Search
Close this search box.

Roteiros de motorhome pelo mundo

Não tenho dúvidas que os roteiros de motorhome pelo mundo serão uma das viagens mais procuradas, pós pandemia. Por aqui temos sonhado dia e noite, em novas aventuras com a casa sobre as costas. Falta “só”a contaminação por coronavírus diminuir e brasileiros serem bem-vindos em outros países.

Nós já fizemos uma viagem de motorhome, que foi inesquecível, pelas Montanhas Rochosas canadenses e depois dessa experiência, tivemos certeza que fizemos a melhor escolha para uma primeira vez. A região é perfeita e muito bem estruturada para uma primeira viagem de motorhome.

Leia também:

Enquanto a gente sonha com o próximos roteiros de motorhome pelo mundo, compartilhamos com vocês 5 roteiros de motorhome para sonhar. Não por acaso, quatro desses roteiros estão no topo da nossa lista de desejos. Quem sabe conseguimos tirar um desses sonhos da lista ainda até o final do ano?

5 Roteiros de Motorhome pelo mundo 

Patagônia

Países: Argentina e Chile

Tempo: Pelo menos 15 dias

A Patagônia Chilena e Argentina é nosso atual destinos dos sonhos. Estivemos na Patagônia Argentina, já tentamos em outra ocasião, fazer o lado chileno de motorhome, mas acabou não rolando. Sentimos que a hora é agora.

Já pensamos em várias possibilidades de roteiros, mas o que nos interessa de fato é percorrer a partir de Bariloche ou San Martin de Los Andes até o Ushuaia e quem sabe subir pelo lado Chileno até Puerto Montt e Pucón. 

Esse roteiro tem várias possibilidades, como também dificuldades, principalmente no quesito custos. É muito caro alugar motorhome na Argentina e ainda mais caro alugar no Chile. Para vocês terem ideia, os preços são cotados em Euro, chegando a custar quase 6 vezes mais, que um aluguel de motorhome em algumas regiões dos Estados Unidos, por exemplo.

Uma possibilidade seria sairmos de motorhome do Brasil, já que moramos no Rio Grande do Sul. Mas é muita estrada pela frente e seriam aproximadamente 4 dias direto de viagem, sem atrativos, sendo que para todo o roteiro, ainda que de forma bem corrida, seriam necessários, no mínimo uns 23 -25 dias no total. Outra possibilidade seria alugar o motorhome, em um ponto do roteiro e devolver em outro, mas isso também encarece demais a viagem.

Estamos estudando todas possibilidades possíveis para tentarmos tirar esse sonho do papel. Se você conhece alguém que tenha feito esse roteiro de motorhome, deixe aqui nos comentários. É bem comum encontrar relatos de pessoas que fizeram o roteiro de carro, mas muito raro relatos de motorhome. Provavelmente pelo alto custo da viagem. 

Nova Zelândia

País: Nova Zelândia

Duração:  5-10 dias

Outro destino dos sonhos e na minha opinião perfeito para viagens de motorhome é a Nova Zelândia. Pena que é do outro lado do mundo e isso significa alto custo de passagens aéreas. Tudo o que já pesquisei e li de relatos sobre viagens de motorhome na Nova Zelândia, me fazem acreditar que o país tem tantas ou mais paisagens lindando que o Canadá, com muitos lagos, toda a estrutura  e montanhas nevadas.

Minha amiga Katiane do Instagram @amalinhadagio mora na Nova Zelândia e já fez dois roteiros lindos na ilha sul e está planejando um novo roteiro pela ilha norte. A primeira viagem que eles fizeram foi visitando Mount Cook, Lake Tekapo e Dunedin, em um roteiro de 5 dias na ilha sul, no auge do outono neozelandês. Recentemente eles voltaram de outra viagem de motorhome, dessa vez pela região do Fox Glacier e eu simplesmente fiquei aqui babando nos stories.

 Nova Zelandia
 Nova Zelandia

Meu roteiro dos sonhos seria iniciar em Queenstown, visitar Mount Cook, Lake Tekapo e seguir até o Glaciais Fox e Franz Josef. Um mix dos dois roteiros que a Kati fez. A Motorhome Trips tem um roteiro bem bacana também. Clique aqui para ver e ao entrar em contato mencione o cupom ViagensQueSonhamos para desconto extra.

Parques de Utah, Nevada e Arizona

País: Estados Unidos

Duração: 10-15 dias

Aquele roteiro dos sonhos para se fazer nos Estados Unidos de motorhome, conhecendo os mais lindos parques nacionais americanos. O roteiro inicia em Las Vegas e inclui o Zion National Park, Bryce Canyon, Arches National Park, Monument Valley, Antelope Canyon e Grand Ganyon, em um roteiro circular.

Uma das vantagens de iniciar o roteiro por Las Vegas é que costuma ser mais barato alugar motorhome por lá, em função do grande número de locadoras. Mas esse roteiro poderia iniciar em Las Vegas também e incluir outros parques americanos.

Litoral de Portugal 

País: Portugal 

Duração: 10-15 dias

Marido surfista também sonha em viajar de motorhome com uma prancha de surf a bordo. Portugal é um destino desejo, faz tempo. Só conhecemos Lisboa e por sinal, gostamos muito.

Para alugar motorhome em Portugal, o mais indicado é iniciar por Lisboa ou Porto, em função da localização das locadoras e a partir das cidades iniciar o roteiro. Nós pensamos em iniciar em Lisboa, descer até o Algarve e depois subir a costa leste do país pelo litoral, incluindo as famosas ondas gigantes de Nazaré.

Portugal não costuma ter inverno rugoso, o que permite planejar esse roteiro para qualquer época do ano, porém, como gostamos do calor e de praias, o ideal seria fazermos na temporada intermediária, antes ou após o verão, já que os preços seriam mais atrativos do que na alta temporada.

Montanhas Rochosas no Canadá

País: Canadá

Duração: 7 dias

As Montanhas Rochosas no Canadá são o destino perfeito para quem deseja conhecer paisagens deslumbrantes, aliados a toda estrutura que um país de primeiro mundo oferece. Nós retiramos o motorhome em Calgary e fizemos um roteiro de uma semana visitando Banff, Lake Louise, a Icefields Parkway, conhecida como a estrada mais bonita do mundo e Jasper. Clique aqui para ver o nosso Roteiro de 7 dias nas Montanhas Rochosas Canadenses . Se você prefere assistir a nossa experiência em vídeo, postamos um diário de bordo no YouTube, mostrando o nosso dia a dia na região mais linda do Canadá.

motorhome no Canadá

Todo esse trajeto fica dentro de parques nacionais e por isso não é permitido fazer free camping, ou seja passar a noite em qualquer lugar. Mas há muita oferta de campings, com toda estrutura em todos os locais. Nós viajamos em junho e fomos na cara e na coragem, sem reserva antecipada, para termos mais flexibilidade. Para quem viaja na alta temporada é indicado reservar com antecedência.

Canadá
motorhome no Canadá

Muitos nos perguntam se é fácil dirigir o motorhome na região e era uma dúvida que nós também tínhamos. Passada a viagem, posso afirmar que é mais comum ver motorhome do que carros. É muito tranquilo dirigir motorhome por lá: há inclusive, vagas de estacionamento maiores em todos os lugares.

Além do roteiro de 7 dias que fizemos, uma outra possibilidade é conjugar a região com Vancouver, alugando ou devolvendo o motorhome por lá. Nesse caso, seria interessante pelo menos 10 ou 12 dias de roteiro. Lembrando que retirar o motorhome em uma cidade e devolver em outra sempre é mais caro do que retirar e devolver no mesmo local.

Em relação à preço, para economizar, reserve com bastante antecedência, principalmente se pretende viajar na alta temporada. Os preços de aluguel de motorhome no Canadá são bem ok, mas quanto mais próximo da alta temporada, maiores são os valores. 

Dica Extra – África do Sul 

País: África do Sul

Duração: 14 dias

A África do Sul é um país encantador e com muita diversidade de paisagens. Nós percorremos a costa sul do país, de carro, mas pensamos que deve ser maravilhoso fazer esse mesmo roteiro de motorhome.

Nosso roteiro de 14 dias na África do Sul começou em Port Elizabeth, onde fizemos safári no Addo Elephant Park, seguimos pela Garden Route, visitamos a região vinícola de Franschoeck e Stellenbosh e por final, terminamos na Cidade do Cabo.

Motorhome Africa do Sul
Motorhome Africa do Sul

O roteiro é maravilhoso e diversificado. As estradas da África do Sul também são excelentes e embora não seja tão comum encontrar motorhomes nas estradas, como no Canadá, vimos muitos campings pelos lugares por onde passamos e motorhomes nas cidades. Outro fator favorável é a moeda local, que é desvalorizada em relação ao real. 

Dicas de aluguel para roteiros de motorhome 

  • Na maioria dos destinos antecedência na reserva, significa muita economia para roteiros de motorhome pelo mundo. Nós fizemos a reserva com pouco menos de 3 meses de antecedência e pagamos quase 4 vezes mais do que se tivéssemos feito a reserva com um ano de antecedência.
  • Se você está procurando por um roteiro econômico, pense com carinho nos Estados Unidos, principalmente nos estados da Califórnia e Nevada. Devido ao grande número de locadoras, os preços costumam ser mais baixos que em outros destinos mundo afora.
  • Nós alugamos o motorhome com a Motorhome Trips, que ofereceu a mesma tarifa cobrada direto pela locadora, porém com todo suporte em português e alguns benefícios adicionais. Eles são top! Ao entrar em contato, mencione o cupom VIAGENSQUESONHAMOS para desconto extra. 
  • Ao contrário do que muitas pessoas pensam, viajar de motorhome não é mais barato do que o combo aluguel de carro + hotel. Pelo menos, essa foi a nossa experiência. O que tornou a viagem mais econômica foi a possibilidade de podermos cozinhar quase todas as nossas refeições. Foi uma grande economia, comparando se tivéssemos feito todas as refeições em restaurantes.
  • Sempre que possível priorize retirar e devolver o motorhome na mesma cidade. Retirar em um local e devolver em outro, geralmente encarece bastante o aluguel para roteiros de motorhome pelo mundo.
  • Algumas locadoras cobram taxas extras para retiradas e devoluções aos finais de semana.

Gostou das dicas e roteiros? Qual são seus roteiros de motorhome pelo mundo dos sonhos ? Compartilha comigo. Quem sabe a gente sonha junto? 😍

Para ver mais fotos, dicas e vídeos de viagem, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

3 respostas

  1. Gratidão pelas dicas!! A alguns anos eu e meu esposo sonhamos em fazer uma viagem de motorhome! Ler suas dicas nos motivou a realizar o quanto antes esse sonho!!

  2. Olá, bom dia! tudo bom? sou o Guilherme (alexandre_guilherme_rr@hotmail.com), muito legal essas dicas.
    Aqui em casa são 04: Eu, minha esposa, nosso filhote de 06 anos e nossa filhotinha de 01 mês.
    Estou começando a organizar uma viagem para Costa Rica em dezembro (de 21/12 a 05/01), se tudo melhorar em relação a segurança com a covid.
    Queremos experimentar estrear a viagem de motorhome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *