Search
Close this search box.

Cascatas Três Saltos Alto, em Travesseiro

Calor e final do ano longe das aglomerações, nos levou a buscar cascatas pouco exploradas aqui no Vale do Taquari, onde a calmaria o isolamento predominasse. Foi assim que descobrimos as Cascatas Três Saltos Alto, em Travesseiro.

O Vale do Taquari possui relevo bem acentuado e muitos arroios e rios, o que garante muitas quedas d’águas. Em uma breve pesquisa, encontrei uma matéria falando da Cascata Salto Alto na cidade de Travesseiro. Resolvemos ir conhecer para ver o que encontraríamos. Mais do que uma cascata deserta, encontramos três cascatas, que merecem serem visitadas.


Leia também:

Em uma tarde, é possível conhecer as cascatas Três Saltos Alto e se refrescar com um (ou três) delicioso banho de cachoeira. Não é difícil de encontrar e embora as trilhas não sejam sinalizadas, o acesso de carro é muito bom e próximo da BR 386. Veja como foi conhecer as Cascatas Três Saltos Alto e nossas dicas testadas na prática, para você se localizar e se refrescar nesse verão.

Cascatas Três Saltos Alto

Cascatas Três Saltos Alto em Travesseiro

Procurando no Google Maps não se encontra a localização das cascatas Três Saltos Alto, mas a matéria que eu havia encontrado dizia que o acesso era ao lado da Igreja e do campo de futebol da localidade. Fazendo o percurso manualmente pelo Google Maps, encontramos a localidade de Três Saltos Baixo. Seguimos o percurso e achamos a marcação de uma cascata. Foi esse o nosso ponto inicial de marcação para o passeio. Até então achávamos que era uma cascata, mas para nossa surpresa, descobrimos três.

Seguindo a marcação que havíamos colocado no Google Maps (veja o mapa abaixo), chegamos em um ponto com uma bifurcação e uma parada de ônibus. Haviam dois carros estacionados, mas nenhuma sinalização. Seguimos mais um pouco e pedi informação a um morador que estava em frente a sua casa. Sim, a cascata Salto Alto estava a poucos metros de distância e a orientação foi seguir a trilha a partir das bananeiras. E foi o que fizemos.

cascata Três Salto Alto

Não há trilha demarcada, mas é possível acompanhar uma pequena marcação “natural”por onde mais pessoas já passaram e seguir o som da natureza. O percurso é bem curto, menos de 10 minutos, mas é preciso subir e descer pedras, se segurar em galhos e passar por cima de troncos. Chegando pertinho tem uma caverna bem grande,  e pedaços de uma construção bem antiga, que nos falaram ser um moinho abandonado.

cascata Três Salto Alto

A cascata Salto Alto não é muito grande, mas é muito bonita e tem dois poços onde é possível tomar banho. Um deles, eu diria que tem em torno de 1,80m de profundidade, pois eu não dava pé, por pouco. No poço menor, é possível fazer “hidromassagem” com algumas quedas d’água.

Cascatas Três Saltos Alto

Cascatas Três Saltos Alto

Conversando com uma família que estava se banhando no poço e é moradora da região, ficamos sabendo que existiam outras duas cascatas, que formavam os Três Saltos Alto. Uma das cascatas, inclusive estava localizada a poucos metros do local onde estávamos, na mesma trilha, porém no lado contrário.

Depois do banho de cascata delicioso, nossa meta passou a ser conhecer as duas outras cascatas ( Salto Alto Médio e Salto Alto Alto). Voltamos um pouco na trilha, até a bifurcação que leva a outra queda d’água. Não é tão fácil encontrá-la, pois novamente não há sinalização nenhuma. Siga o som da água e vá margeado o barranco. Em seguida a cascata aparece, também com um poço muito lindo para banho.

Cascatas Três Saltos Alto

Cascatas Três Saltos Alto

A cascata Salto Alto Médio, possui cerca de 20m de altura. Adorei o banho no local, pois o poço é raso, em torno de 80cm, e é possível ir debaixo da queda d’água.

Voltamos até o carro e seguimos até a Cascata Salto Alto Alto, aquela que eu tinha lido que ficava próximo à Igreja e campo de futebol. O local é fácil de encontrar. É só estacionar o carro ao lado da Igreja e seguir caminhando ao lado do campo de futebol, onde é possível ver a trilha. Caminhamos uns 5 minutos até o riacho. Lá é preciso cruzar o riacho e seguir margeando-o pela direita. É um sobe e desce de morro (praticamente se agarrando nos galhos de árvore), mas o visual da cascata é incrível, mesmo em

época de seca.

cascata Três Salto Alto

A cascata Salto Alto Alto, leva esse nome por ter a maior queda d’água das três cascatas. Falaram ter em torno de 50m de altura. Também tem um poço da água onde é possível tomar banho, mas como tem muito limo, não consegui chegar debaixo da queda para aquela “hidromassagem”natural. Infelizmente as fotos não representam a beleza real do local.

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, mesmo para viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Onde fica Travesseiro |

Travesseiro é uma pequena cidade localizada no Vale do Taquari, a aproximadamente 140km de Porto Alegre. O melhor acesso é pela BR 386, entrando no acesso à cidade de Marques de Souza.

O acesso até o interior de Travesseiro, em Salto Alto é pela localidade chamada Felipe Essig. Se colocar no Google Maps, a cidade de Travesseiro, vá até o trevo onde há a placa do município e pegue à esquerda. Depois siga até onde há uma placa com indicação de Salto Alto em uma bifurcação e pegue a direita. O trajeto é quase todo asfaltado, sendo apenas os últimos 10km em estrada de chão, em boas condições.

cascata Três Salto Alto

Veja o mapa abaixo com a indicação dos dois pontos onde ficam as cascatas (a partir do acesso da BR 386, em Marques de Souza):

Qual a melhor cascata para banho?

Cada uma das cascatas tem suas peculiaridades. O acesso mais “fácil”, com certeza foi o da cascata que visitamos por primeiro, que possui dois poços para banho, mas eu gostei mais do banho na cascata Salto Alto Médio, que possui uma queda d’água bem grande, onde é possível ficar embaixo. Já a terceira cascata que visitamos, a Salto Alto Alto, foi a que tinha a água mais transparente.

Outro fato que preciso mencionar é sobre a temperatura da água. Eu sou chata pra caramba, falando em água fria e adorei o banho nas cascatas de Salto Alto. Todas elas com temperatura ótima, nem gelada e nem quente. Isso, lembrando que visitamos o local no final de dezembro de 2020.

Tem alguma dica de cascata para conhecermos aqui no Vale do Taquari? Conta pra mim!!! Queremos desbravar mais lugares pela região nesse verão.

Roteiros e passeios no Vale do Taquari

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre o Vale do Taquari, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNoVale

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *