Search
Close this search box.

O “NOVO” turismo em Gramado, Canela e na Serra Gaúcha

Muito tem se falado sobre a retomada do turismo na Serra Gaúcha e em outros destinos brasileiros, ao mesmo tempo em que os números de Covid-19 só aumentam no país.

Gramado, Canela e outros municípios da Serra Gaúcha reabriram para o turismo no início de maio, e atrativos turísticos, restaurantes e hospedagens tem se adaptado para receber os visitantes com segurança. Visitar as cidades da Serra Gaúcha não será a mesma experiência de antes, mas assim como em muitas áreas, o turismo também está se reinventando para oferecer experiências seguras aos visitantes e ao mesmo tempo tentar manter a econômica local.

Leia também:

Estamos vivendo uma fase totalmente nova, de medo, incertezas mas também com muita vontade de retomarmos as nossas vidas. A verdade é, que a vida não será mais como antes dessa pandemia. Estamos todos nos readaptando, como pessoas, como turistas e como empreendedores. Nesse post você vai encontrar as principais informações sobre a retomada do turismo na Serra Gaúcha, assim como minhas considerações sobre esse novo turismo.

Reabertura de Gramado
Lago Negro

Reabertura de Gramado e Canela |

Após os primeiros 45 dias  do início da quarentena, que decretou o fechamento de todos estabelecimentos turísticos e cancelamento de eventos, como a Páscoa, as cidades publicaram novos decretos permitindo a reabertura das cidades, flexibilizando o funcionamento de hotéis, restaurantes e atrações turísticas, com restrições e medidas de segurança para evitar a propagação do vírus.

Estão acontecendo barreiras no acesso à Gramado para que seja verificada a temperatura dos ocupantes do carro, assim como enfatizar a importância do uso da máscara, em todos locais da cidade, seja espaços abertos ou não.

Entre as medidas tomadas estão:

  • Obrigatoriedade do uso de máscaras em todos locais
  • Distanciamento social obrigatório
  • Proibição de aluguel de temporada e Airbnb – Novo decreto com data de 03/06 voltou a permitir Aluguel de Temporada na cidade.
  • Regras específicas para atrações, como distanciamento social, limitação do número de ocupação e vendas de tickets exclusivamente de forma online.
  • Regras específicas para hotelaria, como mencionado no tópico a seguir

Vale lembrar que tanto Gramado como Canela, possuem poucos casos confirmados de Covid-19.

As cidades estão se preparando para a grande retomada no turismo durante os eventos de Natal. O Natal Luz de Gramado que na próxima edição, inicia em 22 de outubro, terá 101 dias de duração e o Sonho de Natal de Canela, que inicia em 10 de outubro próximo com 114 dias de duração. Canela já anunciou um Festival Gastronômico Natalino que promete ser a grande novidade do evento.

➝ Tudo o que você precisa saber sobre o Natal Luz

Turismo “interno” e o Distanciamento Controlado no RS |

A região sul do país, tem conseguido manter a pandemia “sob controle”, sem números de mortes altos e sem colapso do sistema de saúde. Por esses motivos, o RS começou a retomada econômica de forma mais rápida do que outros estados brasileiros. Foi implantado pelo governo estadual, o Distanciamento Controlado, onde o estado foi dividido em várias regiões e a cada semana é feita uma nova classificação de acordo com vários fatores, como número de leitos disponíveis, número de casos ativos, número de casos curados, entre outros fatores. De acordo com a classificação realizada semanalmente, as regiões recebem uma cor que irá definir as restrições da próxima semana, podendo variar de preta, que seria o lockdown, passando por vermelha, laranja e amarela, onde as restrições são menores, de acordo com o baixo risco de contaminação do Covid-19.

Essa explicação acima é para enfatizar que só saberemos as restrições impostas à semana seguinte, no sábado anterior. Não temos como afirmar hoje, se daqui 15 dias o turismo estará liberado ou não, se os restaurantes poderão funcionar ou não. Por esse motivo, essa retomada do turismo, nesse momento, é para consumo interno. As cidades estão abertas a visitantes que possam se programar de última hora e que principalmente possam se deslocar de carro até a região.

ALERTA BANDEIRA VERMELHA – Entre os dias 16 e 23 de junho, a Serra Gaúcha esteve enquadrada na bandeira vermelha, com restrições que impediram o funcionamento de parques, comércio e restaurantes.

A volta do turismo no mundo inteiro, irá iniciar pelo turismo interno, viagens próximas de casa, mais curtas e sem grandes riscos. Já vemos isso acontecendo na Europa também. Se você não mora no RS e depende de transporte aéreo e maior planejamento para viajar, aguente as pontas, por mais um tempo. O momento ainda não é para esse tipo de viagem. Aproveite esse tempo para planejar roteiros e sonhar com a próxima viagem.

Medidas de segurança em Hotéis |

A maioria dos hotéis já reabriu ou está em processo de reabertura nas cidades da Serra Gaúcha, mas muitas mudanças foram tomadas para manter a segurança dos hóspedes e também dos funcionários. A principal delas é a taxa de ocupação que diminuiu, e varia de acordo com a cor de bandeira da semana,  evitando assim aglomerações.

Outra grande mudança é referente aos deliciosos cafés da manhã da Serra Gaúcha que não podem mais ser servidos no sistema buffet e passam a ser servidos no quarto ou em sistema ala carte no restaurante, porém com maior distanciamento das mesas. Outras medidas para manter a segurança são:

  • Uso de máscara obrigatória. Muitos hotéis estão distribuindo máscaras como amenities aos hóspedes.
  • Álcool gel em locais estratégicos
  • Bloqueio de quarto utilizado, durante mais de 48h após o check out e completa higienização.
  • Check in online em vários estabelecimentos
  • Medição da temperatura para acesso 
  • Piscinas e áreas de lazer como kid’s club bloqueadas
  • Sem serviço de manobrista e entrega das malas nos quartos, que devem ser feitas pelo próprio hóspede.

➝ 13 Hotéis bem localizados em Gramado

➝ Pousadas BARATAS em Gramado e Canela

E os preços da hospedagem? Analisando alguns hotéis percebi que os valores inclusive estão mais baixos que o habitual. Talvez culpa da baixa ocupação para a época do ano, ou talvez em função da diminuição de alguns serviços oferecidos.


Booking.com

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM para suas viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

O “Novo”Turismo na região |

Assim como percebe-se no mundo todo, a retomada do turismo na Serra Gaúcha está baseada em atrativos ligados à natureza, privilegiando os espaços abertos, até por uma questão de segurança, mantendo o distanciamento social.

reabertura de Gramado e Canela
Parque Olivas de Gramado

Passeios ao ar livre e um turismo ligado à tradições e origens, como os passeios rurais são as grandes apostas da região. Somos uma região privilegiada por tantas belezas naturais. Veja algumas opções de passeios:

Reabertura de Gramado
Pórtico de acesso à Gramado

Selo de Boa Conduta |

Muitas cidades estão implantando um selo sanitário para hotelaria e gastronomia, onde os estabelecimentos que receberem o selo, teriam certificação de estar em funcionamento de acordo com o decreto vigente e todas as orientações  para evitar a contaminação por Covid-19.

O selo já está sendo aplicado nos estabelecimentos turísticos da cidade de Bento Gonçalves e está em implementação na cidade de Gramado, mas muito provável será utilizado em todas cidades turísticas da região.

O que está aberto |

Tours & Atrações:

A grande maioria das atrações já está em funcionamento, com ocupação máxima de 50% da ocupação total e algumas estão com horários reduzidos:

Maria Fumaça – Sem previsão de retomada

Parque Terra Mágica Florybal – Funcionando de quartas a segundas, com alguns locais fechados.

Mundo a Vapor – Reabertura prevista dia 05 de junho

Mini Mundo – Aberto de sexta a domingo

Snowland – Retornará as atividades em 05 de junho

Alpen Park – Aberto de sexta a domingo

Aldeia do Papai Noel – Aberto a partir de 5 de junho

Mundo do Chocolate – Aberto a partir de 1º de junho

Museu do Automóvel – Aberto

Museu de Cera Dreamland – Aberto

Super Carros – Aberto

Parque da Serra Bondinhos Aéreos – Aberto todas as sextas, sábados e domingos

Parque Estadual do Caracol – Aberto com exceção da Escadaria que leva à Cascata do Caracol (sem previsão de liberação, mas por conta de um projeto de reconstrução)

Vale dos Dinossauros – Aberto

Tour Raízes Coloniais – A partir do dia 06 de junho, nas sextas e sábados, manhã e tarde.

Tour Linha Bella – A partir de 30 de maio

Restaurantes:

A maioria dos restaurantes, já está em atividade e assim como alguns atrações também estão trabalhando com horário reduzido ou priorizando o atendimento aos finais de semana. Todos os locais abertos devem respeitar as regras de ocupação máxima,  distanciamento social e higiene.

* Recomendamos que antes de visitar algum dos atrativos das cidades, entre em contato para confirmar os horários, pois os dias e horários de funcionamento estão em constante mudanças.

E você já se sente seguro para programar um passeio pela Serra Gaúcha? Compartilha sua opinião nos comentários e me conta de qual região do país, você é.

Para ver mais fotos, dicas e vídeos da Serra Gaúcha, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosnaSerraGaucha


Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com OMEUCHIP. Cupom 15% de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *