Search
Close this search box.

Delft, Gouda e outras cidades da Holanda para conhecer

São muitas cidades da Holanda para escolher na hora de planejar um roteiro pelo país. Amsterdam é o destino mais visitado em todos os roteiros pela Holanda, mas há muitas cidades interessantes e atrações imperdíveis no interior do país.

Leia também:

Delft e Gouda são duas cidades muito interessantes que todo mundo deveria visitar. Enquanto Delft é conhecida como a Cidade da Porcelana Azul, Gouda merece a visita por suas delícias gastronômicas, terra do queijo Gouda e também do stroopwafel, isso sem comentar seus canais e arquitetura típica holandesa.

cidades da Holanda

Nesse post vamos apresentar para vocês o que vale a pena conhecer nas lindas cidades da Holanda de Delft e Gouda, como também outras cinco sugestões de cidades que merecem ser visitadas durante seu roteiro pelo país.

Conhecendo Delft  |

A cidade da porcelana azul nos recebeu com tempo feio: chuva e frio. Mas mesmo assim ficamos encantados com sua beleza. Na primeira loja de souvenir que encontrei, entrei e comprei um guarda chuva para não perder o passeio.

cidades da Holanda

Delft  é um dos centros comerciais mais antigos da Holanda. A cidade tem muito destaque pois é em Delft que se encontram os túmulos dos monarcas holandeses. Localizada a poucos quilômetros de distância de Roterdã e Haia, é uma ótima opção de passeio bate e volta.

cidades da Holanda

Ficamos algumas horas na cidade e foi tempo suficiente para nos perdermos nas ruelas e apreciarmos as construções típicas com cara da Holanda refletidas nos canais. É possível conhecer todas região central da cidade caminhando. As principais atrações do centro histórico de Delft são:

  • Markt – Na praça central de Delft, há muitas lojas de queijos, souvenirs e porcelanas. No verão  os restaurantes colocam mesas na rua. No local acontece também feiras de diversos tipos de produtos.
  • Porcelana de Delft. A cerâmica azul é um dos símbolos da cidade.
  • Stadhuis. O prédio da prefeitura está localizado na praça central e se destaca por seu prédio medieval com janelas vermelhas.
  • Igreja Oude Kerk. Um dos grandes destaques da cidade é a Oude Kerk, com sua torre inclinada. Praticamente a Torre de Pisa da Holanda. Não deixe de apreciar sua beleza refletida nos canais. 
  • Igreja Nieuwe Kerk.  É na igreja “nova”que ficam os túmulos dos monarcas holandeses. A igreja está localizada no Markt.
  • Arquitetura típica holandesa, com suas fachadas estreitas e inclinadas 
  • Canais lindos. A dica é se perder pelas ruas estreitas, se surpreendendo com esquinas charmosas.
  • Centro Cultural Vermeer. Cidade natal do pintor Vermeer, o local é uma espécie de museu da sua obra.

Assista no YouTube, nosso passeio por Delft

Chegamos em Delft de carro, após passarmos a manhã passeando entre os campos de tulipas da Holanda. Foi fácil e tranquilo estacionar próximo ao centro histórico, pois há vários estacionamentos na região.

cidades da Holanda

Conhecendo Gouda |

Muitas pessoas conhecem o queijo Gouda, mas não  fazem ideia de que existe uma cidade com o mesmo nome na Holanda. E como era de se esperar o queijo é um dos grandes destaques da cidade. São dezenas de lojas de queijos, com todos os tipos possíveis de queijo para se degustar e kits lindos que é bem difícil de não querer trazer para casa.

cidades da Holanda

Outra delícia gastronômica de Gouda são os stroopwafels, biscoito típico holandês, recheado com caramelo. É bem fácil encontrar lojas/fábricas no centro histórica da cidade, onde é possível provar o stroopwafel quentinho, que é bem mais gostoso daqueles encontrados em mercados e lojas turísticas, que por sinal, já são uma delícia.

cidades da Holanda

Passamos uma manhã passeando pelo centro histórico da cidade. Além de provar suas delícias gastronômicas, visitamos suas principais atrações:

  • Markt – se puder, visite a cidade em quinta feira, que é quando acontece o Gouda Cheese Market e o queijo é vendido como antigamente.
  • Waag, construção de 1668, onde os queijos eram pesados. Hoje funciona uma espécie de museu no local.
  • Stadhuis, prefeitura antiga, do século XV, também localizada no Markt. nenhum prédio pode ser maior que a prefeitura. Nas horas cheias, preste atenção na lateral da prefeitura, onde há bonecos que saem da fachada ao som de música, como se fosse um relógio cuco. 
  • Igreja Sint Janskerk, com seus belíssimos vitrais.
  • Arquitetura típica holandesa, com suas fachadas estreitas e inclinadas 
  • Canais lindos. A dica é se perder pelas ruas estreitas, se surpreendendo com esquinas charmosas.

cidades da Holanda

Assista no YouTube, nosso passeio por Gouda

cidades da Holanda

Como eu já contei nos outros posts da série da Holanda, chegamos em Gouda de carro. Foi muito fácil encontrar estacionamento próximo à cidade histórica. Passamos a manhã na cidade e a tarde seguimos viagem para conhecer os Moinhos de Kinderdijk.

Seguro Viagem COM DESCONTO


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois é obrigatório na Europa. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Delf ou Gouda?

Se tiver que escolher apenas uma cidade para visitar, por falta de tempo, eu escolheria Gouda. Talvez eu tenha sido fisgada pelo estômago ou talvez nossa falta de sorte com o tempo em Delft, tenha prejudicado a nossa experiência. Mas a verdade, é que achamos Gouda muito mais charmosa.

cidades da Holanda
Antiga prefeitura de Gouda

Outras cidades da Holanda para conhecer |

Amsterdam é muito óbvio e acho que praticamente todos que visitam a Holanda, visitam também Amsterdam. Então essa lista será de cidades para conhecer na Holanda, fora Amsterdam. Destinos para quem quer fugir dos roteiros tradicionais 😉

Utrecht: A cidade está estrategicamente localizada entre Amsterdam e Gouda e é conhecida por muitas pessoas, como uma mini Amsterdam. Utrecht, embora seja a cidade mais antiga da Holanda, possui um espírito jovem, por ser também uma cidade universitária e muitas atrações que merecem uma visita, seja para conhecer a história da cidade e da Holanda, ou apenas desfrutar suas peculiaridades.

cidades da Holanda

Nós passamos um dia e meio em Utrecht e foi tempo suficiente para conhecer as principais atrações, como passear pelos canais mais antigos da Holanda, subir na Dom Tower e conhecer o Castelo De Haar. Veja o nosso roteiro completo em Utrecht clicando aqui. É possível também fazer um bate e volta a partir de Amsterdam para visitar Utrecht.

Haia:Haia é sede do governo da Holanda e a terceira maior cidade do país. Infelizmente nós não tivemos tempo para conhecer a cidade durante o nosso roteiro pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo, mas tudo o que li sobre a Holanda, dizia que a cidade é imperdível, definindo-a como uma cidade grande com charme de cidade de interior. O grande destaque da cidade são as atrações culturais, como o Museu Mauritshuis e a mistura de arquitetura moderna com arquitetura holandesa.  É possível fazer bate e volta de Amsterdam, para conhecer Haia.

Lisse: Lisse não é um nome de cidade que figura entre os destinos mais visitados da Holanda, mas se você estiver visitando o país entre meados de março e meado de março, deve ser visita obrigatória, pois é em Lisse que fica o maior Parque de Tulipas do Mundo.

cidades da Holanda

O Keukenhof é visitado por milhões de pessoas anualmente. Além do parque, recomendo que você passeie pelos campos de tulipas próximos à Lisse e também na vizinha cidade de Hillegon. Nós alugamos uma bicicleta para pedalar entre os campos de tulipas e foi sensacional. Veja o nosso roteiro completo pelos campos de tulipas clicando aqui e assista o vídeo no YouTube.

Roterdã: Roterdã é a segunda maior cidade da Holanda e sede do maior porto da Europa. Visitamos a cidade durante nossa viagem de carro pelo país e foi uma grata surpresa por ser totalmente diferente das outras cidades holandesas que conhecemos. Roterdã foi muito destruída durante a Segunda Guerra Mundial e precisou se reinventar. Foi quando assumiu uma postura modernista.

cidades da Holanda

Para os amantes de arquitetura moderna, a cidade é um espetáculo. Quando visitar Roterdã, não deixe de conhecer os Moinhos de Kinderdijk, Patrimônio da Humanidade, localizados próximo à cidade. Veja o nosso roteiro completo por Roterdã e o que fazer nas proximidades clicando nesse link e assista o vídeo no YouTube.

Giethoorn: Conhecida como a Veneza da Holanda, a cidade não tem ruas, apenas canais. Giethoorn está localizada a apenas 120 km de Amsterdam e também pode ser uma opção de destino bate e volta. O grande destaque são os canais com suas centenas de pontes, os barcos, que são o meio de transporte oficial e as construções típicas com telhados de palha. Uma boa dica para conhecer a cidade é fazendo um passeio de barco guiado que tem duração de 1 hora. É possível combinar esse passeio, com o translado a partir de Amsterdam.  Você pode reservar esse passeio aqui.

Outros relatos dessa viagem pela Europa |

Passeios por cidades da Holanda |

Carro ou trem ?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. A resposta vai depender do seu estilo de roteiro e de viagem. A Holanda oferece uma ampla rede ferroviária e é bem fácil chegar de trem em praticamente todas cidades do país, mas nós preferimos percorrer a Holanda de carro.

Viajar de carro pela Holanda nos proporcionou mais flexibilidade de roteiro e otimização do tempo, pois não foi necessário nos adaptarmos aos horários pré determinados de transporte público. Tivemos a liberdade de visitar as cidades e atrações no nosso tempo. As estradas do país sua excelentes e não é difícil encontrar vagas de estacionamento e nem hotéis com estacionamento gratuito. Para saber mais detalhes, veja o post “Como é viajar na Holanda de carro alugado”.

cidades da Holanda

Para ver mais fotos e vídeos de cidades da Holanda e dicas do roteiro incrível que fizemos pela Europa, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaHolanda ,  #ViagensQueSonhamosNaBelgica e #ViagensQueSonhamosEmLuxemburgo


Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *