Search
Close this search box.

Sítio Família Favaretto em Sério

Sério é uma cidade com pouco mais de 2000 habitantes, localizada no Vale do Taquari, no RS. É conhecida como a Capital da Serra dos Vales, pela altitude média de 640 metros.

Por estar localizada em uma região alta, de relevo montanhoso, apresenta clima ameno e lindas paisagens aliado, ao clima bucólico de interior. No Sítio Favaretto os visitantes podem experimentar as delícias produzidas por quem vive no local, além de participar de passeios diferenciados na propriedade e belas paisagens.


Leia também:

O Sítio Família Favaretto é uma boa opção de programa para quem procura algo diferente para fazer no Vale do Taquari, vivenciando a vida no campo e as delícias da colônia. Nesse post eu compartilho com vocês como foi visitar o Sítio Favaretto em um lindo domingo de sol e mais dicas sobre a cidade de Sério, na região alta do Vale do Taquari.

pitaias em sério

A cidade de Sério

Sério está localizada na região alta do Vale do Taquari, distante aproximadamente 1 hora da cidade de Lajeado. O percurso é quase todo asfaltado até a cidade, mas infelizmente ainda tem um desvio em estrada de chão, bem ruinzinho, mas que estão trabalhando para finalizar o trajeto todo asfaltado.

Nossa primeira parada na cidade foi na Igreja São José que foi construída em pedra grês, que são produzidas na cidade.

Sério

Um fato curioso é o por que a cidade tem esse nome. Dizem que  foi em função do primeiro imigrante que chegou na cidade, mas existem duas versões sobre o nome da cidade. O nome do imigrante italiano era Sérgio Franciosi e uma das histórias diz que a cidade se chama Sério, pois ele vinha de uma região na Itália chamada Vale do Rio Sério. A outra versão, fala que as pessoas tinham dificuldade em pronunciar a letra “G”de Sérgio, na hora de ser referir a ele, e acabam chamando-o de “Sério”.

Depois de uma rápida passada pelo centro da cidade, que é bem pequeno, nos dirigimos ao Sítio Favaretto, que foi o principal motivo da nossa ida à cidade de Sério.

Um dia no Sítio Família Favaretto

O Sítio Família Favaretto está localizado na zona rural de Sério, na localidade de Paredão, a apenas 6 km da sede do município. Assim que chegamos no Sítio Favaretto fomos recepcionados com um café de boas vindas com frutas da época (pêssegos deliciosos), pão, queijo, salame, geléias, bolos, cucas e waffle.

Sitio Favaretto Sério

Depois do café da colônia seguimos para conhecer a propriedade, interagir com os animais e conhecer o lindo pomar. A família Favaretto foi percursora na produção de pitaya na cidade de Sério. A fruta se adaptou muito bem ao clima local hoje várias famílias produzem pitaya na cidade. Eu já tinha aprovado a fruta, mas nunca tinha visto um pé de pitaya e é bem curioso, pois a planta é da família dos cactus. Outra curiosidade sobre as pitayas é que a flor deve ser polinizada a noite para a produção da fruta, e existe uma dia certo para isso. Se não polinizar, perde a chance do fruto.

pitaya em sério
Plantação de pitaya

Sitio Favaretto Sério

No sítio também há várias outros tipos de frutas e é possível provar as delícias no pé. Vimos também os pessegueiros carregados de pêssegos e o parreiral já cheio de uvas que devem estar maduras em meados de janeiro, quando eles fazem a vindima, que é a colheita da uva.

Sitio Favaretto Sério
Pessegueiro

Sitio Favaretto Sério

Depois do pomar, fomos conhecer outra área da propriedade, mas desse vez de trator. Vimos o açude com peixes, vacas leiteiras e também paramos em um mirante para ver o visual incrível de Sério.

Sitio Favaretto Sério

Sitio Favaretto Sério

Sitio Favaretto Sério

As crianças piram com os animais. Tem muitas ovelhas e também coelhinhos lindos no Sítio Favaretto. No açude é possível pescar. Também há um balanço, carrinho de lomba e muita área verde para brincadeiras ao ar livre.

Sitio Favaretto Sério

Sitio Favaretto Sério

Sitio Favaretto Sério

Na hora do almoço a mesa estava farta de delícias preparadas pela família: galinhada, salada de maionese, beterraba, massa e molho. E ainda teve sobremesa: pêssego em calda e creme.

almoço em sério

Os passeios no Sítio Favaretto podem ser totalmente personalizados de acordo com o tempo disponível para a visita. Podem incluir qualquer tipo de refeição ou até mesmo um piquenique.  Recomendo que passem pelo menos uma manhã com almoço, que foi o que fizemos. Acompanhe as redes sociais do Sítio Favaretto para saber das programações especiais, como caminhadas e vindima.

Na hora de vir embora não resisti e trouxe um pouco das delícias da propriedade para a nossa casa: pêssegos, queijo e vinho.

As visitas ao Sítio Favaretto precisam ser agendadas, pois é a própria família que cuida da propriedade e recebe os visitantes. Contato para agendamento 51. 99169-6175

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, mesmo para viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Veja mais posts sobre destinos no RS

 

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre o Vale do Taquari, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNoVale

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *