às 14h30,  e tem o custo de US $10, o Storied Cocktail Tour que acontece nas segundas, quartas e sexta feiras às 13h30 e custa US $50 e o Storied Barbadian Lunch Tour, que acontece nas terças e quintas feiras, ao meio dia e custa US $ 62. A diferença entre os tours é que no no Cocktail Tour você coloca a mão na massa e prepara drinks utilizando o famoso rum ao contrário do Signature que é uma simples visitação e degustação dos produtos.  Já o Barbadian Lunch Tour inclui almoço com pratos típicos barbadianos. Na reserva do Cocktail Tour ou do Lunch Tour, o transporte a partir das zonas hoteleiras está incluído, assim é possível beber sem se preocupar.

O tour inicia  com um copo de rum punch e uma visita a um museu, onde a atendente conta curiosidades sobre a bebida e sua produção.

A visita continua em outra sala, onde é exibido um pequeno vídeo de aproximadamente 7 minutos mostrando um pouco mais sobre o rum e após, é feita a degustação de quatro produtos, com o atendente explicando as diferentes entre os produtos e peculiaridades e aromas de cada um.

No final da degustação é feita uma rápida visita à fabrica, onde não é permitido filmar ou fotografar. Se o seu tour for o Signature Tour, a visitação termina aqui. Se você optou pelo Cocktail Tour a degustação continua em um terraço aberto, onde várias mesas com todos acessórios, frutas, sucos e obviamente rum, estão a disposição para os visitantes criarem seus próprios cocktails.

No final do passeio, visite a loja da empresa onde você pode comprar todos os tipos de bebidas em diferentes tamanhos e tipos de embalagem.

Não é um tour recomendado para crianças, pois não possui nenhum atrativo aos pequenos visitantes, mas as crianças não são impedidas de participar juntamente com os pais. Inclusive havia várias crianças no nosso grupo.

Rum X Cachaça

Eu adoro um drink e já na primeira prova, me apaixonei pelo rum punch, que passou a ser minha bebida preferida na ilha.  Mas não sou uma pessoa com um paladar aguçado ou sofisticado para bebidas fortes. Confesso que durante a degustação dos tipos de rum na destilaria Mount Gay, eu não conseguia distinguir os aromas de baunilha, de banana, e tantos outros que a guia identificava junto com o  grupo. Eu só consegui distinguir o aroma, pasmém, de álcool. Ao meu ver, estava bebendo cachaça. Foi aí que resolvi pesquisar a diferença entre as duas bebidas.

O rum e a cachaça tem a a mesma matéria prima. Ambos são fabricados a partir da cana de açúcar. O produto cachaça é exclusivo de produção brasileira, pois seu nome é protegido por lei, e somente produtos produzidos no Brasil podem utilizar esse nome.  Mas a principal diferença entre os dois processos é que o rum é produzido com o caldo cozido da cana, também chamado de melaço e a cachaça é produzida com o suco fresco, também chamada de garapa.

Resumindo: a cachaça é brasileira e o rum é caribenho. Não sou nenhuma especialista em bebida alcoólica, mas encontrei esse post que achei bem didático sobre o assunto.

Como preparar o Rum Punch |

Praticamente uma receita secreta em Barbados, foi difícil descobrir como preparar o drink mais famoso da ilha. A cada local que eu perguntava, me contavam alguns dos ingredientes e acabavam não explicando os detalhes da receita.

Durante o passeio que fizemos com a Calabaza Sailing, mergulhamos com tartarugas, mas também bebemos muito rum punch e entre um drink e outro, o tripulante nos ensinou como preparar o rum punch. Alguns produtos não encontramos por aqui, por isso é preciso adaptar um pouco a receita.

  • 2 medidas de suco de limão
  • 2 medidas de açúcar – originalmente utilizam syrup
  • 3 medidas de rum escuro – dark rum
  • 4 medidas de mistura contendo: 2 partes de água, 1 parte de suco de abacaxi, 1 parte de suco de laranja

Misture todos ingredientes em uma coqueteleira, gelo e uma dose generosa de bitter. Está pronta a bebida tradicional de Barbados. Eu ainda não tive coragem de experimentar a receita em casa, mas garanti meu rum punch no free shop do aeroporto de Barbados. Testado e aprovado.

* Este não é um post patrocinado. Fizemos a visitação à Destilaria Mount Gay à convite da empresa, mas o relato acima representa a nossa opinião sincera sobre o destino.

Outros posts sobre Barbados:

* Como é dirigir na mão inglesa e alugar carro em Barbados

* Nadando com tartarugas | Experiência inesquecível em Barbados

* Barbados | O que você precisa saber antes de viajar para a ilha do rum punch

* Hospedagem al inclusive em Barbados para quem ama mordomias e praia paradisíaca

* Crystal Cove Hotel | Onde se hospedar na costa oeste de Barbados

* Onde comer em Barbados

Quer reservar hotel em Barbados?

Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Se preferir você pode reservar através desse link com a Hoteis.com.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

11 respostas

  1. Uau! Certeza que iríamos adorar conhecer esta destilaria! E que bom saber que existe uma cerveja local, pois este é um motivo forte para convencer o marido a visitar um destino! Pensa numa pessoa que gosta de "drink local"! Adorei o post, muito informativo! Beijocas, LIli @trilhasecantos

  2. Sold! Já me convenceu que Barbados é pra mim! hahahaha
    Já tava caidinha por esse paraíso caribenho, daí você vem e acrescenta rum na mistura… pronto! Não preciso de mais nada… vou ali comprar as passagens e já volto!
    Adorei o tour da destilaria! Adoro encaixar esse tipo de passeio nas nossas viagens. Seria um tour que faria com certeza.

    1. Simone,

      Fico feliz!!! Me leva junto?
      O tour é bem bacana. Não é um programa imperdível, mas eu sempre acho interessante conhecer coisas diferentes, ainda mais quando é parte da cultura local, como o rum

  3. Nunca tinha associado RUm a Barbados, taí, sempre aprendendo….rs Mas a parte da cerveja artesanal me interessa mais… hahaha. 🙂

  4. Eu trouxe uma garrafa de mount gay (que ainda não abri, rs), mas acabei perdendo os tours nas fábricas de rum. Mas obvio que não deixei de tomar muuuuuito rum punch em Barbados (e é engraçado que todo passeio tem, né?)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *