Search
Close this search box.

O que conhecer em Nova Prata

Nova Prata é uma cidade com aproximadamente 30.000 habitantes, localizada no interior do RS, na Serra Gaúcha. O atrativo mais conhecido em Nova Prata é o Parque de águas termais Caldas de Prata, mas vale a pena estender a estadia para conhecer mais da cidade.

Como uma boa cidade pequena, em um roteiro de final de semana, é possível curtir as águas termais e ainda apreciar a boa gastronomia e outros atrativos turísticos, pois estão localizados a uma curta distância de carro entre eles. Para quem prefere um roteiro mais extenso, Nova Prata faz parte do roteiro turístico Termas e Longevidade, junto com as cidades de Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores, onde também há muitos atrativos para ver, se deliciar e conhecer.

Leia também:

Estivemos em Nova Prata, para ficar hospedados na Toca da Araucária, mas nos surpreendemos com as possibilidades de passeios e roteiros que a cidade oferece. Mais um destino, fora do óbvio, que vale a pena conhecer no RS.

O que fazer em Nova Prata

Roteiro e O que conhecer em Nova Prata |

Nova Prata é considerada Capital Nacional do Basalto e já na entrada da cidade é possível ver painéis com imagens em basalto. Como eu mencionei acima, passamos duas noites e dois dias na cidade. Veja também os vídeos da nossa visita à Nova Prata.

Nosso roteiro foi o seguinte:

Dia 01: Começamos o nosso roteiro por Nova Prata, conhecendo a Praça da Bandeira, que possui painéis em basalto em homenagem aos imigrantes italiano que povoaram a região. Vale apenas caminhar pela área conhecendo a Casa de Cultura Adolfo Luiz Fedrizzi e a Igreja Matriz São João Batista.

O que fazer em Nova Prata

Após nos acomodarmos na Toca da Araucária, fomos conhecer uma pedreira de basalto que fica localizada na mesma propriedade, o Recanto De Conto, na localidade do Gramado. Fizemos o passeio completo, visitando a pedreira, vimos como o basalto é beneficiado, com maquinário e também de forma manual e pudemos observar algumas características especificas desse tipo de pedra, como os desenhos que são originados por infiltração entre as camadas. No Recanto De Conto, é possível ver uma exposição de quadros incrível, com os mais variados tipos de desenhos.

Recanto De Conto

Em frente ao Recanto de Conto e a Toca da Araucária, fica o Museu Rural, uma linda construção típica da imigração italiana no RS, com porão de pedra e paredes de madeira. Porém estava fechado em função da pandemia e não pudemos visitar.

Museu Rural

Fomos caminhando até a Arte & Sabor Biscoitaria, uma loja de biscoitos artesanais, lindos e deliciosos, que aos finais de semana serve café colonial. É tudo delicioso e muito caprichado, com mesas inclusive no jardim. Os biscoitos decorados parecem uma obra de arte de tão lindos.

O que fazer em Nova Prata

O que fazer em Nova Prata

No trajeto do Recanto de Conto até a Arte Sabor, você vai passar em frente a Igreja de São Julião Cruz de Ferro.

Dia 02: Depois do café da manhã na Toca da Araucária, seguimos em direção ao Parque de Águas Termais Caldas de Prata, que está localizado a aproximadamente 15 min de distância de carro do centro da cidade. Antes de chegaram no parque, preste atenção nas placas que indicam o Mirante da Cascata da Usina, onde se tem uma vista privilegiada da cascata.

Cascata da Usina

Passamos quase a manhã toda conhecendo o parque, que inclui duas trilhas de fácil percurso e muitos lugares agradáveis nas margens do rio da Prata. Infelizmente o tempo fechou, antes que pudéssemos  experimentar as piscinas externas. No local há também piscinas internas, mas em função da pandemia, não nos sentimos a vontade para estarmos em local fechado, com muitas outras pessoas. Teremos que voltar em outro momento, para curtir as águas termais.

Caldas de Prata

O que fazer em Nova Prata

Almoçamos na cidade vizinha de Protásio Alves, que fica distante pouco mais de 5 km do parque. A cidade é bem pequena, mas o almoço estava delicioso, com comida típica italiana servida na mesa.

Após o almoço seguimos de volta à Nova Prata. No percurso paramos na Cantina Bonatto, onde tomamos um caldo de cana, colhemos uva do parreiral e provamos outras delícias produzidas no local, como o vinho doce, que mais parece uma Fanta Uva. Quem lembra da Fanta Uva?

O que fazer em Nova Prata

O que fazer em Nova Prata

No centro da cidade, visitamos a Casa Polonesa e também o Parque da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

O que fazer em Nova Prata

O que fazer em Nova Prata

Seguimos pelas estradas do interior da cidade até a Pousada dos Maragatos, outros exemplar de arquitetura típica italiana. Pelo caminho podemos ver também muitos capitéis ao longo da estrada.

O que fazer em Nova Prata

O final de tarde foi no Mirante de Nova Prata, aproveitando o lindo visual da cidade.

O que fazer em Nova Prata

Parque de Águas Termais Caldas de Prata |

Muitas pessoas chegam em Nova Prata para conhecer o Parque de Águas Termais Caldas de Prata. Inaugurado em 2003, o complexo possui piscinas externas, internas, spa, restaurante e trilhas nas margens do Rio da Prata.

Caldas de Prata Águas Termais

Caldas de Prata Águas Termais

São dois poços que alimentam as piscinas do parque Caldas de Prata: o poço da Aventura, que foi o primeiro a ser perfurado com 636 metros de profundidade e o poço Santa Bárbara com 714 metros de profundidade.

Junto ao parque Caldas de Prata, fica também a Cascata da Usina, uma linda cachoeira nas margens do Rio da Prata.

São duas trilhas no parque, a Trilha das Cascata, que leva até a um mirante em frente à Cascata da Usina e a Trilha das Bromélias que cruza o rio por uma ponte suspensa e leva até à antiga usina. Essa usina, fornecia energia para a cidade de Nova Prata, mas atualmente fornece energia apenas para o parque.

Caldas de Prata Águas Termais

O parque fica distante aproximadamente 15 minutos de carro do centro de Nova Prata. Não há hotel no local, mas existem algumas cabanas para aluguel de temporada na proximidade.

Para entrar no parque é preciso pagar ingresso, que da acesso também as trilhas e caso tenha interesse é preciso adquirir o acesso as piscinas. Para valores e horários de funcionamento, veja o site oficial.

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, mesmo para viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Onde ficar hospedado em Nova Prata |

Quem já assistiu aos nossos vídeos de Nova Prata no Youtube, viu que ficamos hospedados na Toca da Araucária, uma Casa Hobbit, charmosíssima, localizada a poucos quilômetros do centro de Nova Prata.

A Toca da Araucária é uma casa para aluguel de temporada e está disponível no Airbnb para locação.

Casa Hobbit na Serra Gaúcha

Em Nova Prata,  também há opções de hoteis para hospedagem:

Veja mais posts sobre destinos no RS |

 

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre a Serra Gaúcha, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosnaSerraGaucha

Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com OMEUCHIP. Cupom 15% de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *