29 julho 2018

6 passeios bate e volta, que valem a pena fazer, a partir de Gramado

Gramado e Canela oferecem uma opção enorme de passeios e atrações imperdíveis para fazer. Mas se você planeja passar pelo menos 7 dias em um roteiro pela região, terá tempo de sobra para escolher pelo menos um passeio bate e volta, para fazer a partir de Gramado.
São várias opções de passeios e lugares próximos que merecem uma visita, mas normalmente os turistas não tem tempo suficiente  para conhecer todos. Por esse motivo, vou ajudar vocês a escolherem o passeio que mais tem a ver com o seu perfil de viagem.
Todos os passeios listados abaixo podem ser feitos por conta própria, com carro alugado. Quem acompanha as minhas dicas de Gramado e Canela ano grupo do Facebook, Viajando para Gramado e Canela, sabe que sou super a favor de alugar carro, pela economia e pela praticidade e mobilidade que o carro oferece, principalmente para quem viaja com crianças. Mas alugar carro, nem sempre é uma opção, pois muitos visitantes, não podem alugar carro ou referem não dirigir nas férias. Se esse for seu caso, saiba que é possível contratar passeios, para a maioria dos passeios, incluindo as sugestões que indico abaixo.


Garibaldi, a Capital Nacional do Espumante

Garibaldi, é um charme de cidade, com centro histórico que foi recentemente restaurado, muitos restaurantes deliciosos, atrações que merecem uma visita, mas o grande destaque da cidade, são as vinícolas produtoras de espumantes. Se tivesse tempo somente para uma atração, eu escolheria conhecer a Vinícola Peterlongo, que é repleta de história, possui parreiral e produz espumantes maravilhosos.

Se você tiver tempo, recomendo passar pelo menos uma noite na cidade para que consiga fazer um roteiro mais completo, como esse que já relatei aqui no blog.
Outras vinícolas que valem a pena é a Cooperativa Garibaldi, também localizada no centro da cidade e a Chandon.
A distância entre Garibaldi e Gramado é de aproximadamente 110km. Uma sugestão de passeio de um dia, poderia incluir junto com Garibaldi, o passeio de trem Maria Fumaça e o Vale dos Vinhedos.

Trem Maria Fumaça

O passeio mais concorrido da Serra Gaúcha, acontece entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Se você puder escolher somente um passeio, escolha esse. O grande destaque do passeio não é a paisagem, e sim o que acontece dentro do trem e nas estações. Música, teatro e muito vinho, suco de uva e espumante. Além da experiência em andar em uma locomotiva alemã, o passeio garante a diversão do dia.


Se você estiver com carro alugado, poderá escolher outras atrações para fazer junto com o trem, como Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedras, Rota das Cantinas Históricas, entre outros.
Se não  tiver alugado carro, o passeio de Maria Fumaça pode também ser feito em grupo. São várias empresas que oferecem o tour, com várias saídas semanais. Mas é importante lembrar que o passeio esgota com bastante antecedência, e as reservas devem ser feitas antecipadamente. Se eu tivesse que escolher apenas dois passeios, eu indicaria o Maria Fumaça Completo e o Tour Uva & Vinho ( clique sobre os links para valores e mais informações).

Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves

A escolha de 9 entre 10 visitantes que conhecem Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos é a rota do vinho na cidade.  Também conhecida como a Toscana Brasileira, a localidade é repleta de vinícolas e parreirais com aquela cara de interior.
Hoje em dia há vários outros locais interessantes para parar no trajeto, além de vinícolas, como a biscoitaria, cervejaria, queijaria, entre vários restaurantes deliciosos que a gente ama. O tempo da visita vai depender da sua disponibilidade. É possível passar dois dias no Vale dos Vinhedos, ou apenas algumas horas.
A minha indicação é visitar alguma vinícola grande, como a Miolo, e alguma vinícola pequena e charmosa, como a Marco Luigi, por exemplo. Mas são várias opções para você escolher e visitar as que mais lhe agradar.
Minha indicações de restaurantes são o Mamma Gema e o Giordani Gastronomia, ambos com rodízio de comida italiana. Prepare-se par comer muito.

Cânions em Cambará do Sul

O cânion do Itaimbezinho é o maior cânion da América Latina e já foi cenário de muitas novelas e filmes. Está localizado no parque Aparados da Serra, em Cambará do Sul, a aproximadamente 2h de viagem e carro de Gramado.
Com aproximadamente 5800 metros de extensão e largura que varia entre 200 e 600 metros, o cânion do Itaimbezinho se destaca na paisagem entre os campos de cima da serra. A trilha do Vértice é indicada para quem viaja com crianças ou prefere não caminhar horas e quilômetros. Foi a trilha que fizemos na nossa última visita e posso afirmar que é linda, com cachoeiras e paisagens deslumbrantes.
Se tiver tempo na cidade e contar com a sorte do tempo estar aberto, vale a pena conhecer também o cânion Fortaleza. A estrada até lá não é das melhores, mas é totalmente possível visitar com carro próprio.

Templo Budista em Três Coroas

Localizado na cidade de Três Coroas, a pouco mais de 30km de Gramado, o Templo Budista Khadro Ling, é um passeio que pode ser feito durante o trajeto Porto Alegre - Gramado, pois é caminho para o aeroporto.
Em lugar que inspira paz, cenário deslumbrante das montanhas, lindos jardins e arquitetura tibetana, o templo budista é uma visita diferente de tudo o que você verá na Serra Gaúcha. A visita é gratuita, mas é importante programar-se pois o templo não abre nas segundas e terças feiras.
Para ver mais fotos e conhecer mais sobre o Templo Budista de Três Coroas, leia o post do Apure Guria.
Foto: Apure Guria

Nova Petrópolis

Também conhecida como cidade jardim, Nova Petrópolis está localizada a menos de 30 minutos de carro de Gramado e deve ser visita obrigatória em todos os roteiros pela região.
Famosa pelas suas malharias e cultura germânica, é possível encontrar muitas referências de origem alemã na cidade, como o parque Aldeia do Imigrante, arquitetura típica pelas ruas da cidade, o maravilhoso restaurante alemão Colina Verde, a cervejaria Edelbrau e a linda Praça das Flores.
Na praça das Flores, não deixe de brincar no Labirinto Verde. A diversa é garantida.
E se desejar comprar roupas de frio, Nova Petrópolis é um ótimo local. No geral as opções são muitas e o preço bem inferior as lojas de Gramado. Para casacos eu gosto muito da loja Malise, e para blusas de lã, a loja Sensuel. Ambas tem lojas na Galeria do Imigrante.
Para conhecer mais sobre Nova Petrópolis leia o post do blog Viagem Simplesmente nesse link.
Essas foram algumas sugestões de passeios bate e volta para fazer a partir de Gramado e Canela. Se você tiver outra dica, compartilhe com a gente nos comentários. Para ver mais fotos e dicas da Serra Gaúcha, nos acompanhe também no Instagram, no perfil @Fran_Agnoletto e pela #ViagensQueSonhamosNaSerraGaucha . Boa viagem!!!

Para salvar no Pinterest:

Outros posts sobre Gramado e Canela:
 Para ler nossos posts sobre a Serra Gaúcha, clique aqui !

Reserve sua viagem__________________________________
🏨  Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, pagando em moeda local, com garantia de menor preço e cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, PASSEIOS e atividades com a TOURON, com garantia de menor preço e parcelamento em até 6 vezes no cartão ou boleto bancário. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Utilizando o código VIAGENSQUES5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA, mas recomendado em todos os países do mundo. Conheça todos os detalhes importante na hora de contratar um seguro viagem e também as vantagens do plano Multi Trip para quem faz mais de uma viagem internacional por ano.
🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS, que possui os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.
📱 Compre CHIP DE CELULAR para utilizar nos Estados Unidos e em outros 140 países, com a EASYSIM4U. Receba o chip na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo. Utilizando o código VIAGENSQUESONHAMOS o frete é gratuito. Veja os detalhes da nossa experiência com o chip nos Estados Unidos e também durante um cruzeiro pelo Caribe.

Um comentário:

  1. Oi, Francine. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Pesquise aqui qualquer conteúdo do Viagem que Sonhamos, tecle enter