Search
Close this search box.

Turismo em Lajeado: Passeio no rio Taquari e outros lugares para conhecer

Lajeado é a maior cidade do Vale do Taquari, no RS, com aproximadamente 80.000 habitantes e é margeada pelo rio Taquari.

Embora a cidade seja considerada a Capital do Vale do Taquari, pela sua grande ofertas de comércio, serviços e economia diversificada, a cidade não oferece “ainda”, um roteiro turístico bem consolidado, mas é uma ótima cidade para fazer base para conhecer vários roteiros pelo Vale do Taquari, aproveitar para passear pelo rio Taquari, que oferece um dos visuais mais lindos da região e conhecer outros atrativos que o turismo em Lajeado oferece.


Leia também:

Em Lajeado os visitantes irão encontrar além do passeio de balsa pelo rio Taquari, um parque histórico com 24 edificações formando uma vila germânica, um teatro que é um marco para região,  ótima estrutura com rede hoteleira e bons restaurantes.

Turismo em Lajeado

Passeio de balsa no Rio Taquari

Passear de balsa pelo rio Taquari é uma oportunidade de ver o Vale do Taquari de outro ângulo, apreciar a paisagem e conhecer o local a partir da onde a cidade de Lajeado se desenvolveu. Vendo as belezas e o potencial turístico do rio Taquari, a cidade de Lajeado formulou um passeio que leva os visitantes a estarem em contato direto com o rio. Nós tivemos a oportunidade de fazer um dos primeiros passeios de balsa pelo rio Taquari e posso afirmar que o passeio lindo e será um grande sucesso. Mais um grande atrativo para o turismo em Lajeado.

Turismo em Lajeado

O passeio tem início na Marina do Vale ao lado da ponte entre Estrela-Lajeado, na BR 386. O passeio pelo rio Taquari tem duração de 2 horas e acontece em uma balsa com capacidade para 14 passageiros e mais 2 tripulantes.

Turismo em Lajeado

Embarcamos na rampa da Marina do Vale e seguimos na direção da cidade de Estrela, passando pelo porto da cidade, onde é possível avistar também a orla e o centro da cidade de Lajeado.

Turismo em Lajeado

Depois voltamos no sentido à Colinas, até o “paredão”, local onde a cidade de Lajeado teve início. Foi nessas terras que Fialho de Vargas fixou residência dando origem a cidade de Lajeado. Essa localidade se chamava Altos Conventos.

Turismo em Lajeado

Nosso passeio teve a a apresentação musical “O toque do viola” e também um brinde de espumante à cidade de Lajeado. Para reservas e valores contate pelo whats app – 51. 99515-3574. Os valores variam de acordo com o tipo de passeio e o que será servido no mesmo.

A princípio os passeios acontecerão nos sábados e nos domingos, pelas manhã e a tarde, com saída da Marina do Vale às 9h e as 16h, sendo necessário reservar com antecedência. Um passeio especial está sendo reservado para as noites de lua cheia nas sextas feiras, sendo que nesse passeio especial, a duração será de até 4 horas.

Turismo em Lajeado

Antes ou depois do passeio de balsa pelo rio Taquari,  conheça também o Parque Histórico de Lajeado e o Teatro da Univates.

O Teatro da Univates é um grande marco arquitetônico e cultural para a cidade de Lajeado e toda região do Vale do Taquari. Além de receber muitos eventos científicos para a universidade, o local abriu as portas para receber atrações culturais de grande porte, como shows, espetáculos e peças de teatro. Se estiver vindo à região a passeio, vale a pena conferir a programação do Teatro Univates.

teatro Univates

O Parque Histórico de Lajeado é um local lindo, localizado em uma área arborizada, ao lado do Parque do Imigrante em uma zona residencial da cidade. O parque é um espaço cultural com um conjunto de 24 edificações em estilo enxaimel, formando uma vila germânica. Foi inaugurado em 2002 e já serviu de locação para várias filmagens, inclusive foi cenário do filme Paixão de Jacobina do diretor Fábio Barreto.

parque histórico de Lajeado

parque histórico de Lajeado

parque histórico de Lajeado

Logo na entrada do Parque Histórico de Lajeado está localizada o Centro de Apoio ao Turista, com informações de todos passeios e rotas turísticas do Vale do Taquari. Vale a pena parar no parque para pegar mapas e informações dos roteiros.

A visita ao Parque Histórico de Lajeado é gratuita mas nesse momento é obrigatório o uso de máscara, em função da pandemia do coronavírus.

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, mesmo para viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Onde ficar hospedado em Lajeado

A cidade oferece várias opções de hospedagens, sendo a maioria em hotéis do tipo executivo. Veja algumas opções:

Roteiro em Lajeado e região

Como eu mencionei acima, a cidade não possui tantos atrativos turísticos, mas um grande plano de desenvolvimento turístico está sendo implantado e promete muitas novidades para o turismo em Lajeado.

Em um dia na cidade é possível passear pelo rio Taquari, conhecer o Parque Histórico de Lajeado e fazer um tour pelo centro da cidade conhecendo a Igreja da Matriz, a Casa de Cultura e a praça, onde fica um lindo coreto. Sugiro também um passeio pelo Jardim Botânico que é muito bonito e é outro local ótimo para estar em contato com a natureza ou mesmo fazer um piquenique ao ar livre.

Piquenique no parque histórico

Mas a cidade é uma ótima opção de base para outros passeios na região, principalmente nos pequenos municípios próximos do Vale do Taquari, como Anta Gorda e Dr. Ricardo onde ficam as grutas Nossa Senhora de Lourdes, Arvorezinha e Ilópolis com o magnífico Museu do Pão, Progresso com suas ótimas opções de turismo rural e a cidade de Sério, onde é possível passar um dia em um sítio vivenciando a vida no campo.

Veja mais posts sobre destinos no RS

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *