Search
Close this search box.

Dois lugares para conhecer em Progresso no RS

Progresso é uma pequena cidade no RS, localizada na região alta do Vale do Taquari, distante aproximadamente 170 km de Porto Alegre. Com relevo montanhoso, a cidade oferece belas paisagens e atrativos turísticos muito bem preparados para receber os visitantes, entre eles dois lugares para conhecer em Progresso, que indico que vocês visitem.

Eu já havia estado em Progresso outras vezes, mas não conhecia dois lugares que me chamaram muito a atenção nesse último passeio: a Cabanha Leite e o Sítio Campiol. Duas propriedades familiares, que abrem as portas do local onde residem para receber visitantes, com muito charme, delícias caseiras, belezas naturais e contato com a natureza.


Leia também:

Em um roteiro de um dia, é possível conhecer as duas propriedades, mas recomendo que se programem para chegar cedo em Progresso, para curtir os lugares com bastante tranquilidade. Para aqueles que desejam curtir mais as belezas da região, é possível conjugar com outros municípios vizinhos como Sério e Boqueirão do Leão. Compartilho com vocês nesse post, dois lugares para conhecer em Progresso e outras dicas para conhecer e passear pelo Vale do Taquari.

lugares para conhecer em Progresso

Cabanha Leite

A Cabanha Leite é um lugar encantador no interior de Progresso, na localidade de Campo Branco. Assim que chegamos, a simpática Sra. Nelsi nos recebeu cantando uma linda canção e nossos olhos já se encheram de alegria por ver tantas belezas no local.

lugares para conhecer em Progresso

Diferente do nome, o local não tem leite e nem cavalos, mas tem muita natureza e delícias gastronômicas. O nome “Leite”, vem do sobrenome da família. Na propriedade, é possível fazer trilhas pela mata (com grande parte das árvores identificado por espécies), interagir com animais como ovelhas, gansos, galinhas e se tiver ovelhas em fase de amamentação é possível até dar mamadeira para as ovelhinhas.

Cabanha Leite Progresso

Há playground, horta, de onde vem grande parte das delícias servidas à mesa pela Sra. Nelsi, um grande lago, redário e um jardim incrivelmente lindo e florido. Tudo muito caprichado e cheio de detalhes. Visitamos a propriedade no mês de novembro e as flores estavam um encanto, principalmente as hortênsias.

Cabanha Leite Progresso

Cabanha Leite Progresso

Preciso falar das delícias servidas na Cabanha Leite, que pode ser café da manhã, almoço, café da tarde ou mesmo visitar o local para um piquenique. Todas as opções precisam ser agendadas previamente, pois tudo é preparado com muito carinho pela Sra. Nelsi. Pães, bolos, grôstoli, queijos, salames, massas, carnes, saladas, chá, sucos. Todos produtos coloniais com origem na propriedade.

Cabanha Leite Progresso

Cabanha Leite Progresso

Cabanha Leite Progresso

Reserve pelo menos meio dia para curtir o local, mas se tiver disponibilidade de tempo, fique mais tempo. Leve um livro para ler, na rede. Faça um piquenique no jardim. Leve as crianças para ver as ovelhas.

Além de manter toda a propriedade impecavelmente linda, a Sra Nelsi trabalha com reciclagem de vidros. Achei a proposta muito bacana, um trabalho artesanal e criativo. Vidros que seriam descartados, recebem novos usos e decoram a propriedade. Além de estarem disponível para venda como lembrança do local.

lugares para conhecer em Progresso

Quando forem visitar a Cabanha Leite, mandem um beijo meu, para a Sra. Nelsi. Nós voltaremos com certeza. Para agendamentos, contate a Simone – 51. 99152-5358. Os valores variam de acordo com o tipo de refeição a ser incluída.

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, mesmo para viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Sítio Campiol e Cascata do Moinho

A Cascata do Moinho é um local incrível e muito conhecido em Progresso e na região. A cascata está localizada dentro da propriedade do Sítio Campiol, outro empreedimento familiar em Progresso, com fácil acesso a partir do centro da cidade.

A propriedade é muito bonita e cheia de detalhes, com placas, flores, natureza e um visual de tirar o fôlego. São várias possibilidades de atividades e passeios, sendo que a principal é a trilha da Cascata do Moinho, mas também é possível aproveitar a bela estrutura do sítio para acampar, estar em contato com a natureza, desfrutar de um lindo café da tarde, almoço ou mesmo café da manhã.

lugares para conhecer em Progresso

Cascata do Moinho Sítio Campiol

Começamos nosso passeio pela trilha da cascata. São 1800 metros, ida e volta, percorridos em torno de 1 hora, com tranquilidade. Há bancos na trilha para quem precisar de descansar. A trilha é tranquila, mas tem uma parte bem íngreme, que pode cansar os sedentários (como eu 😬). Mas nada que uns minutos de descanso e um pouco de água não resolvam.

lugares para conhecer em Progresso

Logo no início da trilha,  tem a Casa da Fotografia que merece uma paradinha para fotos. O local é lindo e cheio de utensílios antigos, como se fosse um museu, para aqueles mais criativos com fotos. No local também há um grande mirante natural, onde é possível ver um enorme paredão.

lugares para conhecer em Progresso

lugares para conhecer em Progresso

A Cascata do Moinho tem uma queda de 98 metros de altura. De acordo com o pessoal do Sítio Campiol, o melhor horário para fazer a trilha é pela manhã, pois o sol deixa o contraste entre a queda d’água, o verde e as pedras, ainda mais bonito. Infelizmente no dia que visitei a Cascata do Moinho, havia pouco água na cascata, mas mesmo assim sua grandiosidade impressiona. O local não é indicado para banho, pois há muitas pedras e não há um grande poço d’água.

Cascata do Moinho Sítio Campiol

Assim que chegamos cansados da trilha, fomos recepcionados por uma mesa linda com uma Café da Colônia, com muitas delícias preparadas pela família Campiol: bolos de vários tipos, pizza, pão de queijo, salame, queijo, pães, frutas, sucos, café e o que mais gostei, pastel caseiro de queijo. Pense em algo delicioso!!

Cascata do Moinho Sítio Campiol

Cascata do Moinho Sítio Campiol

Depois do café, ficamos curtindo o jardim da propriedade e o final de tarde que é lindo. Rolou até um passeio de jegue. Se for visitar o Sítio Campiol e quiser provar as delícias da propriedade, precisa agendar ( 51. 99381-3315) ou pelo Instagram @sitiocampiol. Os ingressos para a trilha da cascata, custam R$ 5,00, para as refeições é preciso consultar de acordo com as opções disponíveis.

Cascata do Moinho Sítio Campiol

Cascata do Moinho Sítio Campiol

Dicas práticas para visitar Progresso

  • É preciso agendar a visita à Cabanha Leite com antecedência.
  • No Sítio Campiol, é possível chegar para fazer a trilha da Cascata do Moinho sem avisar, porém se desejar provar o delicioso café da colônia ou outra refeição, precisa agendar.
  • Ambos passeios podem ser agendados com a Simone (51. 99152-5358) da Weekend Tour, que é uma operadora especializada em passeios de final de semana pela região.
  • A estrada até Progresso é toda asfaltada e em boas condições. São aproximadamente 1 hora de viagem da cidade de Lajeado. Para ir à localidade de Campo Branco, onde fica a Cabanha Leite, há uma parte do percurso em estrada de chão.
  • Há uma opção de hotel na cidade de Progresso: Hotel D’Fernandes. Para mais opções de hospedagem, pense na possibilidade em ficar hospedado em Lajeado no Hotel Zallon ou no Ohten Hotel.
  • Também visitamos a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que fica no caminho para quem vai à Cabanha Leite em Campo Branco. O acesso é fácil, podendo chegar de carro bem próximo da gruta.

Veja mais posts sobre destinos no RS

 

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre o Vale do Taquari, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosnoVale

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *