Search
Close this search box.

O que fazer no Pantanal

O Pantanal é uma região brasileira com riqueza enorme. Animais, paisagens deslumbrantes, boa gastronomia e muitos atrativos. Nós conhecemos a região durante nosso Roteiro pelo Mato Grosso do Sul. Ficamos encantados pela beleza da região e nos perguntando o porque de não ter visitado o Pantanal antes.

Escolhemos a Pousada Aguapé como a nossa casa no Pantanal e foi assim que nos sentimos. Além de toda estrutura de hotelaria, a Pousada Aguapé, oferece também as refeições e os passeios incluídos no valor da diária, o que torna tudo mais prático, sem necessidades de grandes deslocamentos e pesquisa sobre onde realizar os passeios, além de oferecer a convivência com a cultura e tradição em uma típica fazenda pantaneira.

São várias opções de passeios, entre passeio a cavalo, passeio de barco no rio, focagem noturna, safári fotográfico, passeio de charrete, manejo de gado, caminhadas, observação de pássaros e pesca de piranha.

Nós passamos dois dias na Pousada Aguapé, mas se você tiver oportunidade, sugiro três noites, para que seja possível aproveitar ainda mais os passeios. A cada diária estão incluídos dois passeios, um pela manhã e outro no período da tarde. Os passeios são sugeridos pela equipe da pousada, e sempre identificados em um quadro mural existente na área social, na noite anterior. No momento da nossa reserva, eu especifiquei os passeios que tínhamos preferência, e fomos prontamente atendidos. Mas acredito que seja possível escolher os passeios no momento de check in, já que todos são muito prestativos e atenciosos. Conheça os detalhes dos passeios que fizemos e que são os preferidos entre os hóspedes:

Safári fotográfico

O passeio mais aguardado era o Safári fotográfico, que fizemos logo na nossa primeira tarde no Pantanal. O passeio acontece no início da manhã e no final da tarde, por ser o momento em que os animais esta mais ativos, sendo mais fácil avistá-los.

Um carro adaptado para safári, acompanhado do motorista e do guia expert em encontrar os animais, nos levou por áreas afastadas da sede da fazenda, a procura dos animais. Vimos muitas aves, incluindo araras e tuiuiús, ave símbolo da região pantaneira, jacarés, tamanduás, capivaras, lobinho e tatu.

Contei todos os detalhes da nossa experiência no post,

Safári no Pantanal brasileiro

Focagem noturna

O passeio da focagem noturna pode ser conjugado com o safári ou um passeio independente. Como nós tínhamos pouco tempo, fizemos o passeio conjugado, que tornou a experiência ainda mais inesquecível. Saímos da Pousada Aguapé às 15h30 e o passeio só terminou depois das 19h.

Fizemos o safári tradicional e quando o sol ia se pondo, paramos em um local para apreciar esse espetáculo da natureza.

Com a lua e o céu estrelado de testemunha, iniciamos a segunda parte do passeio, dessa vez em busca dos animais com hábitos noturnos. Para isso o guia contava com a ajuda de um holofote, para focar os animais. No escuro, procurar os animais foi ainda mais emocionante, pois qualquer movimentação, imaginávamos a onça pintada dando sopa.

Não vimos a onça, mas vimos uma jaguatirica com seu filhote, bem de pertinho.


Booking.com


Passeio de barco

O passeios de barco acontece no rio Aquidauana, que fica muito próximo da sede da fazenda. Após todos acomodados no barco, iniciamos o passeio rio abaixo, acompanhando o vai e vem dos animais nas margens do rio, nas águas e também no céu.

O passeio tem duração aproximada de duas horas. Vimos capivaras, jacarés, tucanos, araras, lontras, macacos e muitas outras espécies de aves, que não saberia enumerar para vocês. O passeio é bastante tranquilo e agradável.

Pesca de piranha

Outro passeio muito aguardado pelo nosso pequeno viajante, era a pesca da piranha. O guri é fã de programas de pesca e sonhava em pescar piranha. Lá fomos nós com o atencioso guia César, tentar a sorte no rio Aquidauana.

E para ser pescador é preciso ter muita paciência, coisa que eu e o nosso guri não temos. Tentamos várias vezes, e o máximo que conseguimos, foi que os peixes picassem as iscas. O César que foi preparado e é pescador experiente tinha cuidado em trocar a isca sempre que ficava esbranquiçada, pois segundo ele, as piranhas gostam é de carne vermelha.

Depois de um tempo sem sucesso, trocamos de ponto, para um local onde as águas do rio eram mais profundas. Não foi preciso esperar muito, em poucos minutos, o marido conseguiu uma piranha no anzol e era das grandes. Foi só a primeira, para que ficássemos ainda mais entusiasmados. Pegamos mais duas piranhas e saímos do passeio felizes com o sucesso da nossa pescaria.

 

 

Passeio a cavalo

Foi a primeira vez que cavalgamos tantas horas seguidas. A cavalgada teve duração de quase três horas, por percursos que antes havíamos percorrido durante o safári. Cada um no seu cavalo, inclusive o guri cavalgou sozinho, acompanhados de dois guias.

Antes do passeio, os guias passaram algumas recomendações, mas os cavalos eram muito mansos e o grupo cavalgava sempre muito próximo.

Em um determinado ponto teve uma parada para descanso e contemplação da natureza. Vimos muitos jacarés, tuiuiús, araras e animais da fazenda. Foi um passeio muito agradável e diferente.

  • Todos os passeios da Pousada Aguapé são acompanhados de guia com experiência na atividade.
  • Os passeios sempre são diferentes, mesmo que o percurso seja o mesmo. A natureza está em constante modificação, assim como a rotina dos animais, o que contribui para que cada passeio seja único.
  • Os passeios podem ser solicitados de acordo com a sua preferência, mas normalmente são especificados de acordo com a programação da pousada.
  • Todos os passeios são marcados na noite anterior e divulgados no quadro mural localizado na área social da pousada.
  • Crianças são muito bem vindas em todas as atividades. A Pousada Aguapé sempre tenta adaptar a atividade para que todos possam participar.  No caso do passeio a cavalo, se a pessoa não tiver condições de cavalgar, pode fazer todo o percurso com a sua família em uma charrete.
  • Não esqueça de levar protetor solar, calçado fechado e calça comprida. O passeio a cavalo exige o uso de calça jeans.

Para ver mais dicas e fotos de Bonito, siga nosso perfil no Instagram – @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosnoMS #ViagensqueSonhamosnoPantanal

Outros posts sobre o MS:

Safári no Pantanal brasileiro

Onde se hospedar em Campo Grande

Roteiro de uma semana conhecendo Bonito e Pantanal

Bonito com crianças, vale a pena?

Onde se hospedar em Bonito com crianças

Reserve sua viagem______________________________________

🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito. Reserve seu hotel no HOTEIS.COM e pague parcelado em até 12 vezes em reais, sem cobrança de IOF.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.

📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *